Notícia

ENTREVISTA: Rebeca Medeiros – Aprovada no concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará

"Não tente imitar e forçar seus estudos a serem iguais a outros. Acredite, você vai descobrir seu caminho aos poucos e não tem fórmula, o negócio é sentar, pesquisar, ler bastante, estudar, modificar mil vezes o cronograma, estudar, estudar e estudar".

Confira nossa entrevista com Rebeca Medeiros, aprovada no concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará para o cargo de Soldado:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Rebeca Medeiros: Me chamo Rebeca Medeiros, tenho 28 anos e sou formada em Design pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente moro em Fortaleza.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Rebeca: Durante um período em que não conseguia encontrar emprego resolvi começar a estudar para concurso. Então tive a possibilidade de me dedicar inteiramente aos estudos.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado(a)? Qual o último?

Rebeca: Prestei duas provas e fui aprovada na Polícia Militar do Ceará sendo essa a qual me dediquei exclusivamente.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Rebeca: Um pouco da sensação já tive ao corrigir a prova com o gabarito oficial, mas nada explica a sensação ao ver o nome do Diário Oficial. É um misto de satisfação, alegria, dever cumprido. Foi ótimo, espero ter essa sensação mais vezes.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Rebeca: Posso dizer que praticamente não tive vida social, por "n" motivos e um deles era fato de eu achar que estaria perdendo tempo enquanto estivesse em outra atividade que não fosse estudo. Hoje sei que de certa forma isso foi um erro, praticamente não participei de nenhum avento da família, fiquei muito reclusa e em certos momentos isso me rendeu um estresse emocional. Não indico esse tipo de comportamento, acredito que em tudo deve haver um equilíbrio e certamente não vou repetir esse comportamento nos estudos de concursos futuros.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Rebeca: Sou solteira e moro com minha mãe e irmão. Minha mãe me apoiou com um pouco de desconfiança no início, acho normal, mas depois de aprovada ela percebeu meu potencial.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Rebeca: Minha jornada no mundo dos concursos foi típica a de uma pessoa de que nunca teve contato com esse mundo, pois comecei sem ter a mínima ideia de como estudar, planejar, não conhecia as áreas dos mais diversos concursos etc. Sendo assim escolhi Tribunais pois uma das áreas mais comentadas na época. Pesquisei por editais anteriores as disciplinas comuns para área administrativa e durante 6 meses estudei essas disciplinas. Após esse período percebi que para mim não seria tão simples prestar concurso pra Tribunais já que não tinha previsão para meu estado e eu não tinha possibilidade de ir a outros. Estava quase me desmotivando quando apareceu um concurso paro o cargo de Auxiliar Administrativo da Universidade Federal do Ceará com duas vagas, não liguei muito pra isso e continuei. E então que aconteceu o “ponto da virada” na minha jornada, eu costumo dizer pois apareceu o edital pra soldado da Polícia Militar e foi assim, após sair o edital eu comecei a estudar única e exclusivamente pra esse concurso. Eu visualizei um boa oportunidade de ser aprovada nesse concurso, pela quantidade de vagas e pelas disciplinas do conteúdo programático.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Rebeca: Como mencionei antes, eu não sabia ao certo que área seguir quando comecei e mesmo tendo só um ano de estudos pra concurso, hoje já tenho uma noção justamente pelo concurso em que foi aprovada. Comecei a pesquisar mais sobre as carreiras policiais e hoje meu sonho é ser aprovada no concurso da PRF. Sobre estudar para concurso com foco diferente acho que tudo parte de uma análise do que se pretende a médio/longo prazo. Eu passei por esse dilema recentemente pois mesmo com a possiblidade do concurso da PRF sair eu cogitei estudar para o TRE-CE que a meu ver tem grandes chances de sair ainda esse ano. Depois de avaliar bastante percebi que não valeria a pena sair do meu foco e decidir me dedicar exclusivamente para PRF.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Rebeca: No período que estudei sem edital aberto tentei fazer uma boa base das disciplinas básicas para a maioria dos concursos e assim me sentia mais confiante pensando que quando chegasse a hora eu estaria bem a frente. Para o concurso da PM-CE foram exatos 3 meses, pois comecei a estudar somente quando abriu edital, mas acredito que o fato de eu ter sido aprovado se deu pela base de estudo que fiz no início em Português, Informática, Raciocínio Lógico e outras. Tive que incluir Matemática, Atualidades e as disciplinas específicas da Legislação Militar estadual.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Rebeca: Meus estudos se baseiam em cursos em PDF e videoaulas. A maior parte eu leio os pdf’s fazendo resumos e uso as videoaulas nas disciplinas que tenho mais dificuldade (como o que aconteceu com português )

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Rebeca: Conheci através de muitas indicações dos concurseiros do Instragam.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Rebeca: No início tentei estudar por ciclos com 2h de cada disciplinas, mas eu ficava muito confusa e não tinha rendimento. Depois passei a estudar 2 disciplinas por dia, além de português que estudava todos os dias. Eu descobri que minha memória é bem estimulada através de leitura e escrita. Por isso gosto de ler fazendo resumos, mesmo que demore muito tempo com isso. E buscava sempre ao final de cada tema da disciplina fazer bastante exercícios e não tinha um esquema de revisão bem definido, o que eu fazia era revisar nos resumos os erros que tive nos exercícios e reforçava sempre que tinha necessidade.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Rebeca: Minhas dificuldade eram Português e Raciocínio Lógico. Digo ERAM com muito orgulho porque hoje posso dizer que as superei. Eu fiz um ótimo curso de português e estudava todos os dias, hoje tenho um caderno de resumo onde consulto sempre que tenho dúvidas. RLM também tive a sorte de encontrar um excelente professor e além do mais eu coloquei na cabeça que aprenderia, me desfiz dos  bloqueios que tinha e corri atrás.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Rebeca: Já na reta final, um mês antes da prova mais especificamente, tive ajuda de um amigo que fez praticamente um coach comigo e assim ele me ajudou a distribuir as disciplinas com pouco teoria e MUITOS exercícios. Além do mais ele me incentivou dar uma certa atenção para disciplinas que eu estava negligenciando como Matemática e Atualidades e isso fez muita diferença, pois se não fosse isso teria perdido pontos preciosos nessas disciplinas.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Rebeca: Eu lembro de ter diminuído um pouco o ritmo, mas não a constância. Foquei na leitura de resumos e das leis cobradas. Fui aconselhada a não fazer tantos exercícios especificamente na última semana pois com o nervosismo você acaba errado e esses erros podem abalar um pouco sua confiança e realmente acredito que isso seja verdade. Aconselho muita leitura de resumos e um pouco mais de relaxamento.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Rebeca: No meu caso os erros foram ter me isolado quase completamente só focando em estudo e não ter praticado exercícios físicos.  

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Rebeca: Não ter um foco definido mudando sempre que abre um edital. Saber onde se quer chegar é um ponto primordial pra obter sucesso em tudo na vida.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Rebeca: O mais difícil foi me manter focada já que eu “só estudava”. Muito se discute sobre gente que só estuda x trabalhar e estudar. Quando você tem o dia inteiro livre você precisa também ter muita disciplina para não sair dos trilhos e também cuidar da mente pra não acabar surtando.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Rebeca: No começo não tente imitar e forçar seus estudos a serem iguais a outros. Acredite, você vai descobrir seu caminho aos poucos e não tem fórmula, o negócio é sentar, pesquisar, ler bastante, estudar, modificar mil vezes o cronograma, estudar, estudar e estudar. A verdade é que não existe formula mágica, se existisse alguém estaria milionário nesse momento vendendo o método e todos sairiam empossados. No fundo é só pensar qual o motivo que te fez começar e pensar nele em todos os momentos até alcançar seus objetivos.

Um abraço!

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.