Notícia

ENTREVISTA: Adirley Alves de Sá – Aprovado no concurso SEDF para o cargo de professor

“Acreditem que é possível, mesmo quando outros duvidem. Tenha disciplina, perseverança e fé. Quem passa em concurso público são pessoas normais, basta ter dedicação”

Confira nossa entrevista com Adirley Alves de Sá, aprovado no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal para o cargo de professor:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Adirley Alves de Sá: Sou filho de Brasília. Tenho 41 anos, na verdade, fiz 41 anos dia 09/07. Sou formado em matemática e pedagogia, pós-graduado em orientação educacional.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Adirley: Passei no meu primeiro concurso em 1996, quando comecei a trabalhar nos correios (ECT), lugar que permaneci por 15 anos. Mas não era o cargo que eu queria, porém permaneci por vários anos nele. Eu reclamava muito da vida (muito trabalho, pouco dinheiro), mas não fazia nada para mudar minha situação. Então em 2007 resolvi mudar de vida, a partir daí comecei a fazer faculdade. Fui me especializar, pois já havia notado que para aumentar minha renda precisaria me qualificar. Eu trabalhava durante o dia e a noite ia à faculdade, quando estava, aproximadamente, na metade do curso de matemática comecei a prestar concursos públicos, contudo, ainda não me dedicava aos concursos. Fazia as provas, mas sem me preparar para tanto. Foi a partir de 2012, com o término da faculdade, que comecei de fato a preparação para os concursos. Nesse período, de 2012 até hoje, fiz vários, vários cursos presenciais e on-line. Prestei inúmeros concursos, em alguns fui bem e em outros nem tanto. Hoje me preparo para o concurso da PRF.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último?

Adirley: Passei em alguns no cadastro de reserva, mas esse não contabilizo.

Fui nomeado em quatro até agora:

ECT – para o cargo de carteiro

CEF – técnico bancário

Banco do Brasil – técnico bancário

SEDF – monitor de gestão educacional, cargo que ocupo desde 2012,

Agora, para professor, mas ainda não terminou o processo de seleção.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Adirley: Sentimento de realização e compensação de ver o resultado de tanto esforço, de dedicação, trabalho, noites acordado até tarde, finais de semana estudando, feriados longe da família. Enfim é muito bom ver seu nome no diário oficial.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Adirley: Minha preparação tem dois momentos: antes e depois do edital. Antes do edital estudava e estudo cerca de 3 horas diárias, então sobra um tempo para o lazer, mas somente aos finais de semana, porque trabalho o dia todo e estudo à noite.

Depois de publicado o edital, eu concentro minhas energias somente para prova. Nada de vida social.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Adirley: Fui casado, mas infelizmente, durante essa vida de estudante, perdi um casamento de 15 anos. Tenho dois filhos. Após a separação fiquei com um filho e a ex-companheira ficou com o outro. Isso já faz 6 anos. Hoje tenho namorada, até agora ela tem entendido e aceitado bem a minha ausência. Por parte dos meus filhos e minha mãe, eles apoiam bastante.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Adirley: Tentei vários e vários concursos. Vi uma frase de um professor de cursinho que achei bem interessante “não é você que escolhe o cargo publico, mas sim ele o escolhe” e trouxe para minha vida, desde então fazia o que aparecia, no entanto, hoje, como já sou concursado e almejo melhores salários. Vejo a necessidade de focar em uma área, visto que a concorrência e bem mais seleta.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Adirley: Com certeza vale, pois quando você já é concursado, se tem tranquilidade para poder se dedicar aos estudos. Tem dinheiro para adquirir bons materiais.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Adirley: Para esse concurso de professor, preparei-me por um ano, nesse caso o edital já era previsto, então a motivação era maior. Em uma preparação em longo prazo. Acho que o mais difícil é manter a cabeça focada em estudar, digo isso, porque surgirão muitas, muitas distrações.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Adirley: Fiz um cursinho presencial no início de 2016, depois comprei um livro de conhecimentos pedagógicos, comprei também livros para o estudo de gramática, direito constitucional e administrativo. Quando o edital foi publicado fiz a aquisição do material da parte específica, em pdf, com o curso do Estratégia. A maior desvantagem do curso presencial é o deslocamento. O trajeto de ida e volta para o cursinho tomava muito o meu tempo. Hoje tenho estudo exclusivamente em casa e mesclo o estudo com vídeo aulas, pdfs e livros.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Adirley: Pela internet, eu estava buscando um material focado na matéria que iria cair no concurso e o material do Estratégia atendia bem as minhas necessidades

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Adirley: Fiz um plano de estudo por ciclo, visto no livro do Alexandre Meireles, alternando disciplinas, teoria e exercícios, e claro, muitas e muitas revisões.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Adirley: Sinto mais dificuldades em português, luto todo os dias , leio e re-leio o material e faço muitos exercícios.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Adirley: Como nesse concurso as matérias tinham pesos iguais, foquei em exercícios e resumos.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Adirley: Assunto difícil, penso que cada pessoa deve se conhecer bem. No meu caso, estudava todo o tempo disponível. Nas semanas que antecederam a prova eu estava de férias, então estudava o dia todo e parte da noite.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Adirley: Eu fiz um curso direcionado para a discursiva. Fazia uma redação por semana. O meu conselho é meio clichê, pois todos os professores de português falam isso “ler bastante”. Então nas horas de lazer troque a telenovela, o filme, seriado por um bom livro. Confesso que ainda estou aprendendo a adquirir esse hábito pela leitura.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Adirley: Como já havia me frustrado em outros concursos tentei aprender com os erros. Não deixe para estudar quando sair o edital, não procrastine. Acho que o mais importante é ter disciplina.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Adirley: Pensar que vai passar sem estudar;

Querer ter uma vida social muito ativa;

Procrastinar;

Esperar para estudar depois do lançamento do edital.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Adirley: Acho que me manter motivado, o nosso maior inimigo é nós mesmo.

Adquirir a disciplina de estudar diariamente, também foi uma tarefa difícil. Dizer não é muito importante durante a preparação.

Acho que a melhor motivação é a de melhorar de vida, sucesso e realização pessoal.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Adirley: Que acreditem que é possível, mesmo quando outros duvidem. Tenha disciplina, perseverança e fé. Quem passa em concurso público são pessoas normais, basta ter dedicação. Somos brasileiros e não desistimos nunca, assim já dizia uma propaganda eleitoral.

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.