Artigo

Engenharia de Software em Destaque: Manifesto Ágil.

Introdução

Vamos retomar hoje o nosso estudo em Engenharia de Software, uma das áreas de Tecnologia da Informação mais cobradas nas provas dos concursos públicos de alto nível. Falaremos hoje sobre o manifesto ágil.    

Este assunto é o pontapé para você entender o início dos métodos ágeis de desenvolvimento. Recomendamos o artigo a todos os concurseiros que fazem provas específicas de TI e aos que estudam para carreiras concorridas na área geral. Veja o que vamos abordar:

  • O que é o Manifesto Ágil?
  • Valores do Manifesto Ágil
  • Princípios do Manifesto Ágil
  • Mapa Mental

Se o seu edital cobra metodologias ágeis, recomendamos fortemente a leitura, a fim de clarear a sua mente. Não há pré-requisitos para o entendimento do conteúdo. Basta que você tenha vontade de aprender (e isso sabemos que você tem de sobra).

Atendendo a muitos pedidos, preparamos o artigo em formato reduzido, de forma que você consiga aproveitá-lo sem culpa. Ou seja, pode parar com as desculpas para não ler. Chega de “papo furado” então? Vamos começar.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

O que é o Manifesto Ágil?

O manifesto ágil surgiu em 2001, após uma reunião de desenvolvedores insatisfeitos com o rumo das metodologias de desenvolvimento de software da época. Eles desejavam que os procedimentos fossem mais rápidos, mais leves, mais ágeis…

Por conseguinte, os desenvolvedores elaboraram uma declaração com valores e princípios (falaremos adiante) que eles idealizavam para um desenvolvimento de software. Essa declaração foi denominada manifesto ágil.

Na época, ela se tornou uma espécie de “grito de guerra” para os desenvolvedores. O manifesto ágil tinha tudo o que eles queriam dizer. Além disso, a declaração foi a precursora das metodologias ágeis que são utilizadas atualmente, mudando para sempre a história da TI.

Valores do Manifesto Ágil

O manifesto ágil possui 4 valores fundamentais, descritos a seguir. Fique atento, pois quando falamos nesse tópico, os valores são um dos assuntos mais explorados pelas bancas:

Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas: precisamos nos preocupar mais com as pessoas do que com os procedimentos em si. É importante que a comunicação flua entre elas e que estejam cientes a respeito do que será desenvolvido.

Software em funcionamento mais do que documentação abrangente: não adianta elaborar diversas documentações se o sistema propriamente dito está cheio de bugs. O foco deve ser o software (e não os documentos).

Importante: o manifesto ágil não prega que as documentações sejam suprimidas por completo, mas sim reduzidas. Ou seja, isso não significa que você não vai entregar nada. Lembre-se que os documentos agregam valor ao software.

Colaboração com o cliente mais do que negociação de contratos: o cliente precisa participar do desenvolvimento do software, já que é um dos principais interessados no sucesso do produto. A visão de que o cliente apenas assina o contrato e faz os pagamentos é ultrapassada.

Responder a mudanças mais do que seguir um plano: um bom planejamento é importante para nortear o desenvolvimento do software. Contudo, esse planejamento deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças decorrentes das necessidades do cliente.

Princípios do Manifesto Ágil

Além de valores, o manifesto ágil também conta com 12 princípios, descritos a seguir. Você vai ver muita informação na Internet falando sobre os princípios. O nosso diferencial é que vamos dar uma explicação breve sobre cada um deles. Assim:

Conjunto de Princípios – Parte 1

Satisfação do cliente por meio da entrega contínua e antecipada de software com valor agregado: divida o desenvolvimento em partes e vá fazendo pequenas entregas ao cliente, aos poucos, a fim de deixá-lo satisfeito. O cliente precisa ver o resultado para acreditar.

Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo que tardiamente no desenvolvimento: a construção do software não pode ficar engessada. Frequentemente, os requisitos mudam ao longo do projeto, e a metodologia precisa refleti-las, independentemente do momento em que ocorram.

Entrega de software funcional frequentemente, de preferência com menor escala de tempo: o foco do cliente é o produto em si, e não os documentos. Ou seja, ele vai querer ver o sistema funcionando, mesmo que seja aos poucos.

Pessoas do negócio e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto diariamente: é importante que haja uma interação diária entre a equipe que vai desenvolver o software e o cliente. Essa é uma das principais bandeiras do manifesto ágil.

Construção de projetos em torno de indivíduos motivados: como em qualquer atividade, a equipe de desenvolvimento precisa estar motivada para conseguir produzir com qualidade.

Conversar pessoalmente transmite informações para a equipe de desenvolvimento com eficiência e eficácia: às vezes, é melhor falar direto com a equipe do que escrever ou encaminhar recados por meio de terceiros.

Importante: talvez você duvide da aplicabilidade desse princípio hoje. Na época do manifesto ágil, em 2001, o teletrabalho e a videoconferência não estavam massivamente difundidos. Assim, interprete a conversa presencial como um bate-papo que atualmente pode ser realizado à distância.

Conjunto de Princípios – Parte 2

Software funcional é a medida primária de progresso: as fases do projeto não serão concluídas apenas com a documentação pronta. É importante que o software esteja funcionando.

Processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável: nesse contexto, a sustentabilidade não tem a ver com meio ambiente, mas sim com a equipe. O ritmo de trabalho precisa ser saudável para não sobrecarregar ninguém. Pessoas cansadas e insatisfeitas não produzem.   

Atenção contínua à excelência técnica e a um bom projeto melhoram a agilidade: o desenvolvimento do software será mais rápido se o projeto estiver organizado, com uma arquitetura bem definida.

Simplicidade é essencial: esse princípio é bem intuitivo. Não complique, nem tente “reinventar a roda”. Mantenha todo o projeto simples, pois outras pessoas poderão dar manutenção na solução depois de você.

Os melhores projetos emergem de equipes auto-organizáveis: as próprias equipes se organizam e sabem a melhor forma de realizar o seu trabalho, de acordo com as suas competências.

A equipe reflete sobre como se tornar eficaz, refinando e ajustando seu comportamento: da mesma forma que a organização, a equipe também faz reflexões a respeito da sua própria eficácia. Por conseguinte, realiza alinhamentos para a evolução do trabalho.

Mapa Mental

O artigo está quase acabando, mas não vamos deixar você “na mão”. É claro que você precisa de um mapa mental para consolidar todo o aprendizado. Não precisa se preocupar com isso, pois já elaboramos um exclusivo e gratuito para você.

Figura 1 - Mapa Mental de Manifesto Ágil.
Figura 1 – Mapa Mental de Manifesto Ágil.

Recomendamos que você salve este mapa mental e utilize-o futuramente nas próximas revisões. Se preferir, fique à vontade para salvar o artigo nos favoritos do seu navegador também.

Conclusão

No artigo de hoje, apresentamos um resumo de manifesto ágil, um dos assuntos mais importantes de Engenharia de Software. Se você leu o artigo na íntegra e entendeu bem os conceitos, o próximo passo agora será realizar muitas questões para treinar.

As questões são a melhor forma de avaliar seu aprendizado. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Não esqueça também de retornar ao tópico periodicamente para fazer revisões. Aproveite o mapa mental disponibilizado neste artigo para isso, pois irá ajudá-lo muito. Ele será o seu aliado nesta jornada.

Por fim, se você quiser aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas, busque o material do Estratégia Concursos. Nós oferecemos diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.