Artigo

Engenharia de Software: saiba como desenvolver uma carreira na área!

Veja quais assuntos você deve estudar para ser um especialista nesse segmento de TI!

A área de TI é uma das que obteve um dos melhores desempenhos, em termos de contratações, após a pandemia do COVID-19 no nosso país. A necessidade de digitalização dos serviços presenciais e demanda por soluções otimizadas fez com que a demanda por profissionais, que já era alta, crescesse de forma exponencial. 

Essa é a conclusão de pesquisas realizadas recentemente: de acordo com um levantamento realizado pela consultoria GeekHunter, a abertura de vagas no mercado privado em TI aumentou 310% entre 2020 e 2021. A previsão, dessa forma, é que o crescimento continue acelerado nos próximos anos, com a necessidade de profissionais altamente qualificados para preencher as vagas abertas pelas organizações.

Nesse contexto, destaca-se uma área específica que tem chamado a atenção de quem deseja atuar no mercado de TI: a engenharia de software. Esse segmento é responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de projetos de criação de software e, portanto, tem uma grande abrangência em termos de mercado: empresas dos mais variados segmentos contratam especialistas nessa área para fazerem parte das suas equipes de TI.

Um dos principais desafios do engenheiro de software é realizar projetos que prezam pela eficiência, pela produtividade e que também tenham recursos alocados de forma correta para que o resultado final seja compatível – ou até mesmo supere – os indicadores pré-estabelecidos. 

No artigo de hoje, nós vamos conhecer quatro assuntos que são essenciais para a formação profissional de um engenheiro de software e também vamos apresentar a pós-graduação desenvolvida pelo Estratégia-Unyleya na área. Boa leitura!

1) Modelos de Ciclo de Vida de Software

O entendimento sobre o ciclo de vida do software e as fases do desenvolvimento de um projeto é essencial para que o profissional tenha uma visão ampla e completa de todas as etapas que envolvem esse tipo de atividade. Assim, é preciso saber fazer a diferenciação entre diferentes modelos de desenvolvimento, como o modelo em cascata e os modelos iterativos, que são consideradas abordagens mais tradicionais na área de TI. 

Dessa forma, entende-se que é preciso atualizar os profissionais em relação às tendências do mercado e às tecnologias que têm sido desenvolvidas para aumentar a produtividade e melhorar os resultados obtidos no desenvolvimento de software. Para isso, ensina-se a aplicação de metodologias ágeis, a partir do estudo do Manifesto Ágil e de temas como o Kanban e o TDD, por exemplo. 

Por fim, entende-se que o profissional deve saber aplicar as práticas e os valores do Extreme Programming (XP), bem como também conhecer as teorias sobre o assunto. Além da simples aplicação das metodologias ágeis, é preciso entender que elas fazem parte do processo organizacional como um todo e, assim, é indispensável conhecer normas como a ISO/IEC 12207.

2) Processo unificado e disciplinas da Engenharia de Software

Ao analisarmos a engenharia de software de forma mais específica, vemos que existem assuntos que são imprescindíveis para o profissional que desenvolverá uma carreira na área. Um exemplo é o entendimento sobre o Processo Unificado (RUP – Rational Unified Process) e de que forma ele influencia as equipes de desenvolvimento e as operações de TI. Ao estudar esse assunto, você deve focar nas melhores práticas, nas iterações, nas disciplinas, nos artefatos e nas atividades relacionadas ao RUP. 

Nós ouvimos falar bastante no mercado sobre a Engenharia de Requisitos e a sua importância para garantir a qualidade dos projetos de software. Dessa forma, entende-se que o profissional que têm essa preocupação deve conhecer a teoria da Engenharia de Requisitos, bem como fazer análises de viabilidade, elicitação, análises e compreender processos como a especificação, a validação e o gerenciamento. 

3) Métricas e qualidade de Software

Ainda na temática da qualidade, cabe destacar que o profissional deve fazer um estudo específico sobre as melhores práticas e as técnicas para a produção de softwares com altíssimo nível de qualidade em relação às entregas esperadas pelos clientes e pelos usuários. Logo, entende-se que a realização de testes inteligentes é fase fundamental para verificar as falhas e para entender quais são os gaps que devem ser considerados pelas equipes de desenvolvimento, sobretudo como um subsídio para a tomada de decisões e para a organização do trabalho em sprints.

Assim, o profissional deve conhecer as técnicas de verificação e validação, deve realizar inspeções e testes de software, bem como entender os níveis, os tipos e as ferramentas necessárias para fazer os testes. 

Além disso, existem outros temas importantes nesse contexto, como por exemplo o estudo da norma ISO/IEC 9126, o entendimento da Análise de Pontos de Função (APF) e também conhecer assuntos como CMMI 2.0 e MPS.BR 2020. 

4) Tecnologias de Banco de Dados

Por fim, um engenheiro de software precisa investir na sua qualificação técnica a respeito do uso de banco de dados. Esse tema é a base para o desenvolvimento computacional da atualidade e, portanto, tem relação direta com os desafios enfrentados pelas grandes organizações, como por exemplo o gerenciamento de informações por meio de Big Data.

Entende-se que é necessário estudar temas como a linguagem SQL, por meio de linguagem de definição de dados (DDL) e linguagem de manipulação de dados (DML). Ademais, é preciso reforçar também os fundamentos de banco de dados, a partir de temas como a estruturação de projetos, os esquemas, as instâncias e a arquitetura em três esquemas, por exemplo.

Conheça a Pós-graduação em Engenharia de Software do Estratégia-Unyleya

Todos os temas acima apresentados fazem parte do conteúdo programático selecionado pelos nossos professores para que você possa se tornar um especialista em Engenharia de Software!

O nosso curso de pós-graduação tem 360 horas de duração, é reconhecido pelo MEC e pode ser realizado de forma 100% remota. As aulas são ministradas por meio de livros digitais e videoaulas gravadas em estúdio, o que facilita a conciliação entre os estudos e as suas demais responsabilidades pessoais e profissionais. 

Conheça as disciplinas do curso:

  • Análise e Projeto de Software
  • Conceitos de Banco de Dados
  • Gerenciamento de Projetos
  • Implementação de Software e Linguagens Computacionais
  • Métricas e Qualidade de Software
  • Modelos de Ciclo de Vida de Software
  • Processo Unificado e Disciplinas da Engenharia de Software
  • Tópicos Especiais em Engenharia de Software

Para mais informações sobre a pós-graduação em Engenharia de Software, clique aqui!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.