Artigo

7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos dar 7 dicas para o pós-edital do Senado Federal!

7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

Foi publicado o edital para o concurso do Senado Federal, no qual foram ofertadas 22 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. As vagas ofertadas são para os cargos de analista legislativo de diversas especialidades (11 vagas); analista legislativo-registro e redação parlamentar (1 vaga); advogado (1 vaga); consultor (2 vagas); e, por fim, técnico legislativo/policial legislativo (7 vagas).

Além disso, o certame está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as inscrições podem ser realizadas no próprio site da FGV entre os dias 23 de agosto (esta terça), a partir das 16h, até 21 de setembro de 2022.

Já as provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 6 e 27 de novembro, dependendo do cargo. E, claro, a melhor parte, os salários iniciais vão de R$ 19.427,79 a R$ 33.461,68, muito bom, não é mesmo?

Então, para você não desperdiçar essa oportunidade, hoje iremos dar 7 dicas para o pós-edital do Senado Federal.

1° Dica: Elabore um planejamento de estudo – 7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

Muitos concurseiros não atingem resultados satisfatórios nos concursos porque não elaboram um planejamento de estudos. Assim, essa falta de organização se torna um grave empecilho para os estudantes conquistarem a sua aprovação.

Desse modo, para não cair nessa armadilha e acabar perdendo tempo, você deve verificar a sua rotina antes de começar os estudos e analisar quanto tempo você terá disponível para estudar. Destarte, você poderá alocar o tempo que você tem disponível ao que você precisa estudar para a sua prova do Senado Federal.

Além disso, é importante que você coloque intervalos no seu planejamento de estudo. Afinal, o nosso cérebro precisa de momentos de descanso entre os intervalos de estudo.

2° Dica: Defina metas diárias de estudo no seu planejamento

Como falamos na dica 1, é importante que você elabore um planejamento do que você irá estudar. Assim, esse planejamento de estudos deve ser adaptável a sua rotina diária. Além disso, é interessante você definir metas diárias de estudo, ou seja, o que você irá cumprir a cada dia.

Essas metas devem ser definidas previamente, afinal, não dá para você definir apenas no dia o que você irá estudar, pois, se você fizer isso é mais fácil você acabar priorizando algumas matérias e negligenciando outras.

No entanto, não exagere nas suas metas diárias, pois se você acabar criando metas impossíveis de serem cumpridas, é mais fácil você começar a procrastinação no estudo e se sentir desmotivado.

3° Dica: Verifique as matérias que você precisa dar uma maior atenção – 7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

A 3° dica para o pós-edital do Senado Federal é para você analisar as disciplinas que são mais importantes para o seu cargo e as que você está tendo mais dificuldade para estudar. Assim, você deve alocar um maior tempo de estudo para essas disciplinas mais importantes e que você está com dificuldade.

Desse modo, você consegue potencializar o tempo que você tem disponível para estudar. Afinal de contas, o pós-edital é uma corrida contra o tempo, ou seja, todos os métodos para tornar o tempo mais eficiente são bem-vindos.

Além do mais, um modo de conseguir andar nas matérias que você tem mais dificuldade é começar o dia de estudo por elas, já que no início do estudo você está mais descansado, o que possibilita ter mais atenção ao que está estudando.

4° Dica: Defina um local para estudar – 7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

A 4° dica para o pós-edital do Senado Federal é para você definir o local que será destinado aos seus estudos. Esse local pode ser seu quarto, uma biblioteca, sala de estudos, etc.

O seu local de estudos deve ser um local que você seja incomodado o mínimo possível. Afinal, sabemos que estudar para concursos não é tarefa fácil, conseguir se concentrar lendo não é nada trivial, por isso é necessário que seja um local que você seja atrapalhado o mínimo possível.

Além disso, o local que você determinar para estudar deve estar organizado para isso. Ou seja, você deve organizar o seu local de estudos para perder o mínimo de tempo parando para buscar alguma coisa que falta.

Sendo assim, é importante que você já deixe antes de começar a estudar no local alguns itens como: água, canetas, notebook (se for o caso de estudar por ele), cadernos, etc.

5° Dica: Coloque no seu planejamento momentos para leitura, vídeos, questões e revisões – 7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

A 5° dica para o pós-edital do Senado Federal é para você definir no seu planejamento momentos para leitura, vídeos, questões e revisões.

Pode ser que em algumas matérias você sinta alguma dificuldade apenas lendo o PDF. Assim, nessas matérias você pode assistir as vídeo-aulas para deixar o assunto mais claro.

No entanto, como estamos em um momento de pós-edital é importante que você tente fluir a disciplina pelo PDF, afinal, com o PDF você acaba andando mais rápido no conteúdo. Mas, nas matérias que você está tendo dificuldade, pode ser necessário que você recorra aos vídeos, mesmo neste momento.

Além disso, você deve separar momentos para revisar e fazer questões das matérias já estudadas. Como você já deve ter notado, no seu concurso do Senado Federal caem várias matérias e para assimilar todas elas para a prova, só por meio das revisões periódicas.

Com as revisões você consegue fixar melhor os assuntos que já foram estudados, uma vez que a repetição possibilita uma maior absorção do conteúdo estudado. Além disso, o inverso também é verdade, ou seja, caso você não estimule seu cérebro por meio das revisões, você irá acabar esquecendo o conteúdo estudado.

Você já escutou falar a respeito da Curva do Esquecimento de Hermann Ebbinghaus?

Essa curva fala exatamente a respeito disso, segundo essa curva, as informações são descartadas pelo cérebro se não buscarmos mantê-las por meio das revisões. Por exemplo, depois de finalizar algum tema de Direito Constitucional, o assunto está 100% na memória.

Porém, 20 minutos após o estudo você já esqueceu 42% do que foi visto, uma hora após o estudo você já teria perdido 56%, ou seja, mais da metade do que você estudou foi descartado em apenas 1 hora. Por fim, após 30 dias de estudo do assunto, o seu cérebro já teria descartado 80% do conteúdo que havia sido estudado.

6° Dica: Resolva questões da FGV – 7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

O certame do Senado Federal está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Assim, a 6° dica para o estudo no pós-edital é que você resolva muitas questões dessa Banca Examinadora.

Quando você resolve questões da sua Banca Examinadora, você entende como é a exigência dela em relação a cada tópico do estudo. Além disso, cada Banca tem o seu estilo próprio de cobrança, ou seja, dependendo da Banca cobra mais um assunto que outro.

Ademais, quando você resolve muitas questões, você entende o nível de detalhamento necessário em cada ponto do estudo. Afinal de contas, nem todo assunto deve ser aprofundado para a prova.

Outrossim, à medida que você for respondendo as questões, você irá perceber quais são os assuntos que costumam ser mais exigidos para o seu concurso.

Você sabia que responder às questões é uma excelente forma de revisar os assuntos que você já estudou?

É isso mesmo! Quando você resolve questões de concursos anteriores, você revisa os assuntos que já foram estudados, além de conseguir analisar qual nível você está na matéria.

Por fim, quanto mais questões você resolver, mais ficará claro quais assuntos que você precisa dedicar mais tempo, pois você irá verificar quais tópicos você está tendo mais dificuldade. Isto é, você consegue verificar melhor os seus pontos fracos para a prova.

7° Dica: Simule a sua prova – 7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

A 7° dica para o pós-edital do Senado Federal é para você simular o dia da sua prova para testar o controle da ansiedade, nervosismo e do tempo.

Quando você faz simulados você testa tanto o tempo que você leva para resolver as questões da prova. Afinal, o tempo de resolução das questões costuma ser um fator que acaba pesando na hora da prova.

Assim, treinando simulados você treina como administrar o seu tempo na hora da prova. Você aprende a ter uma boa noção do tempo que despende para responder às questões de cada disciplina, além de elaborar uma estratégia de resolução de prova.

Além disso, quando você treina o dia da sua prova, você aprende a controlar a ansiedade e o nervosismo da prova.

Resumo

7 Dicas para o pós-edital do Senado Federal

Para conseguir um bom resultado no seu concurso do Senado Federal ou em qualquer outro certame que você queira fazer, existem alguns passos que podem te ajudar a ter um estudo mais eficiente, principalmente nesse momento do pós-edital.

São eles:

  • Elaborar um planejamento de estudo;
  • Definir metas diárias de estudo no seu planejamento;
  • Verificar as matérias que você precisa dar uma maior atenção;
  • Definir um local para estudar;
  • Colocar no seu planejamento momentos para leitura, vídeos, questões e revisões;
  • Resolver questões da FGV; e
  • Simular o dia da sua prova.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.