Artigo

Dica de Globalização – Professor Sérgio

Olá meus amigos,

 

Olha só a dica de Globalização, um dos temas mais cobrados no ENEM, que o professor Sérgio Henrique, nosso grande mestre das ciências humanas para o ENEM, preparou para você que está se preparando para o ENEM.

Se quiser conhecer o nosso Curso ENEM, acesse o link abaixo e baixe agora mesmo todas as aulas 00 em PDF e em vídeo, são totalmente gratuitas.

 

Curso ENEM

 

(Enem 2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

 

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

 

 

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.

b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.

c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.

d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.

e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

 

 

Resposta:

 

[E]

 

Com o processo de globalização, a difusão geográfica das novas tecnologias permitiu a modernização das linhas de produção nas indústrias. O avanço da automação/robotização industrial aumentou a produtividade e o lucro das empresas. Entretanto, causou consequências perversas como o crescimento do desemprego estrutural, isto é, o provocado pela modernização tecnológica. Perceba no enunciado que grifei dois trechos que são chaves para resolvermos a questão. As novas técnicas da informação são os avanços da terceira revolução industrial, que garante o funcionamento dos fluxos de informação e transporte da globalização.

Vamos conferir agora o erro em cada alternativa:

a) Identificando que a questão é sobre globalização, lembre-se das características gerais … As vantagens locacionais não são eliminadas, mas tem sua dinâmica alterada devido a flexibilidade típica do Toyotismo e da globalização, que também é muito influenciada pelo neoliberalismo, que tende a flexibilizar as legislações (leis) trabalhistas.

b) As tecnologias da informação ampliam os fluxos, já podemos eliminar a alternativa. E ainda por cima existe outro erro. Na globalização as associações sindicais, defensoras de uma legislação trabalhista maior, estão enfraquecidas politicamente, em comparação com décadas anteriores.

c) Os investimentos industriais não são diminuídos, mas são realocados em modernizações frequentes e os postos mais qualificados são mais valorizados.

d) As áreas manufatureiras são cada vez mais descentralizadas e espalhadas ao redor do globo. Um produto pode ser feito em vários países, cada componente em um deles. Nas jornadas de trabalho verifica-se que nas sedes e laboratórios de criação, normalmente nos países desenvolvidos a jornada semanal de trabalho é cada vez mais flexível, o que não ocorre nos países subdesenvolvidos, em que ocorre a uma grande exploração do trabalhador, muitas vezes em condições degradantes.

 

Gostou da dica de hoje? Aproveite e siga o Estratégia ENEM nas redes sociais:

Periscope-Logo @estrategiaenem

imagem facebook Estratégia ENEM.

Abraços.

Prof. Vinícius Silva

Coordenador e professor do Estratégia ENEM.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.