Artigo

Minutos de Desenvolvimento de Sistemas: Linguagens de Programação para Web.

Introdução

Retomando a nossa série especial de artigos falando sobre Desenvolvimento de Sistemas, uma das áreas mais técnicas de Tecnologia da Informação (TI), vamos falar hoje de linguagens de programação para web.

Antes de mais nada, o objetivo do artigo não é dar um curso extensivo de linguagens (até porque não haveria tempo hábil para isso em poucos minutos, como é a nossa promessa).

Em contrapartida, queremos que você entenda o que cada uma representa, por trás da sopa de letrinhas. Dessa forma, selecionamos as principais linguagens para web e vamos apresentar um resumo “vapt-vupt” dos conceitos delas, de forma esquematizada. Veja então o que vem pela frente:

  • Algoritmos
  • Linguagens de Programação
  • Principais Linguagens de Programação para Web

Se vai fazer alguma prova específica na área de TI, então a leitura é altamente recomendada. O ideal é que tenha noções de programação para não ficar perdido; porém, fique à vontade para ler, mesmo que não tenha (recado para os leitores queridos de outras áreas, que prestigiam sempre o nosso trabalho).

Este artigo foi elaborado cuidadosamente em formato reduzido, a fim de que você tenha bastante conteúdo e não gaste muito tempo com a leitura. Se estiver pronto, então venha conosco. Vamos começar agora.  

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Algoritmos

Primeiramente, um algoritmo é um conjunto de ações estruturadas na forma de um passo a passo, visando atingir algum objetivo específico. Vamos dar um exemplo, a fim de clarificar a sua mente.

Só para ilustrar, suponha que você queira calcular a média das idades dos concurseiros que estão no chat da aula. Esse é o seu objetivo específico. Para calcular a idade, você faz um passo a passo das ações, chamado algoritmo.

Você Sabia? O pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, geralmente na língua nativa. Como estamos no Brasil, os pseudocódigos costumam ser escritos em português.

Só para ilustrar, veja um exemplo do pseudocódigo do algoritmo para calcular a média das idades dos concurseiros. Note como ele é intuitivo e fácil de entender. Muitos profissionais têm o hábito de escrever os pseudocódigos primeiro, antes de passar para as linguagens de programação propriamente ditas.

Figura 1 – Exemplo de pseudocódigo para calcular a média das idades dos concurseiros.
Figura 1 – Exemplo de pseudocódigo para calcular a média das idades dos concurseiros.

Linguagens de Programação

Antes de mais nada, as linguagens de programação são conjuntos de símbolos e regras que permitem a criação de um código-fonte. A linguagem é uma espécie de idioma, assim como inglês, francês etc. Ou seja, quem conhece o idioma, consegue se comunicar por meio da língua.

Simplificando as coisas, uma linguagem de programação é um idioma que o computador entende. Em outras palavras, você aprende a linguagem para traduzir o algoritmo em uma série de comandos para o sistema. Assim, o algoritmo é transformado em código-fonte, por meio da linguagem.

Figura 2 – Forma de tradução dos algoritmos para códigos-fonte, por meio das linguagens de programação.
Figura 2 – Forma de tradução dos algoritmos para códigos-fonte, por meio das linguagens de programação.

Assim como há uma série de idiomas, também há uma série de linguagens de programação. Por exemplo, você pode dizer “Eu te amo!” em diversos idiomas. Igualmente, o algoritmo para calcular a média das idades dos concurseiros também pode ser escrito em linguagens diferentes. Só para exemplificar, observe:

Figura 3 – Exemplo de programa para calcular a média das idades dos concurseiros em uma das linguagens de programação mais conhecidas (Java).
Figura 3 – Exemplo de programa para calcular a média das idades dos concurseiros em uma das linguagens de programação mais conhecidas (Java).

Principais Linguagens de Programação para Web

Após todo esse nivelamento, vamos falar agora sobre as principais linguagens de programação para web. Embora existam inúmeras linguagens, escolhemos para este artigo C#, Java, Javascript e PHP.

Como não podemos falar em detalhes sobre cada uma e o tempo que reservamos para o artigo já está acabando, vamos apresentar um pouco das linguagens de programação de forma esquematizada. Dessa forma, você terá um panorama geral e, simultaneamente, terá um resumo esquematizado.

Ressaltamos que, se gostarem do formato, podemos aprofundar posteriormente cada linguagem em um artigo separado (já fizemos anteriormente com Python – aliás, esse é um dos motivos do queridinho do momento ter ficado de fora deste artigo – , R e SQL).

Linguagens de Programação C# e Java

Linguagem C#
Visão GeralTrabalha em conjunto com o framework Microsoft.NET no back-end (por trás da interface).
Principais Características– Orientada a objetos
– Compilada
– Fortemente tipada (tipo das variáveis é bem definido).
Case-sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas).
Comentário# (1 linha) ou
/*  */   (múltiplas linhas)
SaídaConsole.WriteLine( );
Condicionalif(expressão)
{
    ações
}
else
{
    ações
}
Loopwhile(expressão)
{
    ações
}
 
for(início; condição de parada; incremento)
{
    ações
}
Tabela 1 – Resumo Esquematizado da Linguagem de Programação C#.

Momento Curiosidade: No passado, havia 2 linguagens clássicas, denominadas Pascal e C. Essas linguagens derivaram uma série de outras ao longo dos anos. No caso do C, ele originou C++, C# e, de forma mais indireta, influenciou Java, Javascript e PHP (veremos adiante).

Linguagem Java
Visão GeralRevolução da programação nos anos 90, ainda é extremamente utilizada até hoje em todo o mercado.
Principais Características– Orientada a objetos
– Compilada para um bytecode (intermediário)
Bytecode é interpretado por uma máquina virtual (JVM)
– Estaticamente tipada (não permite alterações após sua definição).
– Case-sensitive
Comentário// (1 linha) ou
/*  */   (múltiplas linhas) ou
/** */ (documentação – javadoc)
SaídaSystem.out.println( );
Condicionalif(expressão)
{
    ações
}
else
{
    ações
}
Loopwhile(expressão)
{
    ações
}
 
for(início; condição de parada; incremento)
{
    ações
}
Tabela 2 – Resumo Esquematizado da Linguagem de Programação Java.

Atenção: Repare que a sintaxe dos condicionais e loops são iguais nas linguagens de programação C# e Java. Veja também que as chaves são uma característica bem marcante. Isso não é coincidência: ocorre em função de elas terem a mesma origem, que é a linguagem C.

Linguagens de Programação Javascript e PHP

Linguagem Javascript
Visão GeralEmbora possa atuar também no back-end, seu foco principal é o desenvolvimento de scripts para o front-end (interface gráfica).
Principais Características– Orientada a objetos
– Interpretada (não necessita de compilação).
– Fraca e dinamicamente tipada (tipo das variáveis pode ser alterado em tempo de execução).
Case-sensitive
Comentário// (1 linha) ou
/*  */   (múltiplas linhas)
Saídaalert( );
console.log( );
document.write( );
Condicionalif(expressão)
{
    ações
}
else
{
    ações
}
Loopwhile(expressão)
{
    ações
}
 
for(início; condição de parada; incremento)
{
    ações
}
Tabela 3 – Resumo Esquematizado da Linguagem de Programação Javascript.

Atenção: Apesar de terem nomes parecidos, observe que Javascript não tem nada a ver com Java. Pelo contrário: são linguagens de programação com objetivos bem distintos. Não confunda na hora da prova.

Linguagem PHP
Visão GeralExtremamente clássica, possui foco no desenvolvimento de scripts para o back-end.
Principais Características– Orientada a objetos
– Interpretada
– Fraca e dinamicamente tipada
– Parcialmente case-sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas, exceto nomes de funções, classes e palavras reservadas).
Comentário# ou // (1 linha) ou
/*  */   (múltiplas linhas)
Saídaecho( );
print( );
Condicionalif(expressão)
{
    ações
}
else
{
    ações
}
Loopwhile(expressão)
{
    ações
}
 
for(início; condição de parada; incremento)
{
    ações
}
Tabela 4 – Resumo Esquematizado da Linguagem de Programação PHP.

Você Sabia? HTML e CSS não são oficialmente linguagens de programação, mas sim de marcação e folha de estilos. Em outras palavras, estão muito mais ligadas aos aspectos visuais da página do que à programação em si.

Conclusão

Em suma, hoje falamos sobre linguagens de programação para web, uma figurinha carimbada nas provas de Desenvolvimento de Sistemas. Com toda a certeza, a probabilidade de alguma (ou muitas) das linguagens caírem na sua prova é 1 (sem exageros). Quem avisa, amigo é: não deixe de estudar.

Recomendamos que você faça muitas questões, a fim de treinar os tópicos apresentados. Nem só de teoria vive o concurseiro. Exercícios são fundamentais para fixar o aprendizado. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Além dos exercícios, não deixe de revisar o tópico periodicamente. As revisões são um artifício essencial para o conteúdo ficar tatuado na sua mente. E os nossos resumos esquematizados das linguagens de programação podem ajudá-lo nesse desafio.

Por fim, se você quiser aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas, busque o material do Estratégia Concursos. Nós oferecemos diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais por meio do link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.