Entrevista - Aprovada concurso DETRAN MA - Assistente de Trânsito

Entrevista:

ENTREVISTA: Letícia Moreno – Aprovada no concurso DETRAN-MA no cargo de Assistente de Trânsito

“Acreditem no potencial de vocês e valorizem o apoio de quem está por perto nesta jornada, mantenham o foco e a fé”

Confira nossa entrevista com Letícia Moreno, aprovada no concurso DETRAN-MA no cargo de Assistente de Trânsito:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Letícia Moreno: Sou Letícia Moreno, de Teresina-PI, tenho 21 anos, sou formada em ciências contábeis pela Universidade Estadual do Piauí.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Letícia: Minha caminhada de concurseira foi sempre conciliando estudos e trabalho. Trabalhava o dia todo e a noite estudava.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último?

Letícia: Na verdade eu nunca havia feito nenhum concurso, o concurso do DETRAN MA foi o primeiro que fiz na vida e consegui ser aprovada.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Letícia: Nossa! É incrível! Estudar para concursos é uma caminhada difícil e você vê o resultado dessa caminhada é indescritível. Passou um filme na minha cabeça, lembrei das noites mal dormidas, dos fins de semana me debruçando sobre os materiais do Estratégia, de entrar todo dia no site para acompanhar novidades das aulas… É muito gratificante, sensação de dever cumprido e ao mesmo tempo sede de novas aprovações.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Letícia: Sempre procurei ter diversão também durante a preparação. Saía, viajava, ia para festas normalmente. Apenas durante a ultima semana anterior ao concurso que abdiquei dessas saídas para ter mais tempo de fazer uma revisão geral.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Letícia: Eu namoro, e ele teve uma importância crucial durante minha preparação, me deu muito apoio, incentivava, dava uns puxões de orelha quando eu precisava (kkkk), e como ele também estudava para concursos, nós conseguíamos trocar dicas de memorização e resumo. Minha família também foi importantíssima, meus pais sempre incentivaram bastante, me ajudavam a manter  a calma (coisa que é difícil nessas preparações… rs), a acreditar em mim mesma. Inclusive no dia da prova, que foi em outra cidade, eles viajaram comigo, tudo para dar o maior apoio que conseguissem. É muito lindo isso, me ajudou tanto que eles não imaginam.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Letícia: Meu foco desde que decidi estudar para concursos é SEFAZ-PI, auditoria, como é um concurso que ainda está muito distante, não há expectativa de sair tão cedo, resolvi fazer o concurso do DETRAN MA como um teste. Eu não imaginava que conseguiria ser aprovada já que eu nunca tinha feito nenhum outro concurso e aí estudei focada no material do Estratégia durante os 3 meses que antecederam a prova e acabou que fui aprovada.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Letícia: Eu acho que quanto mais você treinar melhor, mas isso tem que ser feito com cuidado. Geralmente os concursos têm as matérias gerais e as específicas, então de qualquer forma se você faz uma prova que é diferente do seu foco mas que tem as mesmas matérias gerais, você já consegue ir treinando aquelas matérias. Além disso, procurar as provas que sejam da mesma banca para já se familiarizar com o estilo dela. Como eu disse, meu objetivo maior é SEFAZ-PI, mas como está ainda bem distante, vou estudando e fazendo outros que tenham as mesmas matérias gerais ao mesmo tempo em que já estudo as disciplinas específicas da SEFAZ.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Letícia: Eu estudei durante 3 meses. Comecei a estudar pós-edital mas tive a sorte que o edital saiu com 3 meses de antecedência da prova. A primeira coisa que eu fiz depois de comprar o curso do Estratégia foi anotar no caderno todas as aulas que eu precisaria estudar e a cada aula estudada eu “tickava” o caderno, isso ia me dando gás de continuar estudando porque eu conseguia acompanhar meu progresso no conteúdo. Também fazia muitas revisões, geralmente nos fins de semana que era quando tinha mais tempo, reservava para revisar uma matéria toda de uma vez só.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Letícia: Minha preparação para o DETRAN MA foi exclusiva com os materiais do Estratégia. Estudava só pelos pdfs do Estratégia, quando tinha algum assunto que eu não conseguia entender só pelo pdf aí que eu assistia a videoaula. Eu prefiro os pdfs do Estratégia porque já vem todo o assunto atualizado e em uma linguagem que parece que o prof. está falando pessoalmente com você. As videoaulas acho que acaba consumindo muito tempo, que eu já não tinha, mas pra quem tem bastante tempo as videoaulas do Estratégia também são ótimas.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Letícia: Vi o Estratégia pela primeira vez quando estudava para a prova do CRC e pesquisava alguns assuntos na internet, mas na época não cheguei a comprar nenhum curso. Quando decidi estudar para concursos, comecei a procurar preparatórios e percebi que os preparatórios presencias de Teresina não são tão atualizados e deixam muito a desejar. Daí fui procurar um preparatório online e vi a página do Estratégia, pesquisei as matérias e fui dar uma olhada nas aulas demonstrativas e aí logo de cara já vi que os materiais eram ótimos e bem completos e desde então só estudo pelo Estratégia. 

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Letícia: Estudava todas as matérias ao mesmo tempo. Confesso que dei certa prioridade para as matérias que gostava mais, essas eu terminei todo o assunto bem cedo. As outras um dia estudava uma matéria, no outro dia outra matérias… até fechar as 08 disciplinas do edital. Investi muito tempo em revisões e acredito que isso tenha feito toda a diferença, porque a única forma que vejo de memorizar de verdade o conteúdo é através das revisões. Fiz muitas questões mas priorizava mais revisar o conteúdo mesmo. Revisava sempre pelos pdfs mesmo porque não fiz resumos, não sou muito adepta dos resumos pois eles consomem muito tempo e como só estudo a noite, fica meio complicado gastar um tempão fazendo resumos.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Letícia: Sempre senti dificuldade em português, desde a época do colégio. Resolvi comprar um curso de português ministrado pelo prof. Felipe Luccas Rosas, estudei todo o assunto e conseguia entender tudo, foi a solução pra minha dificuldade na matéria. Na prova do DETRAN das 12 questões de português eu acertei 09, para mim já foi uma vitória.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Letícia: Na reta final a única coisa que fiz foi revisar. Separei um dia de cada semana para cada matéria e nos respectivos dias eu revisava a matéria toda. Deixei as matérias específicas, que tinham maior peso, para revisar nos dois últimos dias que antecederam a prova para que o assunto ficasse mais fresco na minha cabeça e acredito que isso fez toda diferença, pois tive um alto índice de acertos nas específicas.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Letícia: No meu caso o que funcionou foram as revisões na semana da prova. Eu não estudava de forma desgastante, não dormia muito tarde…  Mas revisava toda a matéria. Dessa forma, os conteúdos ficaram mais frescos na minha memória e eu consegui lembrar muito bem do assunto na hora da prova. Até mesmo no sábado pela manhã do dia anterior a prova eu ainda revisei uma matéria (kk), mas deixei a tarde e a noite só para descanso.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Letícia: Eu gostaria de ter ido com o edital mais coberto. Estudei poucos assuntos de Administração Pública e Direito Constitucional, por escolha própria, achava que a banca não cobraria o assunto na prova por conta do cargo e para minha surpresa alguns dos assuntos que eu descartava estavam lá na prova. Isso foi um erro. Agora meu maior acerto acredito que tenha sido ter focado nas disciplinas de maior peso sem esquecer das gerais, ter feito muitas revisões e ter ido com as disciplinas específicas todas cobertas.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Letícia: O erro mais freqüente que vejo são das pessoas que assistem aulas presenciais e não estudam em casa, não adianta nada, você  memoriza no máximo 10% do assunto.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Letícia: Acredito que o mais difícil foi conseguir manter o foco durante os 3 meses. Tinham dias em que o cansaço batia muito forte, pensava que não conseguiria… mas encontrava muito apoio nas pessoas que me cercam e isso me motivava a seguir na caminhada.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Letícia: Primeiro acreditem no potencial de vocês e valorizem o apoio de quem está por perto nesta jornada, mantenham o foco e a fé e se, possível, façam um curso preparatório porque ajuda muito contar com a experiência de professores bem preparados.

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso ISS-Criciúma 2017 - Fiscal de Rendas e Tributos Das 3 vagas ofertadas, 2 aprovados são nossos alunos
  • Concurso TST 2017 - TJAA Dos 100 primeiros aprovados, 57 são nossos alunos
  • Concurso TST 2017 - AJAJ Dos 100 primeiros aprovados, 47 são nossos alunos
  • Concurso TST 2017 - AJAA Dos 80 aprovados, 50 são nossos alunos
  • Concurso SEFIN-RO 2017 - Contador Das 2 vagas ofertadas, 1 aprovado é nosso aluno