ENTREVISTA: Vinícius Ferreira Fontes - aprovado em 2º lugar no concurso PRF para o estado de Rondônia (provas objetiva e discursiva)

Entrevista:

ENTREVISTA: Vinícius Ferreira Fontes – aprovado em 2º lugar no concurso PRF para o estado de Rondônia (provas objetiva e discursiva)

“Não é fácil, é cansativo, é custoso, haverá críticas. Mas não dá para fazer algo significativo na vida sendo normal”

Confira nossa entrevista com Vinícius Ferreira Fontes, aprovado em 2º lugar no concurso da Polícia Rodoviária Federal para o estado da Rondônia (provas objetiva e discursiva):

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Vinícius Ferreira: Sou licenciado em Matemática. Tenho 34 anos e sou de Sergipe.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Porque a área Policial?

Vinícius: Decidi fazer concursos para poder ter uma vida melhor. Pensei na carreira policial por já atuar na área.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Vinícius: Trabalhava e estudava.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?

Vinícius: Bastante alegre e agradecido a Deus.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Vinícius: Dedicação total.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Vinícius: Namoro. Não tenho filhos. Moro sozinho. Entenderam sim.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Vinícius: Sim. A vontade de poder ter uma vida melhor me fazia ter disciplina.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Vinícius: Até a prova da PF, de 2014, estudava bem errado: muitos livros, poucos exercícios e sem técnica quanto a ciclos e revisões.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Vinícius: Em 2017 comecei a procurar um curso nacionalmente conhecido, direcionado para a preparação para a ABIN. Vi que o Estratégia era mais focado em livros digitais, que tinham muitas questões de provas. Como prefiro o material escrito às aulas em vídeo, fui para o Estratégia. O primeiro material que comprei do Estratégia foi para o CBM/SE, em 2018.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Vinícius: Vi vários vídeos do Eduardo e de uma coach do Estratégia. Aí aprendi a fazer ciclos, grifar corretamente o material em substituição a resumos, ler cuidadosamente os comentários às questões, cronometrar as horas de estudo. Ressalto também a importância de simulados.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Vinícius: Redação. Para vencer essa dificuldade, comecei a escrever mais redações.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Vinícius: Na semana da prova eu já havia visto toda a matéria e as revisado. Essa semana ficou para rever coisas que tinha dificuldades de memorizar e ver a última apostila de Matemática e Resolução.

No dia anterior à prova, revi algumas coisas até às 12:00 horas. Depois encerrei os estudos.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Vinícius: Eu tinha dificuldade em escrever. Por conta disso, segui o conselho do professor de redação do Estratégia: escrever. Fiz 36 redações no período da reprovação na PF até a semana da prova da PRF.

Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?

Vinícius: Todas as etapas são importantes, mas a psicológica causa certo temor, por ser uma surpresa..

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Vinícius: A parte mais difícil foram minhas reprovações. Nunca pensei em desistir.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Vinícius: Ter uma vida melhor. 

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Vinícius: Não é fácil, é cansativo, é custoso, haverá críticas. Mas não dá para fazer algo significativo na vida sendo normal.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Abraços,

Thaís Mendes



Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso TJ PR Dos 275 aprovados, 31 são nossos alunos
  • Concurso Banrisul 2018 (Escrituário) Dos 185 aprovados, 46 são nossos alunos
  • Concurso Sefaz RS 2018 (Papiloscopista) Dos 119 aprovados, 66 são nossos alunos
  • Concurso Sefaz RS 2018 (Escrivão) Dos 100 aprovados, 50 são nossos alunos
  • Concurso Sefaz RS 2018 (Agente) Dos 180 aprovados, 113 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.