
“Sempre pense que será uma fase e vai passar para que depois você usufrua daquilo que colheu lá atrás.”
Confira nossa entrevista com Vanessa Barros Oliveira, aprovada em 02° no concurso EsFCEx para o cargo Endodontia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, cidade natal?
Vanessa Barros Oliveira: Sou graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista e Mestre em Endodontia pela UFPA e paraense, natural de Belém – PA. Também sou Oficial temporária (RM2) da Marinha do Brasil (Primeiro Tenente).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vanessa: Minha relação com os concursos públicos iniciou após a conclusão do Mestrado. Eu procurava estabilidade e segurança e enxerguei nas Forças Armadas tal oportunidade. Além do que, configurava para mim uma realização pessoal adentrar em tal espaço.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vanessa: A tarefa de conciliar o trabalho com os estudos demanda disciplina. Sempre estudava no contra turno do trabalho. Foi importante criar uma rotina diária (incluindo fins de semana e feriados) com planejamento semanal das matérias a serem estudadas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vanessa: Em fevereiro de 2018 prestei a prova para ingressar no Serviço Militar Voluntário (SMV) para Oficiais da Marinha do Brasil. Em tal processo seletivo, de ampla concorrência nacional, obtive a felicidade de ser aprovada para a única vaga de Odontologia, especializada em Endodontia para servir em Belém – PA, onde permaneço no momento. Atualmente, fui classificada em segundo lugar para o ingresso na vaga Cirurgiã Dentista, especializada em Endodontia, do Exército Brasileiro.
Pretendo continuar estudando para o meu aprimoramento profissional.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vanessa: Eu sempre tentei conciliar da melhor forma os estudos com a vida social. Acredito que o extremismo do isolamento atrapalha o processo, pois a pessoa precisa espairecer. Confesso que priorizei o meu tempo livre com o meu esposo, mãe e irmã. Com a organização da minha rotina diária, consegui me manter presente dentro do convívio familiar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Vanessa: Sou casada e não tenho filhos. A família foi o meu pilar para me manter firme durante esse processo. Eu tive total apoio, em especial de quatro pessoas: Meu esposo Matheus, minha mãe Gilda, minha irmã Andreza e do Claudio, meu pai postiço. Meu esposo sempre me incentivou e nunca reclamou se eu estava ausente ou se deixávamos de viajar ou sair para que eu pudesse estudar. Diversas vezes ele acreditou mais em mim do que eu mesma e não me deixou desistir ou esmorecer. A minha mãe sempre foi o meu exemplo e minha base, passamos por momentos delicados de saúde, mas vi sua força na batalha para tratar um câncer de mama o meu maior estímulo para seguir em frente, acreditando que tudo daria certo. A minha irmã, no posto de melhor amiga, é minha confidente e apoiadora de todas as decisões e por fim, o Claudio que participou ativamente da minha educação e segurou a minha mão como se fosse meu pai.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vanessa: Eu utilizei os livros referentes à bibliografia proposta, apostilas em PDF e videoaulas do curso do Estratégia voltadas para o concurso de Exército. Acredito que as apostilas, juntamente com os livros, se complementaram e abrangeram o conteúdo de forma vasta. A videoaula foi interessante para aqueles momentos onde eu não podia ter um momento de fixação à leitura, então as ouvia dirigindo no deslocamento do trabalho para casa.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vanessa: Conheci o Estratégia Concursos através das plataformas de mídias digitais.
Estratégia: Como foi o seu contato com as professoras de Odontologia?
Vanessa: O melhor possível! Tenho o privilégio de servir na Odontoclínica da Marinha, em Belém – PA, com a professora Mirela Barreto. Foi através dela que descobri que o Estratégia também tinha cursos voltados para a área militar. O exemplo da equipe de professoras é um estímulo para você se vislumbrar no concurso dos seus sonhos. O meu muito obrigada a elas!
Estratégia: Quando saiu o edital, você já estava estudando há quanto tempo?
Vanessa: Já estudo para os concursos das Forças Armadas há dois anos. Ano passado fiquei em oitavo lugar nesse mesmo concurso que fui aprovada nesse momento, o que serviu como estimulo para ver que eu estava no caminho certo.
Estratégia: Qual curso de Odontologia do Estratégia você fez para se preparar?
Vanessa: Adquiri dois cursos: Um específico para a minha especialidade de Endodontia e o outro relativo a Odontologia Geral. Ambos voltados para o Exército.
Acredito que quando você possui foco em um concurso específico, se preparar com um material voltado para a bibliografia proposta faz toda a diferença e há um balanceamento favorável do tempo de estudo, com aproveitamento do que realmente vai ser cobrado na prova.
Estratégia: Você já teve contato com outros cursos? Se sim, o que o curso do Estratégia de Odontologia tem de diferente?
Vanessa: Tive contato com os cursos do Estratégia ao longo desses dois anos de preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vanessa: Por trabalhar e estudar me propus a montar um cronograma semanal, conciliando com a minha rotina. Estudava Endodontia todos os dias, separando por assuntos e autores. Também conciliava diariamente a parte de Odontologia geral, que também era muito vasta e sempre fazia exercícios referentes aos tópicos abordados ao final do dia. Acredito que de segunda à sexta feira fazia em média quatro horas líquidas, com intervalos de dez minutos a cada uma hora de estudos. Aos sábados estudava pela manhã e à tarde, finalizando por volta das dezoito horas e aos domingos sempre acordava cedo, começando às sete da manhã, finalizando por volta das onze da manhã.
É importante falar que nem todos os dias o rendimento era o mesmo. Algumas vezes o nível de exaustão me levavam á cumprir menos tempo. Em outros o meu estímulo estava em alta e conseguia render mais. Aprendi que o psicológico é mandatório nesse processo e controlar a mente e a ansiedade podem levar ao sucesso ou ao fracasso.
Estratégia: Como fazia suas revisões e qual a importância da resolução de exercícios?
Vanessa: Fiz mapas mentais para a grande maioria dos assuntos e juntamente com o que eu grifava dos pdfs dava celeridade as minhas revisões. Aliado a isso, mesclei várias questões da banca VUNESP e das bancas da Marinha e Aeronáutica. No meu caso, a fixação do conteúdo com as questões se dava de maneira mais eficaz.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vanessa: A semana da prova foi movida pelos mapas mentais mencionados anteriormente e à leitura dos pequenos detalhes dos rodapés dos livros. Um dia antes da prova fiz a minha revisão de véspera pela manhã e depois do almoço resolvi parar, pois sempre achei necessário descansar a mente antes do concurso e ter uma boa noite de sono.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vanessa: Acredito que o meu principal erro no começo dessa jornada foi ter tentado criar resumos manuscritos para tudo que eu lia. Eu perdia muito tempo e não conseguia fixar o conteúdo de forma adequada, pois não sobrava tempo para a resolução de questões. Depois fui desenvolvendo o método de colocar no papel apenas palavras chaves com conexões que me levariam a desenvolver o raciocínio sozinha, sem ter que decorar tanto e tentando pensar mais, criando lógica para a matéria, daí surgiram meus mapas mentais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Vanessa: Nunca pensei em desistir. Em alguns momentos reclamava das privações e do cansaço, mas sabia que se eu desistisse me sentiria frustrada por não ter tentado até o fim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vanessa: Persevere no processo! Pare até piegas falar isso, mas tire um minuto do seu dia antes de comece a estudar e feche os olhos para se visualizar trabalhando naquilo que você está almejando. Eu fazia muito isso!
Não é um percurso fácil! É bastante exaustivo e exige uma rotina e abdicação. Fiz a minha vida se adaptar a rotina de estudos e não o contrário e seguia religiosamente meu cronograma de estudos propostos. Sempre pense que será uma fase e vai passar para que depois você usufrua daquilo que colheu lá atrás.