ENTREVISTA: Karin Lucchesse - Aprovada no concurso EBSERH no cargo de Assistente Administrativo

Entrevista:

ENTREVISTA: Karin Lucchesse – Aprovada no concurso EBSERH no cargo de Assistente Administrativo

“Escolha um cargo em que você realmente goste de trabalhar. Separe um tempo diariamente pra se dedicar aos estudos e, sempre que bater o desânimo, lembre-se de onde você quer chegar. Ah, faça muito exercício!”

Confira nossa entrevista com Karin Lucchesse, aprovada no concurso EBSERH no cargo de Assistente Administrativo

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Karin Lucchesse: Olá, meu nome é Karin, sou formada em Ciências Contábeis, tenho 23 anos. Sou carioca, mas vim para Santa Maria (RS) no início de 2017.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Karin: Quando saí do meu antigo emprego já esperava pelo concurso da Ebserh, mas como eu não tinha certeza se abriria vagas para contador, aguardei a saída do edital. Embora não tivesse vaga pra minha área, vi o cargo de assistente administrativo e decidi tentar. Tinha um pouco mais de um mês para estudar, mas como estava sem trabalho eu possuía tempo integral pra me dedicar aos estudos.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último?

Karin: Essa foi minha primeira experiência em concursos.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Karin: Sensação de satisfação e de retorno pelo tempo dedicado aos estudos. Quebrei o pensamento de que “passar em concurso público é impossível” e me inspirei para estudar para outros certames.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Karin: Saía aos domingos para a igreja e alguns dias com amigos. Na reta final da prova tive que abdicar um pouco da vida social.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Karin: Sou casada, meu marido sempre me apoiou nas minhas decisões e estudos, compreendeu perfeitamente o momento que estava passando. Sou grata a ele.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Karin: Apesar de outro concurso aberto, decidi me dedicar somente a este, pois tinha pouco tempo para estudar e muita matéria.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Karin: Com certeza. Embora minha área seja Contábeis, gostaria de tentar mais concursos na área administrativa também. Atualmente estou estudando para a Receita Federal do Brasil.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Karin: Como eu aguardei a saída do edital, tive um pouco mais de um mês de estudo. Começava de manhã e ia até à noite estudando. Meu foco se manteve por ter pouco tempo até a prova – se desviasse do propósito, eu poderia não conseguir estudar tudo – e saber que “daqui a um tempo – após a prova – poderia descansar da rotina em que eu estava”

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Karin: Utilizei apenas o material do Estratégia. Assistia às videoaulas, fazia resumos e respondia às questões. A desvantagem pra mim foi o tempo, pois não consegui me aprofundar nos PDF’s e a revisão das matérias foi bem apertada nos últimos dias.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Karin: Quando saiu o concurso pesquisei sobre cursinhos online e vi o Estratégia como o melhor curso.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Karin: Eu aprendia as matérias por videoaulas enquanto fazia resumos. Depois eu respondia as questões para fixar o assunto. Após aprender todas as matérias tive um tempo de revisão e exercícios. Eu costumava variar as matérias pra não ficar tão cansativo, mas sempre terminava um tópico de uma matéria para começar um tópico de outra.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Karin: Tive dificuldade em alguns assuntos de Raciocínio Lógico, tive que focar nos exercícios. Mas como não iria cair tantas questões dessa matéria fiquei mais tranquila. 

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Karin: Os últimos dias foram os mais tensos porque pensava que não daria conta de terminar o aprendizado de todas as matérias. Fiquei com pouco tempo para revisão, mas consegui revisar todas de maneira mais homogênea. Algumas eu revisava e ia para os exercícios, outras fiz apenas questões para relembrar a matéria.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Karin: Eu aconselho desacelerar na última semana, mas, como comecei a estudar após o edital, ainda tinha bastante assunto pra revisar e a última semana ficou bastante agitada.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Karin: Meus erros foram estudar somente após o edital sair e revisar somente no final, pois na revisão tinha bastante coisa que já tinha esquecido. Acho que meus acertos foram manter a rotina do meu dia dedicada aos estudos para dar tempo de estudar tudo.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Karin: Acho que não se preparar antes do edital e não focar em questões.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Karin: O mais difícil foi a rotina cansativa e a quantidade de matérias. Minha motivação foi que eu saí do meu antigo emprego pensando nesse concurso e também queria ver qual seria o resultado dos estudos já que era minha primeira experiência.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Karin: Eu aconselharia a escolher um cargo em que você realmente goste de trabalhar. Separe um tempo diariamente pra se dedicar aos estudos e, sempre que bater o desânimo, lembre-se de onde você quer chegar. Ah, faça muito exercício! rs

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

 

 

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso DPE-AM 2018 - Defensor Público Dos 59 aprovados, 21 deles são nossos alunos
  • Concurso DPE-AP 2018 - Defensor Público Dos 108 aprovados, 34 deles são nossos alunos
  • Concurso ALE-RO 2018 - Advogado Dentro das 4 vagas ofertadas, 2 aprovados são nossos alunos
  • Concurso PGM-Manaus 2018 - Procurador Dos 146 aprovados, 58 deles são nossos alunos
  • Concurso PGE-TO 2018 - Procurador Dos 135 aprovados, 52 deles são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.