ENTREVISTA: Juliana Nascimento - Aprovada no concurso ISS Curitiba em 1º lugar no cargo de auditor fiscal

Entrevista:

ENTREVISTA: Juliana Nascimento – Aprovada no concurso ISS Curitiba em 1º lugar no cargo de auditor fiscal

“Acho que o importante é manter o foco, a disciplina e se dedicar de verdade. Faça o melhor que você puder no tempo que tiver disponível”

Confira nossa entrevista com Juliana Nascimento, aprovada no concurso ISS Curitiba em 1º lugar no cargo de auditor fiscal:

Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é? 

Juliana Nascimento: Tenho 32 anos e sou formada em Economia. Sou de São Gonçalo, mas moro atualmente na cidade do Rio de Janeiro.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Juliana: Sempre desejei estar no serviço público. Fiz mestrado e doutorado e imaginava minha vida profissional dentro da universidade pública, como professora e pesquisadora. No entanto, no momento em que terminei o doutorado, em 2017, o número de concursos e vagas para professores universitários não era tão promissor. Foi então que decidi mudar de foco, e comecei a estudar para a Área Fiscal.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso? 

Juliana: Eu tive o privilégio de poder me dedicar inteiramente aos estudos. Como meu companheiro já é servidor, e já tínhamos uma renda estável em casa, eu pude estudar em tempo integral.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Juliana: Este é o primeiro em que sou aprovada dentro das vagas.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?

Juliana: Uma sensação boa, de dever cumprido, de que todo o esforço valeu a pena.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Juliana: Não adotei uma postura radical. Estudava sempre de segunda a sexta, e deixava os fins de semana livres. Continuei indo ao cinema, ao teatro e encontrando os amigos. Mas claro que faltei a alguns eventos, aniversários e afins quando estava com alguma prova muito próxima, quando eu intensificava os estudos. Tenho certeza de que todos entenderam.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma? 

Juliana: Sou casada, sim, mas ainda não tenho filhos. Meu companheiro me apoiou inteiramente nesta caminhada, tanto do ponto de vista afetivo quanto do financeiro. Isso certamente foi um ponto muito importante para a minha aprovação.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Juliana: Por ora, não pretendo fazer outro concurso. Daqui a algum tempo, talvez eu tente voltar para a área acadêmica. 

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada? 

Juliana: Eu já vinha estudando para a Área Fiscal desde março de 2018. Quando saiu o edital de Curitiba, em fevereiro de 2019, eu já tinha uma boa base de Português, Tributário, Constitucional, Administrativo, Auditoria e Raciocínio Lógico. Nos três meses até a prova, que foi em maio de 2019, eu estudei Civil, Penal, Empresarial, Contabilidade, Informática/TI e Legislação Tributária Municipal.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Juliana: Sim, comecei estudando para a Receita Federal, mas pelas disciplinas comuns a todo concurso de Área Fiscal. Como o edital não vinha, comecei a me direcionar para os Fiscos estaduais e municipais, conforme iam aparecendo os editais. 

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? 

Juliana: Conheci o Estratégia fazendo uma pesquisa na internet. 

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Juliana: Eu fazia um curso presencial no RJ paralelamente ao estudo online pelo Estratégia Concursos. O curso presencial é um estudo mais passivo, que foi importante para mim no início, porque eu parti do zero em várias disciplinas. No entanto, conforme eu fui me tornando uma “aluna mais avançada”, eu comecei a achar o curso presencial lento. A vantagem do curso online é que eu podia controlar tanto a sequência das disciplinas quanto a velocidade dos estudos. No Estratégia, eu gostei muito dos PDFs e das videoaulas. Eu intercalava um e outro a depender da disciplina e do tempo que eu tinha para terminar o conteúdo.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Juliana: Eu não estudei todo o conteúdo até hoje! É importante entendermos que nem sempre conseguiremos estudar tudo. Eu costumava estudar no máximo 6 matérias por vez. Quando acabava o conteúdo de uma disciplina, inseria a próxima. Estudava entre 6 e 8 horas por dia, às vezes um pouco mais. Resumos são essenciais para mim. Eu preciso ter algo de poucas páginas para revisar às vésperas da prova. Os PDFs do Estratégia costumam ter excelentes resumos ao final de cada aula. Eu imprimia somente os resumos, e acrescentava algo quando necessário. Revisava o conteúdo pelos resumos e fazia muitos exercícios.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Juliana: Eu tive mais dificuldade em Contabilidade, sem dúvida. Por isso, dedicava mais horas de estudo para esta disciplina.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Juliana: Eu sou do tipo que estuda até o último minuto antes da prova. Na reta final, eu sempre dou um gás a mais, e estudava até 10 ou 12 horas por dia, o quanto eu aguentasse. Na véspera da prova eu assisto a revisão de véspera do Estratégia!

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Juliana: Nos dois primeiros meses eu estava bem desorganizada. Fui tornando o estudo mais sistemático com o tempo mesmo. Estabelecer horários e metas (e cumpri-los!) foi um acerto que eu construí com o tempo.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Juliana: Não pensei em desistir, porque achava que era uma questão de tempo. Quanto mais tempo de estudo, mais acúmulo se tem. Eu fiquei satisfeita de ter passado com 1 ano e 3 meses de estudo, mas já tinha em mente que teria que estudar em torno de 2 anos para estar preparada.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação? 

Juliana: A vontade de fazer parte do serviço público. A estabilidade do emprego também é algo que eu valorizo bastante.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Juliana: Acho que o importante é manter o foco, a disciplina e se dedicar de verdade. Faça o melhor que você puder no tempo que tiver disponível.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • TRF 4a Região - 2019 14 alunos do Estratégia ficaram em 1º lugar, em suas respectivas regiões
  • Tribunal de Justiça-PR 2019 Dos 10 primeiros colocados, 7 foram nossos alunos
  • Agente da Polícia Federal 2018 Dos 180 aprovados, 113 foram nossos alunos
  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x