ENTREVISTA: Jéssica Soares - Aprovada no Concurso Detran SP

Entrevista:

ENTREVISTA: Jéssica Soares – Aprovada no Concurso Detran SP

“Durante meus estudos sempre procurei ter duas coisas em mente para me manter no caminho. A primeira era saber o que eu realmente queria, qual meu objetivo, e saber que pra isso eu precisaria concentrar minhas energias e abdicar de algumas coisas temporariamente. Quando começava a desviar pensava: se tudo é importante, nada é importante. E assim conseguia voltar para a minha trilha de estudos. A segunda ideia surgiu por acaso, ouvi uma frase em um trailer de um filme de luta, se não me engano rs, e aquilo não saiu mais da minha cabeça: Treino difícil, Luta fácil. O mais difícil é saber o que a gente realmente quer, quando temos essa clareza tudo flui.”

Confira nossa entrevista com Jéssica Soares, aprovada no concurso DETRAN SP:

Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Jéssica Soares: Sou formada em Arquitetura e Urbanismo, tenho 26 anos e sou da cidade de Sorocaba/SP.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Jéssica: Busca por estabilidade financeira e principalmente pela realização profissional, ter um plano de carreira e uma maior tranquilidade para exercer uma profissão.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Jéssica: Eu me dediquei exclusivamente aos estudos.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Jéssica: Aprovação dentro do número de vagas é o primeiro concurso, em outros já fiquei habilitada. O que cheguei mais próximo foi para o concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo, cargo Agente de Telecomunicações, porém não fui convocada para a fase de comprovação de idoneidade, em razão da nota de corte por cinco questões, rs.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?

Jéssica: Foi um alívio, sensação de dever cumprido e também uma surpresa por ter sido aprovada nos dois cargos a que concorri em primeiro lugar, fiquei realmente muito feliz!

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Jéssica: Antes da publicação do edital fui estudando de forma mais tranquila, como o concurso era para o Detran-SP foquei exclusivamente no Código de Trânsito Brasileiro. Quando saiu o edital eu já havia concluído o CTB, e a partir desse momento eu realmente abdiquei do convívio social rs. Praticamente não saí de dentro de casa nesse período.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Jéssica: Sim, sou casada, porém não tenho filhos. Em relação a minha família sempre foi muito tranquilo. Sempre me apoiaram e ainda me auxiliaram em tudo o que foi possível para facilitar meus estudos.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Jéssica: Sim, acho que devemos estar abertos a novas oportunidades. Claro que com uma certa coerência em relação aos nossos objetivos, mas podemos sempre aprender com tudo que vivenciamos e até nos surpreendermos. Pretendo sim dar continuidade nos estudos, aprender e crescer a cada dia, mas quanto ao objetivo em si acredito que vai sendo construído dia a dia.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?

Jéssica: Seis meses.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Jéssica: Sim, o concurso tinha o edital previsto para janeiro, porém acabou sofrendo um atraso o que eu vi como uma ótima oportunidade para me aprofundar ainda mais. Nesse período, como dito anteriormente, procurei dar uma primeira “passada” por todo o CTB para que pudesse fixar melhor o conteúdo posteriormente.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Jéssica: Através de um amigo do meu esposo e também a partir dos conteúdos gratuitos disponibilizados no Youtube.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Jéssica: Todos possíveis rs. Particularmente prefiro as videoaulas, acho mais dinâmico em relação aos exemplos que são dados e também acabo fixando melhor o conteúdo. Porém sempre demandavam um maior tempo de estudo, várias vezes precisei acelerar o vídeo, o que pra mim foi até tranquilo, não atrapalhava no entendimento. Na parte de trânsito estudei tanto pelas aulas do Professor Marcos Girão quanto do Professor Alexandre Herculano. Ao fim de todas as videoaulas, partia para os PDFs que complementavam muito bem os estudos principalmente as questões comentadas ao final, que foram essenciais. Também sempre acompanhei o conteúdo gratuito focado para o Detran, como: simulados, maratonas, a hora da verdade e a revisão de véspera.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Jéssica: Eu tinha sim um cronograma, porém ele variava conforme meu estado de espírito rs. O dia em que estava mais desanimada sempre via as aulas que mais me interessavam pra dar aquele ânimo, como as de trânsito propriamente dito, por exemplo, as aulas do Professor Marcos Girão eram ótimas para isso.

No início fiz alguns resumos, mas percebi que perdia muito tempo e acabei focando nas questões, fiz muitas, praticamente todas dos pdfs, e quando acabavam as questões eu as resolvia novamente, principalmente as que eu errava. Foi na base da repetição mesmo.

E por fim, quanto ao tempo de estudo, eu preferia não acordar tão cedo pra estar descansada, iniciava por volta das 9h, parava para almoçar e na parte da tarde quando meu esposo chegava do trabalho eu também fazia uma pausa pra tomar um café ou coisa do tipo e já voltava, na maioria das vezes finalizava por volta de 23h30 aproximadamente. Foi intenso, quando eu percebia que chegava ao limite da exaustão em alguns períodos do dia fazia um cochilo de 15 minutos para recarregar e sempre funcionou muito bem, voltava bem mais disposta.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Jéssica: Sim, eu sempre gostei de raciocínio lógico, mas a “parte matemática” sempre me preocupou um pouco. Porém percebi no decorrer do curso que o que faltava mesmo era uma boa base para o entendimento. As aulas do Professor Brunno Lima foram muito claras e objetivas, a didática dele e o empenho foram excepcionais. Na parte de Direito Administrativo e Constitucional a maior dificuldade sempre foi a quantidade de conteúdo para assimilar, porém conforme você vai estudando as ideias se “encaixam” e fica mais tranquilo aprender.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Jéssica: Muito estudo, praticamente não houve descanso, apenas procurei ir dormir um pouco mais cedo na semana final.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Jéssica: Infelizmente não tive muito tempo para estudar para a redação, assisti a uma aula disponibilizada no Youtube com o Professor Carlos Roberto. Pra mim foi importante em relação à estrutura da discursiva, mas, principalmente, o que mais levei em consideração foi a fala dele em relação a “facilitar a vida do examinador”, ser claro e objetivo sobre o que você está escrevendo.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Jéssica: Talvez tenha me faltado revisar alguns tópicos que no momento da prova eu sabia já ter visto, mas me deixaram na dúvida. Porém o edital do Detran foi bem extenso e fiquei feliz com o resultado, a grande maioria das questões eu já havia resolvido similares anteriormente, não tive nenhuma grande surpresa ou imprevisto na prova. O acerto foi a quantidade de questões resolvidas na preparação, sem dúvida, se tornou natural e na hora da prova foi apenas replicar o que eu vinha fazendo todos os dias.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Jéssica: Nossa, várias vezes. A maior luta é consigo mesmo, ser confiante e acreditar em nosso potencial.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Jéssica: Minha família, ver o quanto acreditavam em mim e também o anseio em me realizar profissionalmente, perceber que sou sim capaz de atingir meus objetivos com foco e persistência.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Jéssica: Durante meus estudos sempre procurei ter duas coisas em mente para me manter no caminho. A primeira era saber o que eu realmente queria, qual meu objetivo, e saber que pra isso eu precisaria concentrar minhas energias e abdicar de algumas coisas temporariamente. Quando começava a desviar pensava: se tudo é importante, nada é importante. E assim conseguia voltar para a minha trilha de estudos. A segunda ideia surgiu por acaso, ouvi uma frase em um trailer de um filme de luta, se não me engano rs, e aquilo não saiu mais da minha cabeça: Treino difícil, Luta fácil. O mais difícil é saber o que a gente realmente quer, quando temos essa clareza tudo flui.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Administração Tributaria Dos 591 aprovados, 475 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Técnologia da Informação Dos 68 aprovados, 52 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / AUDITOR FISCAL Dos 303 aprovados, 253 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x