Aprovado em 5° lugar no concurso Petrobrás para Química de Petróleo - Polo: Ipojuca
Concursos Públicos
“Não desistir. A caminhada é muito difícil, as vezes bate desânimo e e você pensa que tudo isso não é para você, entretanto o importante é levantar a cabeça e estudar mais, estar atento para perceber onde pode melhorar e sempre buscar dar o seu melhor […]”
Confira nossa entrevista com Ivys Antonio Juvino da Silva, aprovado em 5° lugar no concurso Petrobras para Química de Petróleo – Polo: Ipojuca:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ivys Antonio Juvino da Silva: Meu nome é Ivys Antônio, tenho 31 anos e sou de Paulista-PE. Sou formado em Licenciatura em Química-UFRPE e possuo mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos-UFRPE também me formei no curso técnico em Química Industrial-IFPE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ivys: Comecei a estudar para concursos em torno de 2014, quando consegui minha primeira aprovação no meu atual cargo público de técnico de laboratório da UFPE. Depois de um bom tempo sem estudar, retornei para o mundo dos concursos em 2021, dessa vez focado para a área pericial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ivys: Eu já trabalhava e estava finalizando um mestrado. Era bem difícil conciliar os estudos para concurso e as obrigações do trabalho e da pesquisa do mestrado. Tentava não ficar muitos dias sem estudar, nem que estudasse 2 horinhas entre uma obrigação ou outra. Quando não conseguia estudar, tentava compensar no outro dia, o importante era não deixar de estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ivys: Já fui aprovado em Técnico de Laboratório da (UFPE) em 4º lugar em 2014 (meu atual emprego), fui aprovado no cadastro de reserva para o cargo de Perito-Geral da PCPB em 2021, porém reprovei no TAF. Fui também aprovado no cadastro de reserva para o cargo de Perito-Químico da COGERP-SE (Polícia científica de Sergipe) em 2023. Atualmente continuo os estudos para a Polícia Científica de Pernambuco.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ivys: Não deixava de sair ou socializar com a família, mas a frequência era bem menor. Tentava equilibrar os estudos e a vida social.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ivys: Sim, minha família sempre apoiou e me incentivou a continuar os estudos em busca das aprovações, minha esposa sempre deu o suporte que permitia eu me concentrar algumas horas em casa nos estudos, mesmo com o nascimento do nosso filho recentemente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ivys: Ao longo do tempo de estudo fui construindo uma bagagem que me ajudou nesta última aprovação. Matérias como português e química eu já possuía bastante bagagem. No concurso da Petrobras estudei direcionado após a abertura do edital, porém os conhecimentos prévios foram determinantes.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ivys: Gosto bastante de assistir as videoaulas e quando precisava aprofundar eu lia os PDFs. As disciplinas específicas eu estudei prioritariamente por PDF, atrelado a isso também resolvia bastante questão. O material dos PDFs e a qualidade das aulas ministradas foram fatores que me ajudaram muito na aprovação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ivys: Conheci o Estratégia através dos eventos gratuitos pelo Youtube, gostei bastante das aulas e senti a necessidade de fazer a assinatura para ter acesso a mais material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ivys: Usei outros materiais, porém o material do Estratégia, principalmente para a minha disciplina específica, era bem mais assertivo e me agradou mais na preparação para o concurso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ivys: Sim, porém fiquei entre os classificados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ivys: Percebi uma melhora no rendimento, saí do nível básico e comecei a ganhar mais questões específicas, o que me ajudou a aumentar a média de acertos. Os PDFs, simulados e Revisões de Véspera me ajudaram bastante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ivys: Montei um plano de estudo com 2 matérias por dia, tentava dar mais importância para as matérias que possuíam maior pontuação na prova, porém sem descuidar das matérias básicas, pois um bom nível de acertos nelas fazem você se destacar da maioria dos candidatos. Estudava em torno de 4 a 5 horas por dia ,em média, alguns dias mais outros dias menos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ivys: Antigamente gostava de fazer resumos, porém eles demandam muito tempo, então comecei a focar em estudar as matérias e depois fazer ciclos de revisão por questões, ia acompanhando a evolução pelas taxas de acertos. Basicamente a resolução de muitas questões e acompanhamento das questões que errava para ir afinando onde precisava melhorar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ivys: Os exercícios para mim foram cruciais, era minha forma de revisar e saber como os assuntos eram cobrados, como era a realidade da prova. Acredito que até agora resolvi em torno de 7.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ivys: Possuía muita dificuldade em português e nos direitos, minha dificuldade era de sair da média de acertos de todos. Queria me destacar, possuir uma média de acertos bem maior (acima de 80%), pois percebia que os aprovados possuíam sempre uma média de acertos bem acima, então sabia que devia me empenhar bem mais nessas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ivys: Na semana pré-prova eu continuava os estudos, mas tentava focar mais em revisões e pontos críticos, tentava não exagerar para não ir fazer prova cansado mentalmente. No pré-prova tentava fazer revisões de forma mais tranquila e tentava descansar bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ivys: Os principais acertos foram acompanhar estatisticamente minhas deficiências, fazer muitas questões e estudar bastante a banca aplicadora da minha prova. Os principais erros acredito que foram no início estudar de toda forma, sem metas ou direcionamentos e tentar estudar sozinho sem utilizar técnicas de estudo ativo ou material de qualidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ivys: Já pensei em desistir entre uma reprovação ou um resultado não satisfatório, porém a cada prova ou simulado percebia em mim uma progressão nos resultados, isso me impulsionou a não desistir. Sabia que em alguma hora os resultados positivos iriam chegar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ivys: Não desistir. A caminhada é muito difícil, as vezes bate desânimo e você pensa que tudo isso não é para você, entretanto o importante é levantar a cabeça e estudar mais, estar atento para perceber onde pode melhorar e sempre buscar dar o seu melhor, sempre buscar evoluir. Uma hora os resultados vão aparecendo.