Aprovada em 7° lugar no concurso SEMSA Manaus para Enfermeira Intensivista
Saúde
“A consistência e a disciplina são a chave para o sucesso, nem todos os dias você acordará motivado, todo começo é doloroso, mas a persistência lhe tornará excelente”
Confira nossa entrevista com Cristhallay Silva Cavalcante, aprovada em 7° lugar no concurso SEMSA Manaus para Enfermeira Intensivista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cristhallay Silva Cavalcante: Enfermeira, especialista em Unidade de terapia intensiva, residência em Urgência e Emergência, 29 anos, de Manaus -AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cristhallay: O que me levou a estudar para concursos se deve ao fato da minha classe profissional receber um valor salarial indigno, mesmo após a pandemia ainda estamos lutando para ter acesso a um piso salarial digno para o enfermeiro.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cristhallay: Decidi apenas estudar para concursos, após terminar a minha residência em urgência e emergência em enfermagem.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Cristhallay: Fui aprovada no concurso da Polícia Militar do Amazonas para o cargo de enfermeira, na prova objetiva, estou aguardando o resultado da prova discursiva. Pretendo continuar estudando para os concursos da SES-AM e EBSERH Nacional.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Cristhallay: Comecei a estudar para concursos durante a pandemia, portanto a vida social ficou em último plano, devido ao isolamento social. Após a redução de casos de COVID-19 e consequentemente ressocialização, acabei esquecendo de vida social e foquei no meu sonho.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Cristhallay: Sou solteira, não tenho filhos, inicialmente tive apoio da família, porém despois de um determinado tempo de estudo, surgiram as cobranças de ainda não ter conseguido ser aprovada. Mas a determinação em conseguir estabilidade sendo servidora pública me mantinha focada em meus objetivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Cristhallay: Estudei durante cinco meses e mantive a disciplina através de um cronograma de atividades diárias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Cristhallay: Utilizei videoaulas, mapas mentais e resolução de questões como ferramentas, que foram fundamentais para a aprovação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cristhallay: Conheci o Estratégia concursos através das redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Cristhallay: Os mapas mentais me ajudaram bastante no processo de preparação, otimizando os meus estudos. Mas a qualidade das videoaulas foram o ponto chave para o aprendizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Cristhallay: O meu plano de estudos foi construído com duas matérias por dia durante a semana, resolução de questões e revisão nos finais de semana, referentes as disciplinas que foram estudadas durante a semana. A revisão era realizada através de mapas mentais e resumos que haviam sido realizados das videoaulas, estudando seis horas líquidas por dia e no final do mês para concluir as duas disciplinas estudas, resolvia simulados. A cada mês estudava duas disciplinas diferentes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cristhallay: A resolução de questões maximiza o aprendizado, potencializando os estudos, proporcionando ao concurseiro a verificação da sua evolução no conhecimento das disciplinas, massificando não apenas os acertos, mas também, os erros.
Estratégia: Em quais disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cristhallay: Eu tinha mais dificuldade em língua portuguesa, consegui superar depois de compreender que existe uma forma correta para estudar, que não se pode começar a estudar língua portuguesa por qualquer assunto, existe uma ordem correta para que haja entendimento do básico que servirá de base para a compreensão dos demais assuntos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cristhallay: Na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova foquei em fazer somente revisão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cristhallay: O principal erro na minha trajetória foi estudar durante um período sem técnicas de estudos, posteriormente incorporei a técnica de pomodoro na minha rotina. Os principais acertos foram a realização de questões e revisão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cristhallay: Não pensei em desistir em nenhum momento, mesmo depois de duas reprovações. Não tinha a opção de desistir porque eu não tinha nada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cristhallay: A consistência e a disciplina são a chave para o sucesso, nem todos os dias você acordará motivado, todo começo é doloroso, mas a persistência lhe tornará excelente. É só uma fase de abdicações para uma vida inteira de estabilidade, não desista. Deus sempre tem um propósito!!!!!