Aprovada em 9° lugar no concurso Ebserh para o cargo Fisioterapeuta
Concursos PúblicosSaúde
“Permita-se sonhar. Não há nada de impossível na concretização dos nossos sonhos. Na maioria das vezes será só você. As renúncias que ninguém vê e entende. Mas você entende, você sabe porque está nesse caminho. Não desista diante das críticas injustas. As pessoas criticam mesmo, por maldade ou ignorância.”
Confira a nossa entrevista com Ana Keylla Cartaxo Moreira, aprovada em 9° lugar no concurso Ebserh e em 10° lugar no concurso da Prefeitura de Macapá para o cargo Fisioterapeuta:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Anna Keylla Cartaxo Moreira: Tenho 36 anos, sou fisioterapeuta, paraibana nata, mas morei muitos anos na região Norte do nosso país, mais de dez anos em Macapá (AP) e quase 03 anos em Marabá (PA). Recentemente mudei-me para Pelotas (RS).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Keylla: Tenho vários parentes (meu pai e tios) que são servidores públicos, assim como meu esposo, que é atualmente empregado público. Sempre tive esse desejo de também ser, assim como trabalhar por e pelo SUS, a saúde pública me encanta.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana Keylla: Na metade na preparação, estive trabalhando meio período e também tinha as demandas do lar e filhinho. Tinha o compromisso comigo mesma de estudar ao menos 2 horas por dia. Na outra metade, não estava mais trabalhando e pude dedicar esse meio período, enquanto o filhinho estava na escola, à preparação dos concursos. Passava todas as minhas manhãs na biblioteca municipal de Macapá (AP).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Ana Keylla: Fui aprovada e convocada para dois concursos públicos a atuar em minha profissão. O primeiro, foi a prefeitura municipal de Macapá ficando em 10 colocação e o segundo em 9 lugar na Ebserh-HE-UFPEL. Não sei se continuarei estudando para concursos, já que meu objetivo era a ebserh mas nunca poderemos dizer nunca, não é mesmo?
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana Keylla: Sim! Sempre fui flexível comigo mesma. Acho salutar e saudável as pausas para curtir a família e os amigos. Aprendi a sentir os meus limites, por exemplo: não estudar mais que 03 horas em um turno, pois não conseguia assimilar muita coisa. Sair para higienizar a mente e não sentir culpa por isso, penso que o equilíbrio é fundamental!
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana Keylla: Com certeza! Meu marido esteve diretamente comigo nesse processo, motivou-me a investir nos cursos preparatórios, e meus pais me motivaram muito, sempre torcendo e vibrando por mim. Cansava de ligar para a minha mãe e ela dizer que estava colocando minha convocação nos pedidos dela na missa. Antes da prova da ebserh, fiquei uma semana em imersão na casa dela, pois faria a prova lá. Apesar de nos vermos somente uma vez ao ano, ela foi muito compreensível e fez de tudo para eu aproveitasse aqueles dias antes da prova, que para mim foram cruciais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana Keylla: Eu comecei a estudar para a prefeitura de Macapá em 2017, em 2018 fiz a prova e dezembro de 2019 saiu do edital da Ebserh. O que me fez manter a disciplina foi o sonho que tinha, olhava o Hu de Macapá sendo construído e toda vez que passava dizia: vou ser fisioterapeuta da Ebserh. Acabei me tornando, mas de outra unidade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Keylla: Para mim, o curso presencial é muito importante quando você é cru em concursos e não sabe por onde começar. Quando você tem uma base, torna-se repetitivo, pois é muita teoria e a sensação que eu tinha, era de perda de tempo. Depois conheci o Estratégia concurso e a excelência do material pdf, mergulhei firme. Para mim, um bom material teórico com um excelente acervo de questões comentadas e sem comentários, é o necessário e fundamental. Otimiza o tempo e se torna mais objetivo. Você faz o seu horário, não há dispersão como haveria num curso presencial (como conversas paralelas, por exemplo).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Keylla: Lembro que um dia estava me preparando para o concurso do Tribunal de Justiça de Macapá e precisava de uns conteúdos específicos. Deu um Google e achei vocês. Ah! Esqueci desse concurso também! Cheguei a fechar direito penal e civil. Fiz uma excelente prova porém não o suficiente para a convocação. Foi onde eu vi que a aprovação seria possível com dedicação e perseverança. Deste concurso então, sempre recorri a vocês.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ana Keylla: Fiz um curso presencial que me ajudou a formar uma base, mas deixou a desejar conforme a passagem do tempo, pois se tornou muito repetitivo, os professores começavam a fazer muito deles mesmos e suas profissões. Cheguei a conhecer outros cursinhos online mas deixava a desejar na organização e contato com professores. Enfim! A sensação de perda de tempo bateu e senti que poderia mais.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ana Keylla: Não cheguei a ser aprovado mas consegui uma classificação razoável. Penso que se tivesse pegado o “pulo do gato” (que para mim é resolver questões e entender porque as errei) teria sido aprovada a mais tempo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Keylla: Os materiais PDF são excelentes, por falta de adjetivo melhor. O estratégia consegue trazer uma excelente teoria, objetiva e totalmente focada naquilo que precisamos saber para os concursos, sem enrolação e voltas. E a culminância do material com questões com e sem comentários para mim foi a chave de ouro!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Keylla: Como me preparava para fisioterapia, eu estudava um material pdf de cada disciplina por dia. Assim conseguia contemplar todas as disciplinas. Chegava a estudar até 04 horas diárias. Para mim era o suficiente, até por conta das outras demandas da vida.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Keylla: Eu gosto muito de estudar escrevendo. Para mim, fixo melhor. Eu fazia resumo dos pdf, lia, relia, pesquisava alguma nomenclatura que não reconhecia e em seguida, respondia o máximo de questões que eu conseguia. Sempre buscando entender onde havia errado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Keylla: O exercício ajuda na fixação e em conhecer o perfil da banca. Depois que o edital sai, e você conhece a banca que fará a prova, você vai conhecer o perfil dela, quais matérias e assuntos que ela gosta de explorar mais, se existe algum padrão de questões…nossa, eu respondi muitas questões. Não consigo quantificar. Lembro que na semana antes da prova, peguei as últimas provas que IBFC (banca que fez o concurso da Ebserh nacional de 2019) e resolvi todas as questões, sempre revisando aquelas que havia errado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Keylla: Na minha área, sempre tive um pouco mais de dificuldade na área de órtese e prótese, eu superava fazendo as revisões desses assuntos sempre que possível. Eu sabia que não era tão cobrado em provas, mas não poderia perder uma questão que fosse, não é mesmo?
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Keylla: Na semana que antecedeu a prova, eu resolvia somente questões. Nada de teoria. O que tinha de aprender, aprendi durante todos os meses. Peguei as provas da banca realizadora nos últimos dez anos e respondo todas elas. Um dia antes da prova, não peguei em mais nada. Quis descansa a mente e o corpo para o dia da prova em questão, conversei com minha mãe, saímos para passear, e deu tudo certo!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Keylla: Erros: insistir em curso presencial. Não dá certo para já quem tem uma base ou para quem está se preparando para concursos específicos como eu, na área da saúde. Garanto para vocês, que um curso on line que ofereça um material de leitura bom, saciará todas as necessidades. O meu acerto foi esse. Quando vi a possibilidade dos dois concursos, comprei o curso: fisioterapia para concursos. Quando saiu o edital da ebserh comprei os conhecimentos gerais (português, legislação específica, sus…) e deu tudo certo! Mas obviamente que deu certo para mim, talvez para outras pessoas seja diferente, como deve ser…
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana Keylla: Sim! Pensei várias vezes. A desmotivação uma hora vem. O cansaço físico, mental, aquele pensamento destrutivo em “nossa mas é só tantas vagas para centenas de pessoas”. Minha motivação era justamente fazer por mim, eu precisava ao menos tentar. Precisamos sempre reforçar para a nós mesmos os nossos sonhos. Pensamento é poder. Também ter as pessoas certas ao seu lado. Alguém que sonho junto com você e que não permita a peteca cair quando você estar para derrubá-la.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Keylla: Permita-se sonhar. Não há nada de impossível na concretização dos nossos sonhos. Na maioria das vezes será só você. As renúncias que ninguém vê e entende. Mas você entende, você sabe porque está nesse caminho. Não desista diante das críticas injustas. As pessoas criticam mesmo, por maldade ou ignorância. Mas persevere! Preparei-me desde 2017 e estou colhendo o fruto agora em 2022. Não tenha pressa. Os sonhos são construídos com o tempo, enriquecido nos detalhes, fortalecidos na fé. Não esmoreça e siga em frente que sua hora vai chegar!