Alexandre Ferreira
Aprovado no Concurso ESFCEX para o Curso de Formação de Oficiais do QC de Estatística

 

“Um conselho que eu dou é sempre manter-se constante naquilo que você se propõe a fazer para alcançar seu objetivo, com isso, uma hora você vai conseguir a aprovação no concurso que você almeja”

Confira nossa entrevista escrita com Alexandre Ferreira, aprovado no concurso EsSEx para Capelão Militar:

Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Alexandre Ferreira: Sou formado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). Tenho 28 anos. Moro em Rio de Janeiro.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Alexandre: Sempre quis trabalhar no setor público. Minha família sempre me motivou muito também.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Alexandre: Atualmente trabalho no IBGE, então eu conciliava o horário de trabalho e o horário do estudo. Basicamente, eu tinha minha carga horária de trabalho (8 horas) e a fazia. De estudo, eu não tinha um horário fixo, apesar de estudar mais à noite, mas tentava fazer uma carga horária de estudos entre 4 a 5 horas em média por dia, aos finais de semana, eu compensava, passava meu sábado e domingo só estudando – tirando domingo à noite, que eu via séries/filmes. Devido à pandemia, eu não saía.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Alexandre: Fiz o concurso para Analista Censitário do IBGE no ano de 2019 quando me formei, passei em 3° colocado. E é por esse concurso que atualmente estou trabalhando no IBGE.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?

Alexandre: Eu sabia que tinha passado no concurso, por causa do mínimo que tinha de fazer, mas não sabia se tinha ido bem a ponto de ser um forte concorrente à vaga. Quando saiu o resultado e vi que fiquei em 2° colocado (e são 2 vagas), por um momento eu não acreditei, mas logo fiquei muito feliz com o meu resultado e com um sentimento de “eu consegui”.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Alexandre: Devido à pandemia, passei a maior parte do tempo em casa. Saía somente para fazer compras.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Alexandre: Moro com os meus pais. Minha família me apoia quando começo um projeto para algum concurso como esse. 

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Alexandre: Acho que vale a pena, desde que o concurseiro saiba se organizar nos estudos. Porque, às vezes, um concurseiro está querendo um concurso específico e esse concurso pode demorar a sair, então ele acaba focando somente em um e acaba deixando outras oportunidades passarem. Mas eu particularmente acho que o ideal é focar em um concurso e fazer outros que sejam da mesma área.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?

Alexandre: Foram 8 meses.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Alexandre: Sim, cheguei a estudar antes de sair o edital. Já tinha a perspectiva de sair o edital com vagas para estatística, então minha disciplina foi a mesma que após sair o edital.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Alexandre: Pela internet mesmo.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Alexandre: Para mim a melhor forma de estudar um assunto é lendo o material (PDFs) e fazendo bastante exercícios. Foi isso que fiz.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?

Alexandre: O estratégia concursos tem ótimos materiais, então eu lia os PDFs e já começava a fazer uma bateria de exercícios, basicamente foi isso que fiz. Na reta final, já tinha acabado os PDFs das matérias, então eu ficava fazendo exercícios.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Alexandre: Sim, Português. Bastante exercícios.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Alexandre: A semana que antecedeu a prova eu fiz um simulado com a prova anterior e terminei de fazer uma bateria de questões de provas anteriores. No dia anterior a prova eu não fiz nada.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Alexandre: Não tive parte discursiva.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Alexandre: Acho que não foi bem um erro, mas uma coisa que poderia melhorar seriam as revisões. Meu maior acerto ao meu ver foi ter feito muitas questões.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Alexandre: Nunca cheguei a pensar em desistir não. O mais difícil para mim nessa caminhada, além de português, foi conseguir manter as horas líquidas de estudos impostas por mim.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Alexandre: Sempre quis passar em um concurso público.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!

Alexandre: Um conselho que eu dou é sempre manter-se constante naquilo que você se propõe a fazer para alcançar seu objetivo, com isso, uma hora você vai conseguir a aprovação no concurso que você almeja.

Posts Relacionados

  • ENTREVISTA EM VÍDEO: Frederico Simkevicius - Aprovado no concurso ISS Guarulhos
  • ENTREVISTA EM VÍDEO: Salvador Neto - Aprovado no concurso ISS Campinas
  • ENTREVISTA EM VÍDEO: Victor Tanaka - Aprovado no Concurso ISS Guarulhos