Aprovada em 18° lugar para Agente Comunitário em Saúde no concurso SES-DF
Saúde
“Continuem firme no propósito de vocês, acredite em você sempre, pois quem não desiste sempre alcança a tão sonhada aprovação!”
Confira nossa entrevista com Jayde Gabriela Guedes Rodrigues, aprovada em 18° lugar no concurso SES-DF para o cargo de Agente Comunitário em Saúde:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jayde Gabriela Guedes Rodrigues: Eu sou graduada em Gestão Pública, tenho 21 anos e nasci no Gama-DF, mas possuo origens na cidade de Corrente-PI, onde morei boa parte da minha infância.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jayde: Desde a minha infância sempre fui muito esforçada na escola e nos estudos em geral. Estudei a minha vida toda em escola pública e aos 17 anos, quando estava no 3º ano do Ensino Médio, uma professora de matemática nos informou sobre o concurso do BRB que era de nível médio e estava com edital aberto à época. Com isso, me interessei pelos benefícios de concurso público apresentados por ela e, comecei a pesquisar mais a respeito, perguntei para amigos e outros professores como funcionava e então, iniciei a faculdade de Gestão Pública logo após a conclusão do Ensino Médio e já iniciei os meus estudos para concurso público!
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Jayde: Quando comecei a estudar para concursos públicos, não tinha definido ainda uma área específica. Após 2 semestres na faculdade, consegui um estágio na Biblioteca Pública da minha cidade, onde trabalhava meio período. Com isso, no início eu buscava conciliar os estudos para concurso juntamente com o estágio e a faculdade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Jayde: No ano de 2022 fui aprovada e convocada para assumir o cargo temporário de Agente Censitário Supervisor (ACS) do IBGE, onde fui aprovada na posição 88º e fiquei por 8 meses.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Jayde: Após sair do cargo temporário do IBGE, intensifiquei mais ainda os meus estudos, onde tive que abrir mão de alguns convites para sair com os meus amigos, entre outros. Além disso, abri mão diversas vezes de assistir uma simples novela, por exemplo…
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Jayde: Eu venho de uma família simples, onde não tem nenhum servidor público no qual eu podia me espelhar. Por isso, no início eu mesma fui minha maior motivação, mas no decorrer do tempo pude contar com o importante apoio da minha madrinha, minha ex supervisora do estágio e vários outros amigos que fiz ao longo desta jornada. Aproveitando, quero agradecer imensamente à Geralice Guedes, minha madrinha, à Pollyana Ferreira e Genivaldo Sampaio e a todos os meus amigos que acreditaram em mim e me apoiaram sempre!!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Jayde: Para este concurso da Secretaria de Estado de Saúde do DF, estudei de forma totalmente direcionada por volta de 9 meses; a minha maior motivação e também o que fez com que eu mantivesse a disciplina, foi a possibilidade de mudança de vida mais rápida, tanto para mim quanto para a minha família. Com isso, eu buscava estudar todos os dias à noite e algumas vezes na madrugada e eliminava todo tipo de distração possível, como celular e TV.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jayde: Durante a minha preparação, usava como principal ferramenta as videoaulas, o que me ajudou bastante a compreender tópicos que eu nunca tive contato e realizar resumos. Quando eu já compreendia mais alguma disciplina, os PDFs foram importantes aliados também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jayde: Eu conheci o Estratégia Concursos através do You Tube, pesquisando lives gratuitas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Jayde: Em relação ao material do Estratégia, o maior diferencial que vejo são em relação aos PDF, que são bastante completos e didáticos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jayde: Como o Edital da SES DF não possuía um conteúdo tão extenso e eu já dominava parcialmente as disciplinas básicas, busquei montar um plano de estudos que dava prioridade ao estudo das disciplinas específicas do cargo. Com isso, estudava 2 disciplinas por dia, sempre incluindo os tópicos dos conhecimentos específicos. Em relação às horas líquidas de estudo, eram computadas cerca de 2 a 3 horas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jayde: Como método de revisão, a minha principal ferramenta era o “caderno de erros”. Método que aprendi no início dos meus estudos para este concurso e, que consistia basicamente em realizar questões sobre determinado assunto que estudei no dia e aquelas questões que errava, eu anotava em uma folha e fazia uma espécie de resumo apenas por questões. Revisava também a partir de resumos e esquemas objetivos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Jayde: A resolução de questões foi sem dúvidas um grande diferencial em meus estudos! além de ser o meu principal método de revisão, servia como um importante parâmetro para medir o meu desempenho em cada disciplina. Ao todo, resolvi cerca de 5.000 questões ao longo da minha preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Jayde: As disciplinas que eu apresentava maior dificuldade eram matemática e informática. Matemática ainda continua sendo uma dificuldade que tento superar a cada dia, já em relação à Informática, consegui evoluir bastante através das aulas da professora Emanuelle Gouveia, do Estratégia concursos, dentre outros professores.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jayde: Na semana que antecedeu a prova, procurei focar mais em questões e menos conteúdo, pois já havia fechado o edital e não queria me sobrecarregar demais. Com isso, tirava pelo menos 1h30 por dia para fazer apenas questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jayde: Penso que o meu principal erro durante a minha preparação foi não ter dado prioridade desde o início para algumas disciplinas que eu poderia ter ido melhor. E os meus principais acertos foi escutar as pessoas certas nessa jornada, ter acreditado em mim e me esforçar e também abrir mão de amigos e ambientes que já não me acrescentavam positivamente e poderiam me desviar do foco.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Jayde: Quando eu via dificuldade em certos conteúdos e não conseguia evoluir da forma que queria, pensava em desistir. Mas a minha principal motivação para continuar foi sempre a vontade de mudar a minha vida e da minha família, e foi o que fez eu persistir até o fim com a minha preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jayde: Para você que está se preparando para concursos, quero dizer que não é um caminho fácil, muitas coisas externas nos desmotivam às vezes e nos fazem acreditar que é uma coisa distante de se alcançar. Mas eu não desisti mesmo diante de várias adversidades, e hoje sou grata por isso, pois realmente nunca iremos nos arrepender de estudar! Eu sou a prova viva de que é possível ser aprovada em concurso público mesmo sendo de família simples e sem apoio de imediato. Continuem firme no propósito de vocês, acredite em você sempre, pois quem não desiste sempre alcança a tão sonhada aprovação!