Aprovada no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário
Policial (Agente Penitenciário).
“Acredite no seu potencial e no seu sonho, pois a possibilidade de realizarmos isso é o que torna a vida interessante”
Confira nossa entrevista com Ana Paula Mendes Caldeira, aprovada em 79° lugar no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Paula Mendes Caldeira: Sou a Ana Paula Mendes, tenho 31 anos, nasci em uma cidade muito pequena do interior de Minas Gerais chamada Nova Belém. Minha mãe é viúva e dona de casa, e meu falecido pai era pedreiro e trabalhador rural, tenho dois irmãos mais velhos que são meus alicerces. Sou formada em Administração de Empresas e Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Paula: Meu sonho é ser policial, mais precisamente PRF. Serei a primeira mulher da minha família em me tornar uma.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana Paula: Sim, trabalhava no setor de folha de pagamento de uma indústria de mármore e granitos, trabalhava das 08h às 18h, de segunda a sexta. Geralmente acordava às 05h da manhã e estudava das 05h até as 07h, depois ia para o trabalho e quando chegava à noite, após a academia, eu estudava das 21h às 23h. Quando não conseguia estudar pela manhã eu começava as 20h e estudava até as 00h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana Paula: Fui aprovada em 3 concursos em 2023:
- IASES, na 40ª posição (Instituto Socioeducativo do Espírito Santo, no qual fui nomeada mês passado e estou trabalhando atualmente);
- SEJUS, na 79ª posição;
- Guarda Municipal de Serra, na 169ª posição.
Pretendo continuar estudando, pois meu objetivo final é ser PRF.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana Paula: Tenho muitos amigos e familiares, porém eu não saía muito, geralmente me organizava para estudar 4h por dia e no sábado 6h. Deixava o sábado livre após às 19h e o domingo para organizar a semana e fazer 1 simulado na parte da tarde, depois finalizava indo para igreja ou descansando. Aproveitava os feriados para estudar e nas horas livres entre estudo, casa e trabalho eu gostava de ler, assistir filmes, descansar e ir à igreja.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana Paula: Muitos amigos não compreendiam de fato, sempre falavam: “háaa, é só hoje, é só este fim de semana, vamos sair pois você estuda demais, você só fica em casa, você vive estudando e até agora não passou em nada, melhor seguir atuando na sua profissão…” mas eu revertia tudo isso em combustível para me empenhar ainda mais e conseguir.
Já meus irmãos sempre me apoiaram. Minha mãe também, porém já teve períodos em que eu cheguei a ouvir dela a seguinte frase: “desista minha filha, você trabalha demais, não vive, só estuda e passar em concurso público é muito difícil, isso é para quem não faz nada na vida, só estuda, você não vai conseguir, só está perdendo seu tempo.” Eu não me prendia a isso, pois ela não teve acesso à educação e para ela esse mundo era inalcançável.
Hoje me sinto muito mais orgulhosa de mim mesma, por ter conseguido alcançar, virar uma servidora pública e poder mostrar para a minha mãe e para todos os meus amigos e familiares que é possível sim, basta querer, e persistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana Paula: Estudei aproximadamente 3 meses para o IASES, 6 meses para a SEJUS e 40 dias para a Guarda Municipal de Serra. Sou muito disciplinada e focada em tudo que me disponho a fazer.
Ninguém é perfeito, há dias e dias. Tem dia que você está mal e não consegue estudar o quanto necessita, mas se você mesmo assim mantiver a persistência e a disciplina, você faz ao menos o básico no dia e que somados aos dias bons, te levam ao êxito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Paula: Sempre usei os materiais do Estratégia Concursos. Tenho a assinatura Corujinha Social e o banco de questões, estudo usando os PDFs e nas disciplinas nas quais tenho mais dificuldade, como RLM, eu vejo as videoaulas.
Também não posso deixar de citar as dicas e aulas gratuitas do professor e amigo William Valverde e a mentoria para redação com uma outra professora, que somados ao arcabouço do Estratégia, foram um diferencial para chegar onde cheguei.
Sem a oportunidade de ter acesso a um material de qualidade e com um preço acessível, eu não teria conseguido ser aprovada em tão pouco tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Paula: Conheci através do Paulo Bilynskyj, adoro ele e sou uma fã de carteirinha; do Professor Felipe Lucas, que eu amo estudar português com ele; e de mais um professor que à época fazia parte do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ana Paula: Nunca usei outro cursinho, porém usava simulados e um site de questões para complementar os estudos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ana Paula: Sim, fazia o uso das ferramentas acima, de forma complementar ao estudo com o material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Paula: Sim, senti muita diferença, pois eu tinha tudo que precisava na medida certa, tudo objetivo e assertivo. Os PDFs, para mim, são as ferramentas que mais me ajudaram, juntamente com as videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Paula: Eu estava por ciclos, 4h liquidas por dia, divididas em 3 matérias. Geralmente 1h para ler o PDF e 20 min para fazer questões de cada disciplina.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Paula: Fazia as revisões através de questões, onde pegava os comentários e montava meu resumo digital. Minhas revisões eram dinâmicas, geralmente lia o PDF e fazia as questões do final da aula para ajudar na fixação do conteúdo, depois começava a fazer questões daquela aula após 2h no mínimo que havia lido o material.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Paula: Eu fiz 10 simulados ao todo para o concurso da SEJUS, e cerca de 4 mil questões juntando os 3 concursos em que passei. Para mim, a resolução de exercícios é a peça fundamental para a aprendizagem e memorização.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Paula: A disciplina que tenho mais dificuldade é Raciocínio Logico/Matemática. Para superar essa dificuldade eu estudava por videoaulas do professor Brunno Lima e fazia muitos exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Paula: A semana foi de revisão e fiz 2 simulados para complementar, 1 no domingo e 1 na quarta, no dia pré-prova eu assisti o aulão de véspera somente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ana Paula: Eu estudava os temas das rodadas do Estratégia. Desenvolvia 1 redação por semana e complementei os estudos com a mentoria, que tinha correções. Com isso alcancei uma nota de 95 pontos de 100 na redação da SEJUS.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Paula: Meu principal erro foi não ter dispertado para os estudos para concurso antes e as vezes me medir com a régua dos outros. Cada pessoa tem seu tempo, sua forma de estudar, de se adaptar e não adianta querermos o que deu certo para o outro sem levar em consideração seu esforço e dedicação.
Acho que acertei quando resolvi acreditar na minha capacidade, e investir no meu potencial e no meu sonho. Tudo fluiu quando estabeleci uma meta e me dediquei totalmente aquilo que queria.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana Paula: Sim, algumas vezes. Minha principal motivação era olhar para o meu passado e ver o quanto eu poderia ter uma vida melhor. Ver a realidade financeira que meus pais viveram me deixava mal. Desejava passar em um concurso para ajudar minha mãe, mostrar para ela que o sonho de ser policial é alcançável sim.
Hoje olho para a Ana de anos atrás, que saiu daquela cidade tão pequena e sem estrutura, que sempre teve uma base educacional precária por ter estudado a vida toda em escolas públicas, e saber que tudo que eu almejasse se tornaria realidade, só dependia de mim, do meu esforço e das minhas escolhas e renuncias… No fundo eu sabia que eu era capaz e desistir nunca foi opção para mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Paula: Minha mensagem para os que estão iniciando seus estudos é a seguinte: Persista! Você é a máquina e os estudos seu combustível. Acredite no seu potencial e no seu sonho, pois a possibilidade de realizarmos isso é o que torna a vida interessante. Mantenha a disciplina, tenha fé em Deus e não desvie seu foco. Procure acertar em tudo que puder, porém não fique se martirizando com seus erros, use-os como experiência para ir em frente e fazer os ajustes necessários, pois só não passa quem desiste.