
“Não se comparem com ninguém, pois cada um tem a sua trajetória. No meio do caminho, você encontrará com pessoas que passarão de primeira e outras que demorarão um pouco mais.”
Confira a nossa entrevista com Isabel Cristina de Carvalho da Silva, aprovada em 1° no para Endodontista na Prefeitura de Campinas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Isabel Cristina de Carvalho Da Silva: Tenho 38 anos e sou da cidade do Rio de Janeiro. Concluí o curso de Odontologia pela Universidade Federal Fluminense em 2006 e em 2011 realizei a especialização em Endodontia, com o objetivo de prestar concursos públicos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Isabel Cristina: Assim que eu me formei, trabalhei consultórios particulares como autônoma por 2 a 3 anos e aquela vida não me satisfazia. Trabalhava muito e a minha situação financeira era instável. Eu tomei a decisão de começar a estudar para concursos para eu ter o direito de poder ficar doente com tranquilidade, poder ficar grávida e ter direito à licença-maternidade, ter direito a férias e décimo terceiro, poder viajar e não me preocupar em como pagar as contas quando estivesse ausente do consultório. Além da satisfação pessoal que é poder contribuir com o bem-estar das pessoas menos desassistidas que não tem a possibilidade em arcar com um tratamento odontológico digno.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Isabel Cristina: Desde que me formei, eu sempre trabalhei e estudei. Meu estudo passou por várias fases. Em 2009, eu comecei a estudar em um curso presencial do RJ, porém eu trabalhava muito e não conseguia me dedicar como gostaria, estudava quando dava, entre um paciente e outro, quando chegava em casa e fiquei nesse ritmo por alguns anos, estudando sem disciplina.
Em 2014, entrei para Marinha do Brasil como oficial temporário e nesse período eu consegui focar melhor, pois eu pude ter um salário melhor e trabalhando menos.
Eu me matriculei em um curso preparatório presencial para o Corpo de Saúde da Marinha e estudava todos os dias, em média 4 h, durante a semana e aos finais de semana eu estudava o dia inteiro até a noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Isabel Cristina: Já fiz muitas provas de concurso. Já fui aprovada em vários e convocada para assumir em alguns, mas nem todos eu consigo me lembrar qual foi a minha colocação. Irei listar o que fui aprovada dentro do número de vagas ou convocada.
1. Prefeitura Municipal de Cabo Frio 2009 (estava fora do número de vagas do edital, mas fui convocada) e 2020 (5.º lugar – dentro do número de vagas – aguardando a convocação)
2. Marinha do Brasil 2015, 2016, 2017 (Endodontia) e 2018 (Radiologia) – fui para segunda fase em TODOS os anos que tentei, sendo que em dois anos estive dentro do número de vagas na primeira fase e, após análise da prova de títulos, eu saia da posição, pois na MB há uma super valorização pra quem tem Mestrado ou Doutorado (dica para quem quer passar para MB. Porém, como eu já comecei “velha”, não tinha tempo para estudar para concurso e ainda cursar um Mestrado). Em um ano fiquei em segundo lugar e era 1 vaga; em outro ano, fiquei em terceiro e eram duas vagas, em outro fiquei em quarto lugar e eram duas vagas… Eu poderia escrever um livro só falando do concurso da MB, mas o tema da entrevista é sobre conquistas e definitivamente depois que tudo que passei, trabalhar na MB não estava no meu destino.
3. Prefeitura de Juiz de Fora 2019 – Endodontia (estava fora do número de vagas do edital, mas fui convocada)
4. Prefeitura de Porto Real 2019 – Endodontia (2.º lugar – cadastro de reserva)
5. IFSudesteMG 2019 (2.º lugar – fui convocada)
6. Prefeitura de Volta Redonda 2019 – Endodontia (2.º lugar – fui convocada)
7. Prefeitura de Campinas 2022 – Endodontia (1.º lugar – aguardando homologação)
Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Isabel Cristina: O concurso público está na minha vida há muitos anos. Algumas épocas em que estava mais focada, eu escolhia alguns eventos sociais para comparecer. Mas, de modo geral, sou uma pessoa mais caseira e isso facilita a vida de um concurseiro.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Isabel Cristina: Sou casada desde 2012 e tenho uma filha de 2 anos e 8 meses. Meu marido, por também ser do mundo dos concursos, me apoia, me estimula, vê as minhas passagens e hotéis quando as provas são fora do RJ, me leva para as provas.
E antes de casar, os meus pais também super me apoiaram até nos pequenos detalhes, como diminuindo o volume de uma TV, não ligando som em casa, minha mãe sempre cuidando do meu almoço, janta, meu pai me levando paras as provas… E, essas pequenas coisas podem atrapalhar a rotina diária de estudos.
E uma parcela grande de amigos também fazia concursos rs
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Isabel Cristina: Inicialmente eu comecei com os cursos presenciais, pois antigamente não era tão difundida as aulas online. Assim, eu estudava por apostilas dos cursos, gravava as aulas para depois escutar novamente e resumia muitos livros de Odontologia.
Antigamente, eu tinha uma deficiência maior em Português e fiz dois cursos presenciais e depois por videoaula da maravilhosa Prof. Adriana Figueiredo, que dispensa apresentações.
Ultimamente, alguns concursos da área da saúde estão cobrando Matemática e Raciocínio Lógico e também fui em busca de algum professor que me ajudasse nessa parte. E, o Prof. Neto Ferreira foi fundamental para que eu gabaritasse a prova da prefeitura de Campinas e que fizesse com que eu acertasse 9 questões de 10 da Prefeitura de Paulínia. E, acreditem, eu não sabia basicamente nadaaaa antes de realizar o curso dele. (Estratégia contrata o Prof. Neto. A didática dele é algo fora do normal)
E, após ter contato com as video aulas, eu nunca mais quis fazer curso presencial, pois tem a vantagem em poder assistir quando quiser e em qualquer local.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Isabel Cristina: Através do meu marido.
Estratégia: Como foi o seu contato com as professoras de Odontologia?
Isabel Cristina: A Prof. Cassia eu conheci no período em que trabalhei na Marinha.
E, com a Prof. Mirela tenho uma história curiosa. Lembra que falei que sempre passei pra segunda fase da MB? O ano em que ela passou foi um daqueles em que era uma vaga e eu fiquei em segundo lugar e ela em primeiro (mas ela já estava em primeiro na primeira fase). Quando ela foi fazer o seu estágio do curso de formação, eu a conheci pessoalmente, mas não tive oportunidade de ter um grande contato. Então, quando eu voltei a estudar para odonto, eu comecei a assistir as aulas das meninas do Estratégia e comecei a gostar do conteúdo que elas apresentavam, pois elas faziam o que eu fazia antigamente, ou seja, o resumo dos livros que habitualmente são cobrados nas provas. E, com a minha correria com filha pequena, marido, cuidando de casa e trabalhando, eu já não conseguia mais atualizar os meus resumos e nem buscar questões novas. Sendo assim, elas fazem um trabalho excelente, abreviando o meu tempo de estudo.
Estratégia: Quando saiu o edital, você já estava estudando há quanto tempo? Ou começou a estudar após a publicação?
Isabel Cristina: O meu estudo para concursos é algo que veio sendo construído ao longo de vários anos, mas quando saiu o edital, eu me matriculei no curso e maratonei as videoaulas da Prof. Cassia e Prof. Mirela e da parte de legislação. E, o fato de assistir as aulas das meninas foi como uma grande revisão pra mim, mas também com assuntos novos e com a possibilidade de resolver as questões mais atuais de Odontologia.
Estratégia: Qual curso de Odontologia do Estratégia você fez para se preparar? (é relativamente comum que a aprovada estude pelo curso regular de Odontologia ou outro curso que não exatamente o curso específico do órgão)
Isabel Cristina: Curso da Prefeitura de Campinas – Endodontia.
Estratégia: Você já teve contato com outros cursos? Se sim, o que o curso do Estratégia de Odontologia tem de diferente?
Isabel Cristina: Já estudei por diversos cursos e, como já ate relatei, as meninas fazem o que eu fazia antigamente, o resumo dos livros que habitualmente são cobrados nas provas, a atualização do conteúdo, a inserção de questões dos últimos concursos no material. E, tudo de forma muito didática e leve. Além de suas videoaulas serem dinâmicas e transcorrerem com naturalidade.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Isabel Cristina: Para o preparo desse concurso em específico, eu estudava quando dava, entre um paciente e outro, quando a minha filha dormia. Então não consigo avaliar quantas horas por dia estudei para esse concurso.
Estratégia: Como fazia suas revisões e qual a importância da resolução de exercícios?
Isabel Cristina: Eu sempre tive meus resumos e comecei a anotar os pontos mais importantes ou que tinha dificuldade em gravar em caderninhos pequenos que cabem na bolsa, que eu falo que é o “resumo do resumo”. E, esses resuminhos são ótimos para serem lidos na semana da prova ou esperando para se consultar no médico, no ônibus, metrô…
A resolução de exercícios é fundamental, principalmente se forem questões da banca da prova, pois você consegue sentir qual perfil a banca tem e o que é mais cobrado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Isabel Cristina: Na semana eu foquei no meu “resumo do resumo” e foi ótimo porque algumas questões da prova estavam lá naquele meu caderninho rs
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Isabel Cristina: Erros – não ter conseguido me organizar para estudar com disciplina antes e ter focado em um concurso só. Como falei eu fiquei 4 anos muito focada no concurso da MB. Eu não abria meus olhos para outras possibilidades e existem muitos concursos bons ao redor do Brasil. Por exemplo, os arredores de Campinas e São Paulo (capital) tem muitos concursos que pagam um salário digno.
Acertos – nunca ter desistido!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Isabel Cristina: Sim. Quando eu fiz meu último concurso da MB. Pois havia chegado ao limite da idade (infelizmente temos prazo de validade para as Forças Armadas rs). Assim, eu decidi parar de estudar para Odonto e me matriculei em um curso presencial e comecei a estudar Direito para tentar outros tipos de concurso. Optei pelo presencial porque, como era tudo muito diferente, achava que não conseguiria acompanhar com as videoaulas. Porém, nesse período engravidei e o curso presencial, que eu já não gostava, começou a me cansar mais.
Desse modo, comecei a assistir as aulas de Direito Constitucional do Prof. Ricardo do Valle e Nádia e de Direito Administrativo do Prof. Herbert Almeida. E gostei tanto que nesse período tive até um pequeno surto em fazer faculdade de Direito rs.
Entretanto, a minha filha nasceu, veio a pandemia e eu recalculei novamente a rota. Resolvi não jogar todo aquele conteúdo que já havia estudado fora de Odonto e abri meus olhos para outros concursos e, conforme mencionei, as prefeituras de São Paulo têm muitos concursos bons e com planos de carreiras interessantes. E, foi assim que eu passei para Campinas.
E, aquele conteúdo que estudei de Direito também não foi em vão, pois alguns concursos de odontologia cobram, como tribunais, Assembleias legislativas…
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Isabel Cristina: O meu conselho é: estudem com professores bons, façam resumos, façam muita questões e não desistam.
No geral, o concurso público é a forma mais justa e democrática em você mudar de vida e conseguir a tão sonhada estabilidade.
Não se comparem com ninguém, pois cada um tem a sua trajetória. No meio do caminho, você encontrará com pessoas que passarão de primeira e outras que demorarão um pouco mais.
Façam todos os concursos que aparecerem, pois você vai ganhando prática e em alguns você pode passar e ser convocado.
Eu atualmente trabalho em locais que ainda não me fizeram parar de estudar para concurso, Esses são os chamados concursos “escada” em que você assume, trabalha, mas continua tentando opções cada vez melhores.
Uma lição que tiro de toda essa jornada é que certas coisas simplesmente não são para serem suas, você tenta, se esforça e por algum motivo, não acontecem. Na hora ficamos chateados, não entendemos a razão, mas para quem acredita, é Deus agindo na sua vida. As coisas são como devem ser e algumas não conseguimos controlar. Então vamos trabalhar com aquilo que temos e podemos.
Boa sorte a todos os meus amigos concurseiros! Fazer concurso é minha vida e eu ainda estou longe de parar.