Aprovada no Concurso Politec-AP para o cargo de Perito Odontolegista
Saúde“A jornada não é fácil, então cerque-se de pessoas que têm o mesmo propósito e continue até sua hora chegar. Não deixe que um dia ruim estrague seus sonhos e se estiver cansado faça pausas, mas não desista.”
Confira nossa entrevista com Sarah Maria Costa de Araújo, aprovada na POLITEC AP para o cargo de Perito Odontolegista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Sarah Maria Costa de Araújo: Sou Sarah, tenho 33 anos, sou formada em Odontologia desde 2012 e moro em Sousa, no interior da Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Sarah: Quando comecei a trabalhar não me identifiquei com a prática rotineira de consultório e desde antes da graduação essa área de perícia sempre me despertou interesse e curiosidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sarah: Trabalhava, estudava e cuidava da minha filha. Sempre saía de casa com material de estudo e no intervalo de um atendimento e outro aproveitava para ler algum tópico, fazer questões, revisar. Também usava a estratégia de aproveitar meus deslocamentos para ouvir alguma aula, como tinha pouco tempo livre para estudar, sempre fracionei meu estudo e aproveitava qualquer oportunidade para adiantar os conteúdos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sarah: Fui aprovada para perito Odontolegista no Amapá em primeiro lugar e estou em quinto no concurso de perito odonto em Sergipe (prova objetiva). Pretendo continuar estudando para perito federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sarah: Quando não tinha edital aberto saía algumas vezes, mas a partir do momento que estava com edital aberto as saídas eram para programas mais leves (jantar, ver filme, missa, conversar com amigos e família).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Sarah: Sim, sempre me apoiaram. Quando precisava estudar meus pais ficavam com minha filha e todos entendiam que eu não podia estar saindo nesse período de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sarah: Como abriram vários editais para perito eu aproveitei a demanda e acabei estudando um edital seguido do outro. Fiz um cronograma que conseguia seguir e tratava o estudo como algo inegociável – eu tinha que fazer.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sarah: No começo eu tentava não assistir tantas videoaulas, mas algumas disciplinas só conseguia aprender fazendo uso desse método. A desvantagem da videoaula é o tempo que gasta para finalizar um assunto, mas por conseguir reter o conteúdo e entender, eu utilizava mesmo assim. Também utilizava pdfs e livros que tinham como vantagem a rapidez na finalização do tema estudado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sarah: Através do meu namorado que estudava para carreiras policiais.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Sarah: Primeiro eu comprei o curso anual que dava acesso a qualquer curso da plataforma e depois aproveitei a oportunidade e me tornei vitalícia. Gostava muito dos professores, ia testando as metodologias deles e por fim, acabei escolhendo os que mais me identifiquei e assistia às aulas deles (acabei montando minha própria equipe).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sarah: Estudava 3 disciplinas por dia e tentava fazer 6 horas líquidas, já que minha rotina era cheia de imprevistos sempre aproveitava qualquer tempo livre para adiantar os estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sarah: Lia meus grifos, fazia questões e usava meu caderno de erros.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sarah: Fazer questão é fundamental na preparação de um concurseiro. Pois só assim temos noção do quanto conseguimos aprender e reter tal assunto, onde estão as falhas, qual tópico ainda apresenta dúvidas. Fiz muitas questões e não contava, porque sempre que mudava de edital eu zerava o marcador de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sarah: A disciplina que tive mais dificuldade no começo dos estudos foi informática, só consegui aprender usando as videoaulas e lendo os pdfs juntamente com resolução de questões sobre cada assunto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sarah: Eu sempre estudo até o fim, a semana da véspera foi toda de revisão (caderno de erros, grifos de pdf, alguns resumos). No pré-prova, li na porta da escola alguns itens que são mais de decorar para ficar na memória recente e ter mais chances de lembrar se fossem cobrados na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sarah: Minha discursiva era sobre a parte específica (Odontologia Legal) então eu fiz algumas sobre temas que achava que tinham chance de serem cobrados. Meu conselho é não negligenciar essa fase do concurso e treinar pelo menos uma vez na semana com algum tema que o candidato ache viável.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sarah: Erros: no começo não sabia estudar direito e tinha dificuldade em evoluir um assunto enquanto não achasse que sabia tudo dele e acabava “perdendo” muito tempo.
Acertos: priorizar revisão e conseguir manter a disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sarah: Acredito que todo concurseiro já pensou em desistir e comigo não foi diferente, mas eu lembrava que era meu sonho e o tanto que eu já tinha investido para estar ali, então desistir não podia ser uma opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sarah: A jornada não é fácil, então cerque-se de pessoas que têm o mesmo propósito e continue até sua hora chegar. Não deixe que um dia ruim estrague seus sonhos e se estiver cansado faça pausas, mas não desista.