“[…] não pense que os outros estão evoluindo e você está parado, cada um tem uma trajetória, cada um tem uma vida, foque em você e na sua jornada […]”
Confira nossa entrevista com Thaís Soares da Silva, aprovada em 25º lugar no concurso PM-SP para o cargo de Cirurgião Dentista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Thaís Soares da Silva: Sou formada em Odontologia pela UFRJ desde 2015 e sou especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela UERJ desde 2020. Sou do Rio de Janeiro e tenho 31 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thaís: A instabilidade do mercado na nossa área de odontologia e a vontade de ser militar me fizeram decidir em investir em concursos com ênfase na carreira militar, estudo realmente focada desde janeiro de 2022 e nunca quis sair da minha área de formação que é a odontologia, eu amo o meu trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Thaís: Trabalhava, estudava e tinha que cuidar de uma bebê recém nascida. Em janeiro quando comecei a focar nos estudos estava grávida de 6 meses da minha filha e realmente estudar tendo bebê em casa não é fácil, a maternidade não é fácil, lidar com a privação de sono para mim foi o mais difícil, mas eu fazia e faço muito por ela também, o meu esforço é por nós duas. A gente sempre dá um jeito de conciliar, nem sempre conseguimos estudar a quantidade de horas que planejamos, o conteúdo que planejamos, mas eu colocava na minha cabeça que todos tem empecilhos, dificuldades, lutas e que eu também tinha, então não pensava muito, só estudava um dia após o outro porque confiava que o resultado viria.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Thaís: Só fui aprovada em um concurso, fora a residência em cirurgia bucomaxilofacial. Eu brinquei com a professora Mirela que eu não sou a aluna que foi a primeira colocada ou multi aprovada, eu sou uma aluna normal como tantos outros alunos do Estratégia e consegui.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Thaís: Não tinha muita vida social. Como a minha carga horária era bem restrita o tempo que eu tinha livre eu usava para estudar ou descansar. As pessoas tem que entender que estudo é abdicação, os amigos e familiares super entendiam que era um processo e que era temporário, na verdade a cobrança era para estudar, não para sair, sou grata aos meus amigos e familiares porque nesse sentido tive muito apoio da parte deles. Deixa para sair depois que o nome tiver no diário oficial
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Thaís: Apoiavam e muito, como disse eles entendiam que era um processo que precisava passar, minha mãe por exemplo foi fundamental nisso tudo, era ela que ficava com a minha filha para que eu pudesse estudar acho que no meu caso, com bebê pequeno, toda ajuda é muito bem vinda e graças e Deus eu tive essa ajuda.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Thaís: Eu estudei certo e focada por 9 meses até o primeiro concurso que fiz, que foi para o exército, fiquei em quarto lugar de apenas uma vaga, o que considero muito bom, a partir de setembro eu comecei a estudar focado para o concurso da PM, a prova foi em novembro, como as matérias eram basicamente as mesmas eu já tinha bastante bagagem então o resultado veio.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thaís: As ferramentas que mais utilizava eram as videoaulas, os PDFs também, acho que na nossa área (odontologia) se a gente está em pré edital e precisa adquirir mais um pouco de conhecimento em determinados assuntos as videoaulas ajudam muito. As aulas de resolução de questões, os simulados tudo isso eu utilizava… realmente o material de vocês é muito bom.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thaís: Através das redes sociais
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso?
Thaís: Adquiri o curso específico para o meu concurso. Muito bom o acesso aos professores na área do aluno, sempre tiravam minhas dúvidas, com comentários pertinentes, respondiam rápido também.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thaís: Eu dividi meu estudo em duas grandes áreas (odonto geral e a minha especialidade) e como tinha mais dificuldade em odontologia geral me dedicava mais a ela. Tentava fazer pelo menos 4 horas líquidas por dia nos dias que estava em casa, e nos dias que trabalhava nem sempre conseguia estudar, no pós edital eu já cheguei a fazer 5/6 horas líquidas bem próximo ali do dia da prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thaís: Nesse caso eu não sou muito exemplo, eu cheguei a fazer resumo sim mas dava uma olhada neles apenas se errasse alguma questão, eu gosto ainda do bom e velho papel e caneta mas sei que isso faz gastar muito mais tempo, e tempo é uma coisa que o concurseiro não tem. Fazia muitas questões também, na verdade todas as questões possíveis e imagináveis que encontrava da banca, acho que isso ajuda muito a perceber o que a banca mais cobra.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Thaís: Como disse fiz todas as questões de odontologia dos últimos concursos tanto da FGV quanto da VUNESP
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Thaís: Tinha dificuldade em começar a estudar, não importava a matéria, ai quando a dificuldade era muito grande começava fazendo algumas questões, quando via que estava errando as questões batia o choque de realidade ai a “motivação” para estudar aparecia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thaís: Na semana eu focava mais em questões e decorebas, decorar as coisinhas que a gente acaba esquecendo ao longo dos estudos e no dia antes da prova eu não gosto de estudar não porque fico ansiosa, eu assistia de maneira despretensiosa e revisão de véspera, no sofá mesmo, ou no aeroporto indo para o local da prova só para dizer que assistia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Thaís: No meu concurso teve sim a parte discursiva e percebo que foi fundamental ter ido relativamente bem nessa parte para que conseguisse a aprovação. Eu estudei fazendo outras questões discursivas de outras provas, não só da minha banca mas de todas as bancas que via que tinham questões discursivas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thaís: Erros eu acredito que todo concurseiro tem no início da jornada né, fazemos umas coisas que não funcionam muito bem, reprovamos algumas vezes e depois de mais calejados pegamos o ritmo. Acho que o erro é esperar o edital abrir para começar a estudar, se você quer passar em algum concurso a preparação pré edital em tão ou mais importante que a pós edital. Acho que o meu acerto foi não desistir, sou da filosofia que só não passa quem desiste, se você está estudando realmente com foco, disciplina o resultado chega.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thaís: Todas as vezes que conferia o gabarito e o resultado não era satisfatório ou quando o resultado saia e não era o que esperava eu sentia vontade de desistir, mas pensava que não tinha muita escolha era ou passar ou passar, me dava o luxo de ficar chateada por um dia e depois recomeçava. Acho que a minha filha, uma bebê de 1 ano e 2 meses, é o meu combustível para acordar e seguir em frente todos os dias.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thaís: Primeiro ponto, apenas comece, não espere momento ideal, dia ideal, isso só faz a gente enrolar mais. Segundo, não desista na primeira reprovação, a gente é reprovado algumas (ou muitas) vezes antes de ser aprovado em alguma coisa. Terceiro, não pense que os outros estão evoluindo e você está parado, cada um tem uma trajetória, cada um tem uma vida, foque em você e na sua jornada depois de um ou dois anos não vai fazer diferença nenhuma o tempo que passou estudando, E por último, se você quer ser aprovado mesmo não desista, sua hora vai chegar.