Aprovada em 1° lugar no concurso PM MG para Oficial da Saúde - Enfermeiro (Belo Horizonte)
Saúde“Meu principal conselho é ter disciplina constante e foco naquilo que se quer. Ninguém vai dedicar tanto aos nossos sonhos quanto nós, mas quanto mais pessoas sonharem neste sonho conosco, mas a trajetória se torna tranquila […]”
Confira nossa entrevista com Raissa Caroline Oliveira Vieira Costa, aprovada em 1° lugar no concurso PM MG para Oficial da Saúde – Enfermeiro (Belo Horizonte):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raissa Caroline Oliveira Vieira Costa: Sou Raissa, tenho 32 anos, natural de Belo Horizonte e graduada em Enfermagem pela PUC Minas – Campus Coração Eucarístico – Belo Horizonte. Especialista em trauma, emergência e terapia intensiva pela Faculdade Ciências Médicas e MBA executivo em gestão em saúde pela Fundação Getúlio Vargas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raissa: Eu percebi a estabilidade proporcionada pelos concursos públicos, além do reconhecimento e maior autonomia profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raissa: Sempre trabalhei e estudei. Tinha um planejamento e disciplina muito constantes, com horas de estudos possíveis dentro da minha realidade e aproveitava todo tempo livre para uma revisão ou realização de questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raissa: Fui aprovada no concurso do Quadro de Oficiais de Saúde – 2º Tenente Enfermeiro – PMMG – ainda estou na 3ª fase do concurso no curso de formação de oficiais, com previsão de término para janeiro/2024 para a posse. Até o momento, estou em 1º lugar pela ordem das notas divulgadas.
Fui aprovada no concurso para Enfermeiro da EBSERH – Hospital das Clínicas da UFMG em 34º.
Fui aprovada na primeira fase do concurso para Enfermeiro da ALMG – 3º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raissa: Quando eu estudava sem edital, minha vida social era melhor, encontrava muito com amigos e família. Quando foquei nos estudos após o edital da ALMG, em julho/2022, e do QOS da PMMG, em janeiro/2023, reduzi muito esse convívio. Eu me programava para os eventos importantes: aniversário, Natal, mas compensa sempre aquele momento de estudo. Eu encontrei muito pouco os amigos e familiares, mas focava sempre no propósito maior com o sonho da aprovação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Raissa: Apoiaram muito. Entendiam minha ausência, mandavam mensagens de apoio e incentivo e faziam questão da minha presença sempre que era possível. Me ajudaram de formas práticas ao me proporcionarem todo tempo que eu teria livre para estudar, ambiente silencioso e calmo e me davam muita força quando eu estava cansada e fadigada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raissa: Estudei para a ALMG desde que saiu o edital, em julho/2022, com realização da prova em fevereiro/2023 e estudei para o QOS da PMMG desde que saiu o edital, ao final de janeiro/2023. Os estudos para a ALMG ajudaram muito no QOS também. Eu mantinha meu planejamento semanal de estudos com disciplina para seguir o planejamento, sem deixar de fazer aquilo que era proposto. Adequava meu planejamento com horas reais de estudo contando meu trabalho, atividade física e se teria algum evento importante naquela semana. Mas o primordial era dedicar todos os momentos livres para estudos, revisão e realização de exercícios.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raissa: Aulas online (tive uma adaptação muito boa pela minha disciplina em seguir as aulas e vi uma vantagem imensa em não perder tempo com deslocamentos, seguia o meu ritmo de estudos, voltava nas aulas que julgava necessárias e seguia mais rápido naquelas que tinha maior domínio), usei os PDFs disponibilizados pelos professores com marcações das partes mais importantes e fazia anotações do que ouvia nas aulas. Eu gostava muito das vídeoaulas também, pois clareavam muito sobre as matérias que eram mais complexas. Não estudei por livros, eu confiava no conteúdo fornecido pelos professores e focava em dedicar àquilo, sabia da expertise de cada um ao entenderem a banca proposta.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raissa: Por uma amiga que estudou com o Estratégia e recomendou muito. Assisti a aulas gratuitas disponibilizadas nas redes e gostei muito da forma como os conteúdos eram apresentados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Raissa: Anteriormente usei sim e o que foi mais difícil foi ter as matérias de forma generalizada, não focadas para o perfil das bancas e sem estímulo à realização de questões.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Raissa: Fiz sim, o concurso de 2º Tenente Enfermeiro do QOS da PMMG de 2017, mas não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Raissa: Senti muita diferença ao conhecer os benefícios dos estudos pelos PDFs, o fato de conseguir conhecer a banca da prova, o estímulo à realização de questões, as mentorias que auxiliaram na organização de conciliar aulas, com revisão das disciplinas e realização de questões.
Os materiais do Estratégia foram muito direcionados ao perfil da banca e dentro do edital solicitado, o que não me fazia perder tempo com aquilo que não seria cobrado.
As revisões de véspera foram muito importantes também!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raissa: Montei meu plano de acordo com minha possibilidade real de estudo, pois eu também trabalhava. Durante a semana estudava em média 5h líquidas e aos fins de semana, em média 8h líquidas. Fazia ciclos de estudos, estudava pelos menos 3 matérias por dia, sempre conciliando revisão e exercícios.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raissa: Revisava por resumos no caderno, sempre gostei de anotações, minha memória visual é muito boa. Fazia simulados e exercícios do conteúdo estudado previamente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raissa: Os exercícios foram pontos chaves para minha evolução nos concursos. Eles permitem que conheçamos o perfil da banca, a forma como ela cobra determinados conteúdos e aquelas questões que sempre temos dúvidas entre duas, ao conhecer a banca, começamos a entender o que ela considera “mais correto”. Antes das provas objetivas, fiz em média de 1.000 questões das bancas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raissa: Tive o desafio de estudar disciplinas de direito, as quais não tinha familiaridade e algumas disciplinas específicas que não faziam parte do meu dia a dia de trabalho. As videoaulas me ajudaram muito, complementando com PDFs e realização de revisões constantes e exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raissa: Eu realizava exercícios e o que eu mais errava, voltava em minhas revisões rápidas. No dia pré prova, eu fiz a revisão de véspera, que foi excelente para meu desempenho na prova! Minha semana pré prova foi de muita tranquilidade, eu meditava todos os dias, dormia bem, segui com atividade física, procurei me alimentar bem e me distrair um pouco à noite, o que me ajudou muito.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raissa: No concurso do QOS PMMG não houve prova discursiva. Na prova da ALMG houve essa etapa, mas como coincidiu com a da PMMG e eu priorizei a da PMMG, não consegui me dedicar tanto para a discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raissa: Meus principais acertos foram reformular meu modo de estudar, conciliando estudo teórico com revisões e realização de exercícios.
E em relação a erros, eu teria realizado as revisões em uma periodicidade diferente da que fiz.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raissa: Em desistir não, mas tive muitos momentos de cansaço extremo e desânimo, além do medo de dedicar muito e não conseguir a aprovação final. Mas minha principal motivação era realizar esse sonho antigo que tenho desde que iniciei minha vida profissional e conseguir dar esse orgulho para mim, minha família e amigos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raissa: Meu principal conselho é ter disciplina constante e foco naquilo que se quer. Ninguém vai dedicar tanto aos nossos sonhos quanto nós, mas quanto mais pessoas sonharem neste sonho conosco, mas a trajetória se torna tranquila.
É preciso firmeza no propósito e organização, entender que abdicar de outras questões em detrimento desse sonho não é perda de tempo, mas investimento de uma realização para a vida toda. Além disso, é ter em mente que a derrota em alguma prova mais nos fortalece e ensina, que é preciso levantar e seguir em frente, corrigir os erros que não te permitiram ser aprovado naquele momento e que existe um propósito maior no tempo de aprovação de cada um, porque com disciplina e dedicação a aprovação é possível para todos.
E a dica final, para seguirem um cursinho de qualidade, com materiais atualizados, voltados para o perfil da banca, com professores disponíveis para as dúvidas, que incentivam, que orientam em como estudar, revisar, porque isso é certeiro para a aprovação!
Fica aqui minha gratidão imensa à Equipe do Estratégia para as aprovações que tive e a realização do meu sonho!