Aprovado em 3° lugar no concurso da ISS Fortaleza para o cargo de Analista - Direito
Fiscal - Municipal (ISS)“Tenha disciplina nos estudos, faça muitas questões e foque em revisar aquilo que está errando mais.”
Confira nossa entrevista com João Lauro Monteiro Cavalcanti – Aprovado em 3° lugar no concurso ISS Fortaleza para o cargo de Analista – Direito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Lauro Monteiro Cavalcanti: Meu nome é Lauro Cavalcanti, nasci em Pernambuco, mas desde criança vivo em Fortaleza. Tenho 34 anos, sou formado em ciências náuticas pela EFOMM (Escola de Oficial da Marinha Mercante) e estou no sétimo período do curso de Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João: Eu comecei a estudar para concurso desde muito cedo, ainda na época de colégio.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João: Faz aproximadamente 2 anos que estudo para concurso para áreas que cobram matérias do direito, durante um ano eu trabalhava e estudava, mas atualmente só estudo e faço faculdade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João: Como dito acima, eu estudo desde muito cedo. Os concursos que já passei foram: EFOMM, AFA, Escola Naval, oficial da marinha mercante- PETROBRAS TRANSPORTE S.A ( 1°colocado), PC-CE, TJ-CE( 15° colocado) e por último ISS-Fortaleza( 3° colocado)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João: O meu ciclo de amizade diminuiu muito após os estudos para concurso. Durante a preparação eu saía geralmente aos sábados com minha namorada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João: Minha família sempre me apoiou nessa jornada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João: Quando saiu o edital do ISS- FORT, eu estava focado no concurso do TJ-CE, somente depois desta prova comecei a focar na SEFIN, ou seja, depois de um mês do pós-edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João: Basicamente estudei pelos PDFs do Estratégia e fiz cerca de 10 mil questões no pós-edital. Além disso, utilizei, nas últimas semanas, o Reta Final e a Hora da Verdade. São ferramentas ótimas para uma boa revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João: Conheci por um amigo que trabalhava comigo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João: Os materiais do Estratégia são completos. A quantidade de questões no final dos PDFs ajuda muito no começo da preparação. Além disso, na minha opinião, os cursos de Reta Final e Hora da Verdade são ferramentas diferenciais na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
João: Eu estudava 3 materiais por dia. Aproximadamente umas 5 horas líquidas/dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João: Eu fiz minhas revisões por questões, Passo Estratégico, Reta Final e Hora da Verdade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João: A resolução de questões é essencial para aprovação. É o momento em que você encontra seus pontos fortes e fracos. Durante esses dois anos de estudo, fiz aproximadamente 30 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João: No concurso para Analista Fazendário direito, as disciplinas que tive mais dificuldade foram DIREITO IMOBILIÁRIO e TI.
Para superar essas disciplinas, fiz muitas questões da banca para entender a forma de cobrança.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João: Basicamente, fiz muitas questões e assisti às aulas de revisão do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
João: A prova discursiva foi sobre conhecimentos gerais. Sinceramente, eu só assisti às aulas de revisão do Estratégia e pesquisei sobre os temas que o professor indicou.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João: Escolher o material do Estratégia e resolver muitas questões foram meus principais acertos. O excesso de ansiedade foi meu principal erro.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João: Na verdade, quando saiu o concurso do ISS-Fortaleza, pensei em não fazer, pois estava no pós-edital do TJ-CE, mas minha namorada foi essencial nesse momento, praticamente me obrigando(kkk) a fazer a inscrição. Acho que se não fosse ela, não teria feito o concurso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João: Tenha disciplina nos estudos, faça muitas questões e foque em revisar aquilo que está errando mais. Por fim deixo uma frase que gosto bastante:
“Nunca se limite, todos nós somos capazes de alcançar objetivos inimagináveis.”