
“Estudei durante dois meses. Foi muito difícil manter uma disciplina após sair exausta do serviço, mas ter em mente os frutos que poderiam vir com a dedicação e aprovação foram essenciais para continuar assistindo todos os dias à videoaulas e lendo os pdf’s sempre que havia um tempo disponível.”
Confira nossa entrevista com Tais Silva, aprovada no concurso Funsaúde para o cargo de Analista de Patologia Clínica em 2° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Tais Silva: Sou biomédica formada pela Universidade do Estado do Pará. Tenho 23 anos e moro atualmente em Bragança/PA, mas sou natural do Maranhão.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tais: A busca por estabilidade e segurança.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Tais: Eu sou residente em Saúde da Mulher e da Criança (UFPA) e o programa de residência envolve uma carga horária de 60 horas semanais e é preciso desenvolver um trabalho de conclusão. Então, precisei conciliar as atividades da residência com os estudos para o concurso durante os momentos de folga.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Tais: Antes desse concurso apenas tinha feito a prova para fiscal biomédico do CRBM-4 esse ano, mas fiquei em terceiro lugar (primeiro no cadastro reserva). E pretendo seguir estudando para oportunidades melhores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Tais: Durante a preparação continuei mantendo minha rotina de convivência com meus amigos, pois são uma rede de apoio e fundamentais para manter a sanidade durante os momentos de pausa dos estudos, e também foi importante a prática de atividade física.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Tais: Sou solteira e não tenho filhos. Meus amigos e familiares me apoiaram e confiaram totalmente, depositando esperança quando eu mesma não tinha.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Taos: Estudei durante dois meses. Foi muito difícil manter uma disciplina após sair exausta do serviço, mas ter em mente os frutos que poderiam vir com a dedicação e aprovação foram essenciais para continuar assistindo todos os dias à videoaulas e lendo os pdf’s sempre que havia um tempo disponível.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Tais: Utilizei cursos em PDF e visualização de videoaulas. Essa metodologia foi necessária para se adequar a minha rotina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tais: Conheci o Estratégia através de videoaulas no YouTube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial que encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Tais: Um dos melhores pontos do Estratégia é o material em PDF, ele é muito bem formulado e equilibrado em teoria e questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Tais: Eu planejava meus estudos semanalmente conforme ia vendo meu progresso, intercalando disciplinas e adequando a minha rotina. Estudava em média 2 horas por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Tais: Realizei revisões e simulados, principalmente na reta final.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tais: A resolução de questões da banca foi crucial para fixação e também para conhecer o perfil da prova, assim, respondi muitas questões para familiarizar-me ao estilo e focar nos temas que tinha mais dificuldade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tais: Na semana da prova estudei e revisei bastante os principais assuntos, mas no dia anterior viajei para o local de prova e então finalizei a rotina de estudos. Para relaxar, horas antes da prova fui junto com um grupo de amigos caminhar na praia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Tais: Um dos meus erros foi demorar a começar os estudos dos conteúdos antes de sair o edital, uma vez que os estudos pré-edital são essenciais na preparação. Entre os acertos que tive foi a determinação e ser certeira no que precisava estudar, visualizar minhas dificuldades e focar pra melhorar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tais: Eu aconselho a todos que tenham esperança e sempre em mente o seu alvo, que se dediquem o quanto puderem, mas sempre reconhecendo nossas limitações e evitando comparações com outros concurseiros.