Aprovado em primeiro lugar no concurso da UFRPE, Alan Moreira fala sobre seus desafios e a sensação de ter sido o maior pontuador do certame

Entrevista:

Aprovado em primeiro lugar no concurso da UFRPE, Alan Moreira fala sobre seus desafios e a sensação de ter sido o maior pontuador do certame

“Viva intensamente a fase sofrida de concurseiro, para que ela dure o mínimo de tempo possível e te transforme no mais novo concursado. Sempre tenha em mente que para a vitória acontecer o sofrimento é necessário, abdicar é preciso e persistir é o segredo”

 

Morador da cidade de João Pessoa, na Paraíba, Alan Leite Moreira é um exemplo de superação. Com apenas 25 anos, Alan já foi aprovado em nove concursos, sendo que em seis deles, esteve entre os dez primeiros colocados.

Recém aprovado em primeiro lugar no concurso Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, Alan conta um pouco sobre sua vida, sua preparação para o concurso e sobre a sensação de ter sido o maior pontuador entre mais de 2 mil candidatos.

 

Profª Fernanda Lima (Fernanda): Olá, Alan Em contato anterior, você nos disse que estava se preparando há algum tempo para concursos. Qual a sensação de atingir o seu objetivo?

Alan Moreira (Alan): Independente da primeira colocação na UFRPE, ser aprovado e classificado dentro do número de vagas foi uma sensação indescritível de dever cumprido. Abraçar minha família e comemorar a superação de um período sofrido de preparação foi recompensador, pois essa foi uma vitória coletiva, em que muitos me ajudaram nessa caminhada. Fazer a maior pontuação entre os 2.176 inscritos para o cargo foi um presente de Deus.

Fernanda: Quantas horas por dia você se dedicava aos estudos e onde você estudava? Em casa mesmo ou frequentava alguma biblioteca?

Alan: Em média de 6 a 8 horas por dia, dependendo do meu horário livre, pois minha preparação para os concursos era acompanhada de um super jogo de cintura para conciliar o trabalho, a universidade e a preparação para os concursos. Com o tempo, consegui criar um ambiente legal de estudo, em meu próprio quarto, constando de mesa, livros/apostilas, impressora e notebook com internet e vídeo-aulas.

Fernanda: Como administrava seu tempo, você teve que abrir mão de algumas coisas em relação a sua vida social, como sair com amigos, ir a festas, trabalho etc?

Alan: Em pouco mais de um ano de preparação, não deixei de curtir festas como o Carnaval e o São João, nem muito menos de ir à praia, mas sempre consegui regar bem tempo. Abdicar era preciso!

Fernanda: Como decidiu estudar por cursos online? Para você, quais as vantagens de se preparar dessa forma?

Alan: A busca por cursos online começou devido à escassez de bons cursos presenciais, principalmente quanto aos conhecimentos específicos (conhecimentos pedagógicos). Sempre consegui ser disciplinado como aluno da EaD e a flexibilidade de horário era crucial para se encaixar em meus poucos horários vagos.

Fernanda: Que importância teve a resolução de exercícios na sua preparação para a prova do concurso?

Alan: Foi super importante na fixação e verificação da aprendizagem, sobretudo quando as questões eram da banca elaboradora do concurso pretendido, pois conhecer a abordagem e o posicionamento dos elaboradores facilitava na resolução da prova.

Fernanda: Que conselho você daria para quem está se preparando ou pensando em começar a se preparar para um concurso público?

Alan: Primeiramente definir qual seu objetivo e manter o foco em apenas uma área do conhecimento, pois com o tempo você será um especialista naquela área e conseguirá as primeiras colocações. É importante também consolidar seus conhecimentos nas matérias básicas (português, informática, direito administrativo e constitucional), pois com a publicação do edital você irá revisá-las e aprofundar os estudos nas matérias específicas, que geralmente tem um peso maior.

Fernanda: Na sua opinião, qual foi o segredo do seu sucesso, já que conseguiu  assimilar a matéria em um tempo tão curto (apenas dois meses após a publicação do edital)? Você acha que a experiência dos professores do Estratégia Concursos (em sua enorme maioria aprovados nos melhores concursos do país) fez a diferença no material que utilizou?

Alan: O segredo foi justamente não estudar apenas dois meses após a publicação do edital, mas sim carregar uma boa bagagem de outros concursos anteriores. A orientação das professoras foi crucial para sanar dúvidas “cabulosas” e me sentir mais tranquilo e menos sozinho na árdua vida de concurseiro, sobretudo no apoio encontrado no fórum de dúvidas.

Fernanda: Gostaríamos que, antes de encerrar nossa entrevista, você nos deixasse uma ou duas frases que resumissem o que aprendeu nessa curta e vitoriosa caminhada como concurseiro. Elas servirão de apoio para pessoas que estão na mesma situação por que você passou.

Alan: Viva intensamente a fase sofrida de concurseiro, para que ela dure o mínimo de tempo possível e te transforme no mais novo concursado. Sempre tenha em mente que para a vitória acontecer o sofrimento é necessário, abdicar é preciso e persistir é o segredo.

Fernanda: Muito obrigada, por sua disponibilidade e mais uma vez, parabéns pela aprovação e pela excelente classificação!!!

 

Confira os concursos em que Alan foi aprovado:

APROVADO E CLASSIFICADO:

* 1º lugar no concurso da UFRPE (recife-PE) para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, em 2013;

* 1º lugar no concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEC-PE) para Profº de Química, com lotação para a cidade de Condado-PE, em 2008;

* 6º lugar no concurso da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC-RN) para Profº de Química, com lotação para a região metropolitana de Natal-RN, em 2012;

* 8º lugar no concurso da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) para Profº de Química, com lotação para a cidade de João Pessoa-PB, em 2013;

* 448º lugar no concurso da Secretaria de Administração da Paraíba (SAD-PB) para Técnico Administrativo, com lotação para a região metropolitana de João Pessoa-PB, em 2013;

APROVADO EM:

* 2º lugar no concurso da UFERSA (Angicos-RN) para Técnico em Assuntos Educacionais, em 2012;

* 4º lugar no concurso do IF Sertão PE (Salgueiro) para Técnico em Assuntos Educacionais, em 2013;

* 20º lugar no concurso da UEPB (João Pessoa) para Assistente Administrativo, em 2012;

* 31º lugar no concurso da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) para Profº de Química, com lotação para a cidade de João Pessoa-PB, em 2012;

Abraços

 Fernanda

Confira outras entrevistas em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/resultados/

Assessoria de Comunicação

Resultados:

  • Concurso PF 2018 - Papiloscopista Dos 120 aprovados, 66 deles são nossos alunos
  • Concurso PF 2018 - Agente Dentro das 180 vagas ofertadas, 113 aprovados são nossos alunos
  • Concurso PF 2018 - Escrivão Dentro das 80 vagas ofertadas, 42 aprovados são nossos alunos
  • Concurso PF 2018 - Delegado Dentro das 150 vagas ofertadas, 57 aprovados são nossos alunos
  • Concurso ISS-São Luis 2018 - Tecnologia da Informação Dos 8 aprovados, 3 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.