Jurídico - Defensoria Pública

Tudo o que você precisa saber sobre o concurso da DPE SP

O edital para o concurso da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE SP) foi publicado e já adiantamos que é uma excelente oportunidade! Aqui você terá todas as principais informações que precisa saber sobre esse certame.

O concurso será organizado pela banca Vunesp, e visa ao ingresso na carreira de oficiala e oficial de Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

A data provável de realização da prova é dia 19 de março de 2023 no período da tarde, terá a duração de 4 horas e as questões serão de múltipla escolha com 5 alternativas.

A aplicação das provas ocorrerá nas seguintes cidades: São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Grande ABCD, Araçatuba, Bauru, Campinas, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Registro.

O cargo de Oficial/a da Defensoria Pública tem vencimentos iniciais de R$ 3.560,33 e o nível de escolaridade exigido é o ensino médio.

Além dos requisitos básicos para provimentos no cargo, que estamos acostumados a ver em concursos públicos, como idade mínima de 18 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais, é exigido ainda que o candidato possua Carteira Nacional de Habilitação, categoria mínima “B”.

Reforçamos que este é um quesito que deixa a oportunidade de trabalhar na DPE SP ainda mais atraente, pois a necessidade de apresentar CNH categoria B pode eliminar muitos concorrentes.

Os candidatos deverão resolver 40 questões de conhecimentos gerais, divididas nas seguintes disciplinas: língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e noções de informática. Além disso, haverá 30 questões de conhecimentos específicos.

Apesar de serem em menor número, chamamos a atenção para as questões de conhecimento específico, que têm peso 2, enquanto as questões de conhecimentos gerais têm peso 1.

A prova de conhecimentos específicos é formada pelos seguintes tópicos: organização de arquivos, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral, legislação específica e redação oficial.

Ressaltamos que o edital está bastante enxuto, e a grande parte das disciplinas aparecem em qualquer certame, o que facilita migrar os estudos, caso você estava se preparando para outro concurso.

Comparando-se o edital da DPE SP com outros grandes editais que preveem vagas para o ensino médio, como o TJ SP e o INSS, o concurso da Defensoria Pública do Estado de São Paulo tem muitas vantagens.

O último edital do INSS para técnico do seguro social, por exemplo, foi organizado pelo Cebraspe, teve 120 questões para serem resolvidas em 3h30 de prova. O concurso contou ainda com a etapa de curso de formação que tinha caráter eliminatório e classificatório.

Além disso, a demanda de candidatos por vaga no concurso do INSS demonstrou que na gerência executiva da cidade de São Paulo, por exemplo, foram 42.671 candidatos inscritos, para 8 vagas, ou seja, uma demanda de 5.333,88 candidatos por vaga.

Já o último concurso do TJ SP que também foi organizado pela Vunesp, para o cargo de escrevente técnico judiciário, contou com 100 questões, 5 horas de prova, além da etapa de prova prática de formatação e digitação de texto, de caráter eliminatório.

Quanto ao número de candidatos, o cargo de escrevente técnico judiciário para a cidade de São Paulo teve 90.758 inscritos disputando 400 vagas.

Já no concurso anterior da DPE SP, publicado em 2015, a demanda de candidatos para o cargo de Oficial de Defensoria Pública para a cidade de São Paulo foi de 2.540 inscritos. Naquele ano, o concurso teve o total de 14.698 inscritos, para os cargos de Agente e Oficial de Defensoria Pública, divididos em diversas áreas de formação e diversas cidades.

Assim, temos mais alguns pontos que deixam o concurso da DPE SP ainda mais atraente, pois o volume de matérias a serem estudadas é menor, em comparação aos editais do TJ SP e INSS, além da expectativa acerca do número de concorrentes ser inferior.

Outra vantagem é que o concurso da DPE SP possui apenas uma etapa, diferentemente dos certames do TJ SP e INSS.

Apesar de o edital da Defensoria Pública do Estado de São Paulo prever apenas cadastro de reserva, informações divulgadas pela própria Defensoria evidenciam que existem 18 cargos vagos para Oficial de Defensoria Pública.

Contudo, as expectativas de nomeação são muito maiores.

No edital anterior, também estava prevista apenas a disponibilização de cadastro de reserva, mas 120 candidatos tomaram posse nas diversas regionais e é esperado que este cenário se repita no atual concurso.

Conclusão

Como vimos, existem muitos motivos para você prestar o concurso da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Não perca esta excelente oportunidade de receber uma boa remuneração para um cargo que exige formação de ensino médio.

Com certeza é uma grande chance, tanto pela alta expectativa de nomeações, quanto pelo conteúdo que será cobrado, que é bastante enxuto.

Dá tempo de chegar em alto nível nessa prova!

Bons estudos.  

Se você ficou interessado no concurso da DPE SP, confira aqui todos os cursos que preparamos.

Quer saber tudo sobre os concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Concursos 2023

Link utilizado:

https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/inss_22/arquivos/ED_1_INSS_22_ABERTURA.PDF

https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MjM4Mzk4NA%3d%3d

https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MjEzMjEyOQ%3d%3d

Maiara Anger

Posts recentes

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, foram aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

24 minutos atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

59 minutos atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

5 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

11 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

14 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento)…

14 horas atrás