Jurídico - Procuradorias

Curso Intensivo de Direito Médico e Saúde: PGE AM Procurador: hoje!

Entre os dias 8 e 15 de março de 2022, às 19:00, a equipe de professores Estratégia Carreira Jurídica apresenta o “Curso Intensivo de Direito Médico e Saúde: PGE AM Procurador”, especialmente para você que irá prestar o certame. Acompanhe ao vivo e gratuitamente pelo canal do no YouTube.

O edital PGE AM Procurador oferta de 05 vagas imediatas para o cargo de Procurador do Estado do Amazonas de 3ª Classe, sendo 01 vaga destinada para Pessoas com Deficiência (PcDs). A remuneração para os novos cargos é bastante de R$ 24.589,99.

Para concorrer ao cargo, é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Curso Intensivo de Direito Médico e Saúde: PGE AM Procurador – cronograma

Data: 8 a 15 de março de 2022
Horário:
19:00
Onde:
Canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube

As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico da FCC (Fundação Carlos Chagas) entre às 10 horas do dia 14 de março e às 23 horas e 59 minutos do dia 12 de abril. A prova objetiva deve ser aplicada no dia 22 de maio de 2022. Dentre as disciplinas cobradas estarão o Direito Médico e Saúde.

Curso Intensivo de Direito Médico e Saúde: PGE AM Procurador – programação

DataHorárioProfessorDisciplina
08/0319:00Paulo SousaA responsabilidade civil médica. Origens históricas. Evolução. Direito Brasileiro. 
A Medicina e o Código de Defesa do Consumidor. Aplicação do Código de Defesa do Consumidor na atividade médica. Alterações legislativas introduzidas pelo Código Civil.
Consentimento informado. Escolha esclarecida.
11/0319:00Breno CaldasSUS. Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Programa de Saúde da Família.
14/03 19:00Nelma FontanaDireito à Saúde e Poder Judiciário. Direitos Fundamentais sociais. Mínimo Existencial. Proibição do retrocesso. Protagonismo o Poder Judiciário. Limites. Ativismo judicial e autocontenção judicial. Perspectivas da Judicialização da Saúde. O papel do CNJ.Fóruns de saúde. Enunciados. Núcleos ou Câmaras de Apoio Técnico. Jornadas de Direito da Saúde. Enunciados. Aspectos constitucionais do direito à saúde e contexto fático. Previsão constitucional. Financiamento da Saúde. Princípios da escolha, escassez e racionamento. Aspectos da Judicialização da saúde. Políticas públicas na área da saúde. Doutrina. Deferência judicial no Brasil. Consequências das decisões judiciais.

Overbooking da saúde. Assistência farmacêutica. Urgência processual e urgência da saúde. Direito à morte digna. Vacina e direito de resistência.
15/0319:00Paulo Sousa Responsabilidade civil médico versus paciente. Bioética e a autonomia do paciente. Dever de informação. Consentimento presumido e a Lei no 9.434/97. Erro médico. Prazos prescricionais contra a Fazenda Pública. Responsabilidade civil nos procedimentos médicos. Posicionamento dos Tribunais. A prevenção das demandas médicas. Violência obstétrica. Recusa terapêutica e objeção de consciência.

Mais informações: Concurso PGE AM Procurador

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Cursos e assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Igor Maciel

Graduado na Universidade Federal de Pernambuco, com extensão na Universidade de Coimbra/Portugal. Especialista LLM em Direito Corporativo pelo IBMEC/RJ. Mestrando em Direito e Políticas Públicas pelo UNICEUB/DF. Advogado com atuação profissional centrada no Direito Tributário e no Direito Administrativo, especialmente na defesa de servidores públicos.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

14 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

16 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

16 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

16 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

17 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

17 horas atrás