Artigo

Controle – Prova INMETRO 2015 (cargo 3)

Olá, pessoal! Como foram na prova? Espero que muito bem.

A prova foi bastante tranquila para os que fizeram o curso conosco, sem nenhuma surpresa. As questões cobraram o que foi exaustivamente debatido nas aulas, além de trazer excertos, na íntegra, de dispositivos legais.

Quanto aos recursos, vislumbro possibilidade gritante na questão 49, conforme comentário abaixo.

No mais, espero que consigam alcançar seus objetivos. Se não for agora, tenha paciência, perseverança, fé e faça sua parte! Sua hora chegará!

O grande diferencial entre os que obtém a aprovação e os demais é a forma como aqueles reagem aos fracassos e rapidamente se preparam para novas batalhas.

Grande abraço! Faca na caveira, sangue nos olhos e bons estudos!

 

39) (IDECAN/ANALISTA (CARGO 3) – INMETRO/2015) “Relaciona‐se melhor utilização dos recursos para atender ao interesse público. Pode ser definido(a) como a coerência dos meios em relação com os fins visados, e se traduz no emprego de meios para obtenção de um máximo de resultados positivos para o serviço público e satisfatório no atendimento das necessidades da comunidade e seus membros. Trata‐se do(a) ____________ na Administração Pública.” Assinale a alternativa que completa corretamente   a afirmativa anterior.

A) eficácia

B) controle

C) avaliação

D) eficiência

E) efetividade

Comentário: O controle de gestão visa verificar os recursos empregados em determinado processo e os resultados alcançados, comparando-os com as metas previamente estabelecidas. Por meio dessa forma de controle se verificam aspectos como eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

Eficiência: relação entre resultados obtidos e recursos empregados.

Eficácia: cumprimento das metas previamente estabelecidas; resultado.

Efetividade: cumprimento dos objetivos/efeitos em termos de impactos sobre o público alvo.

Economicidade: relação custo/benefício.

Observe que o enunciado traz uma relação entre recursos empregados e resultados obtidos (“…emprego de meios para obtenção de um máximo de resultados positivos…”), razão pela qual a alternativa D (eficiência) é o gabarito da questão.

Gabarito: D

 45) (IDECAN/ANALISTA (CARGO 3) – INMETRO/2015) Segundo o art. 74, da Constituição Federal de 1988, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, o sistema de controle interno. Constituem‐se em finalidades do sistema de controle interno, EXCETO:

  1. A) Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual.
  2. B) Avaliar a execução dos programas de governo e dos orçamentos.
  3. C) Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
  4. D) Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias da Administração Pública.
  5. E) Aprovar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial somente da administração direta.

Comentário: Como havia dito em nossa Aula 03, uma questão a respeito das finalidades do sistema de controle interno, dispostas no artigo 74 da CF/88, era certa em nossa prova! E acertei! Rsrsrs

No citado artigo 74, a Constituição Federal obrigou os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) a manterem, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

I. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

III. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

IV. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Alternativas A e B à inciso I;

Alternativa C à inciso IV;

Alternativa D à inciso III;

Alternativa E não possui previsão constitucional. Observe, ainda, que o controle interno abrange tanto a Administração Direta quanto a Indireta.

Gabarito: E

 

49) (IDECAN/ANALISTA (CARGO 3) – INMETRO/2015) A Lei nº 8.429/1992 trata das sanções administrativas aplicáveis aos agentes públicos que praticam atos de improbidade administrativa. Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, constitui‐se em ato de improbidade administrativa, que

  1. A) causa prejuízo ao erário.
  2. B) importa enriquecimento ilícito.
  3. C) causa lesão ao patrimônio privado.
  4. D) proporciona dano ao patrimônio cultural.
  5. E) atenta contra os princípios da administração pública.

Comentário: Cabe recurso!

Observe o que dispõe o inciso I do artigo 9º da LIA (Lei nº 8.429/1992):

Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

I – receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

Dessa forma, o gabarito da questão deveria ser a alternativa B.

Gabarito: D

 

59) (IDECAN/ANALISTA (CARGO 3) – INMETRO/2015) Segundo o artigo 9º do Decreto nº 3.591/2000, a Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI) é órgão colegiado de função consultiva do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. São competências da Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI), EXCETO:

  1. A) Efetuar estudos e propor medidas visando promover a integração operacional do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
  2. B)  Homogeneizar as interpretações sobre procedimentos relativos às atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
  3. C) Formular propostas de metodologias para avaliação e aperfeiçoamento das atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
  4. D) Criar procedimentos para impedir a integração do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com outros sistemas da Administração Pública.
  5. E)  Efetuar análise e estudo de casos propostos pelo Ministro de Estado do Controle e da Transparência, com vistas à solução de problemas relacionados com o Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Comentário: As competências da CCCI estão dispostas no artigo 10 do citado Decreto, a saber:

I – efetuar estudos e propor medidas visando promover a integração operacional do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;

II – homogeneizar as interpretações sobre procedimentos relativos às atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;

III – sugerir procedimentos para promover a integração do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com outros sistemas da Administração Pública Federal;

IV – formular propostas de metodologias para avaliação e aperfeiçoamento das atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo federal;

V – efetuar análise e estudo de casos propostos pelo Ministro de Estado do Controle e da Transparência, com vistas à solução de problemas relacionados com o Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Alternativa A à inciso I;

Alternativa B à inciso II;

Alternativa C à inciso IV;

Alternativa E à inciso V;

Gabarito: D

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.