Artigo

Contabilidade para Iniciantes – 2012

Fala pessoal! Tudo certo!?

Estamos relançando o curso de Contabilidade para Iniciantes – versão 2012.  Este é um curso regular de contabilidade geral, com muito conteúdo e questões comentadas, e atende, principalmente, os cadidatos que tem por foco os Fiscos Estaduais, a Receita Federal (AFRFB e ATRFB), bem como outros concursos que exijam a disciplina.

O "Iniciantes", que dá nome ao curso, está aí para indicar que ele foi preparado e conduzido de maneira a facilitar, ao máximo, a compreensão dos assuntos atinentes à Contabilidade, visando auxiliar, principalmente, aqueles que nunca tiveram contato com a matéria ou, ainda, os que não "se deram bem" com a disciplina em contatos anteriores.

A aula demonstrativa pode ser obtida aqui!

Dêem uma olhada no cronograma do curso:

Aula 00 – Demonstrativa – Conceituação, objeto e finalidade da contabilidade, campo de aplicação, usuários da informação contábil, funções e técnicas contábeis. Princípios da Contabilidade. Características qualitativas das demonstrações contábeis.

Aula 01 – 20/06/12 – Atos e Fatos Contábeis. Escrituração contábil: Partidas dobradas e Lançamentos. Teoria das Contas.

Aula 02 – 30/06/12 – Escrituração de Operações Diversas. Erros de escrituração e suas correções. Livros obrigatórios.

Aula 03 – 10/07/12 – Balancete de Verificação. Apuração do Resultado do Exercício. Balanço Patrimonial: Estrutura, forma de evidenciação, critérios de elaboração e principais grupamentos de acordo com as modificações introduzidas pelas leis n.o 11.638/2007 e n.o 11.941/2009

Aula 04 – 20/07/12 – Balanço Patrimonial: Ativo. Estrutura, evidenciação, conceitos, formas e métodos de avaliação do ativo. Tratamento contábil das provisões incidentes. Método da Equivalência Patrimonial. Teste do valor recuperável (impairment). Arrendamento mercantil.

Aula 05 – 30/07/12 – Balanço Patrimonial: Passivo Exigível. Composição, classificação das contas, critérios de avaliação, aderência aos princípios e normas contábeis e tratamento das provisões. Resultado de exercícios futuros: extinção e tratamento dos saldos remanescentes.

Aula 06 – 10/08/12 – Balanço Patrimonial: Patrimônio líquido. : Itens componentes, evidenciação, métodos de avaliação, tratamento contábil, classificação, formas de evidenciação, distribuição dos resultados, constituição e reversões de reservas, ações em tesouraria. Mudança no tratamento dado à contabilização de prêmios na emissão de debêntures e subvenções e doações para investimento

Aula 07 – 20/08/12 – Demonstração do Resultado do Exercício. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados.

Aula 08 – 30/08/12 – Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado.

Aula 09 – 10/09/12 – Operações com Mercadorias.

No mais, tô a disposição!!

Bons estudos!

Thiago Ultra
[email protected]
www.aromacontabil.com.br
www.facebook.com/thiagoultrasoares


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.