Executivo (Administrativa)

Concursos federais: Ministra explica como é feita a escolha

Foi realizada ontem (4) uma coletiva de imprensa com o objetivo de apresentar o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado – CNU. Na ocasião, também era esperada a divulgação de novos concursos federais, o que não ocorreu.

Questionada se os anúncios seriam feitos em breve, a Ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, explicou que não será realizada uma coletiva para anúncio das vagas, mas que as autorizações serão divulgadas aos poucos, conforme resultados dos Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT).

O objetivo do MGI é de que com o mapeamento que está sendo realizado, seja possível avaliar as necessidades de cada órgão e, a partir de uma estratégia de governo e disponibilidade orçamentária, essas demandas possam ser atendidas.

Concursos federais: Ministra explica como é feita a escolha

“A gente está fazendo um trabalho que chamamos de Dimensionamento da Força de Trabalho nos órgãos, para prever quais vagas são necessárias para cada órgão. Isso está sendo feito para os órgãos que já foram contemplados e para os que estão pleiteando. Por isso estamos disponibilizando as vagas aos poucos. Por exemplo, ontem a gente autorizou 460 vagas para a área de meio ambiente: 260 para o Ibama, 180 para o ICMBio e 20 para o instituto de pesquisa do jardim Botânico. Já havíamos autorizado 50 vagas para o Ministério de Relações Exteriores e provimento adicional para o Senapen, Abin e Advocacia-Geral da União”, afirmou a ministra.

Já uma nova edição do Concurso Nacional Unificado segue nos planos do governo. Nesta primeira edição muitos órgãos optaram por não aderir, mas com a valorização do certame e a adesão dos candidatos, vários órgãos devem participar no próximo concurso.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre os concursos federais e o Concurso Unificado, mencionados pela ministra em coletiva de imprensa, basta acessar os links abaixo:

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado | Concursos federais


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Camila Leite

Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.

Posts recentes

Concurso IPECE: banca contratada! Edital para Analista

Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…

7 horas atrás

Concurso Câmara de Brotas SP: gabaritos são divulgados!

Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…

9 horas atrás

Concurso PC SC: edital iminente; serão 300 vagas!

Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…

10 horas atrás

Concursos Administrativos 2026: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

10 horas atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2025!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

10 horas atrás

Concursos SC: principais editais previstos para 2025 e 2026

Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…

10 horas atrás