Concursos Públicos

Concursos Federais: Congresso aprova Orçamento de 2025!

Foi aprovado na última quinta-feira (20), no Congresso Nacional, o orçamento para o ano de 2025 (projeto de lei orçamentária – LOA – PLN 26/2024), que impacta diretamente na realização de novos concursos federais, bem como nas nomeações de concursos em andamento.

O texto foi aprovado com um atraso de três meses, trazendo previsão de Orçamento total de R$ 5,8 trilhões. Esse valor é mais de quatro vezes o previsto no texto original, enviado pelo Poder Executivo.

Além de concursos e nomeações, o Orçamento também garante novos reajustes para os servidores públicos federais.

Agora, é aguardada apenas a sanção do projeto pelo presidente Lula e, posteriormente, sua publicação no Diário Oficial da União.

Concursos Federais: Congresso aprova Orçamento de 2025!

57 mil vagas previstas!

A previsão inicial é de 57.814 provimentos, distribuídos da seguinte forma:

  • Poder Judiciário: 3.524 provimentos;
  • Poder Legislativo: 416 provimentos;
  • Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: 232 provimentos;
  • Defensoria Pública da União: 43 provimentos; e
  • Poder Executivo: 53.599 provimentos.

Também há a previsão total para a criação de 5.952 cargos, sendo:

Boa notícia para os aprovados no CNU

A aprovação do Orçamento era um passo importante para a breve nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Isso porque, somente após a sanção da LOA, cada órgão poderá solicitar o provimento dos cargos ao Ministério da Gestão e da Inovação – MGI, que fará a aprovação desse pedido, autorizando as respectivas convocações. 

A expectativa é que essas convocações finais comecem a ser feitas entre o final de abril e o início de maio.  

Segunda edição do CNU confirmada

Uma nova edição do “ENEM dos concursos” já foi confirmada para 2025 pela ministra do MGI, Esther Dweck! A expectativa era de que o edital já pudesse ser publicado até o final do primeiro trimestre.

Entretanto, a poucos dias do fim de março, ainda não foi realizado nenhum anúncio oficial quanto ao número de vagas (atualmente especulado em cerca de 3,5 mil), órgãos e autarquias participantes ou sobre como está o planejamento da nova edição.

Veja todos os concursos federais previstos para o ano de 2025


Assinatura e cursos para Concursos Federais 2025:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Camila Leite

Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.

Posts recentes

2º Simulado Especial Polícia Penal MG: esteja preparado!

O concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) oferece 1.178 vagas imediatas de…

4 minutos atrás

Concursos Saúde: confira as principais notícias da semana!

Quer ficar por dentro das notícias de concursos públicos da área da Saúde? Neste resumo,…

34 minutos atrás

Concurso IPECE: banca contratada! Edital para Analista

Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…

8 horas atrás

Concurso Câmara de Brotas SP: gabaritos são divulgados!

Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…

10 horas atrás

Concurso PC SC: edital iminente; serão 300 vagas!

Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…

11 horas atrás

Concursos Administrativos 2026: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

11 horas atrás