Agência Reguladora

Movimentações nos concursos federais da Receita, CGU e ANPD

Movimentações reforçam expectativa por autorização de concursos federais em 2026 da Receita Federal, CGU e ANPD

Novas movimentações nos processos da Receita Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aumentaram a expectativa dos candidatos por avanços nos respectivos concursos públicos.

As atualizações ocorreram nos sistemas do governo federal (SEI) e indicam que os pedidos seguem em tramitação.

Embora as autorizações ainda não tenham sido publicadas no Diário Oficial da União, as movimentações reforçam a possibilidade de novos desdobramentos nos próximos dias.

Caso os processos continuem avançando, os órgãos poderão se aproximar de etapas decisivas para a realização dos certames, como a formalização das autorizações, definição de cronograma e preparação dos futuros editais.

Movimentações nos concursos federais 2026: Receita, ANPD e CGU

As movimentações mais recentes ocorreram em 22 de junho de 2026 e envolvem os processos relacionados à Receita Federal, à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Conforme consulta aos sistemas do governo federal, os procedimentos foram remetidos pela unidade MGI-SE e posteriormente recebidos pela unidade MGI-GM-ASTEC, indicando o avanço da tramitação interna dos pedidos.

Além disso, os processos passaram a contar com portarias registradas como Portaria nº 5.091 (Receita Federal), Portaria nº 5.092 (ANPD) e Portaria nº 5.093 (CGU).

Embora o conteúdo dos documentos ainda não tenha sido divulgado, as movimentações aumentam a expectativa dos candidatos por novos desdobramentos e podem indicar a proximidade de definições relacionadas aos concursos dos respectivos órgãos.

Para conferir todos os detalhes dos concursos federais 2026, autorizados para a Receita, CGU e ANPD, acesse nossos cursos abaixo:

Saiba mais: RECEITA FEDERAL | CGU | ANPD

Assinatura e cursos para Concursos Federais 2026:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Rafaela Teixeira

Rafaela Teixeira é advogada conveniada à Defensoria Pública de São Paulo pela OAB, com experiência em redação jurídica e atuação em instituições públicas, incluindo estágio no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Possui mais de 8 anos de experiência na produção de conteúdos voltados ao nicho de concursos públicos, com foco em apuração jornalística, análise de editais e pesquisa de informações diretamente em órgãos e fontes oficiais. No Blog do Estratégia Concursos, atua como Analista de Conteúdo Sênior e é responsável pelo jornalismo do período noturno e da madrugada, com atuação transversal na cobertura de notícias, acompanhando as principais movimentações e organizando prioridades para garantir a continuidade, precisão e atualização das publicações.

Posts recentes

E-Books Estratégia: Materiais gratuitos para sua preparação!

Olá, concurseiros! Tudo bem? O Estratégia Concursos gostaria de te apresentar o mais novo projeto…

1 hora atrás

Concurso SEE MG: nomeações iniciadas! São 13 mil vagas

Prova do concurso SEE MG foi aplicada em setembro de 2025 para 13.795 vagas e…

1 hora atrás

Concurso ADAB: veja o resultado preliminar dos títulos!

Os salários iniciais do Concurso ADAB são de até R$ 7,4 mil! A Secretaria da…

1 hora atrás

Concurso EMATER MG: 120 vagas; inscreva-se

O novo edital do Concurso EMATER MG oferece oportunidades para níveis médio, técnico e superior…

2 horas atrás

Concurso Câmara de Jarinu: até R$ 10,7 mil; inscreva-se

Estão abertas as inscrições para o novo Concurso da Câmara Municipal de Jarinu, município do…

2 horas atrás

Concurso IFMG: inscrições encerradas para Professor

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais está com novo edital do…

2 horas atrás