Anteriormente, realização de concurso para o Ministério da Defesa também havia sido anunciado
Durante a comemoração dos 25 anos de criação do Ministério da Defesa, o ministro José Múcio anunciou a realização de um novo concurso público.
“Teremos um concurso para servidores civis da pasta. O Sistema de Defesa Nacional já desperta o interesse acadêmico de muitos profissionais, de diferentes áreas, há muitos anos. O Ministério da Defesa tem seus méritos por unir civis e militares, com suas visões e experiências distintas, na busca por soluções dos problemas do país. Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia”, anunciou.
Junto a isso, por meio de ofício encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), foi solicitado edital com 4.414 vagas.
Alguns pleitos poderão vir a ser atendidos por intermédio do exercício descentralizado de Analistas Técnico Administrativo do quadro de pessoal do MGI, visto que a segunda edição do CNU conta com previsão de 1.000 vagas para o cargo.
A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
O Ministério da Defesa é o órgão do Governo Federal incumbido de coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da soberania, em prol da sociedade brasileira.
O órgão abrange o preparo e o emprego conjunto e singular das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e Aeronáutica, além da articulação entre elas e os demais órgãos do Estado.
Além disso, com relação à estrutura central do Ministério da Defesa, importa destacar dois grandes órgãos de alto nível diretamente subordinados ao Ministro: o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e a Secretaria-Geral.
Também integram a estrutura do MD, a Escola Superior de Guerra (ESG), o Hospital das Forças Armadas (HFA), a Escola Superior de Defesa (ESD) e a Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, nos termos do que prevê o Decreto nº 11.337/2023.
Foi solicitado um novo concurso Ministério da Defesa com oferta de 4.414 vagas. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
Importante destacar que as oportunidades solicitadas devem ser compatibilizadas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2026 (PLOA 2026). Confira abaixo a distribuição:
Ressalte-se que alguns pleitos poderão vir a ser atendidos por intermédio do exercício descentralizado de Analistas Técnico Administrativo do quadro de pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), visto que a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) conta com previsão de 1.000 vagas para o referido cargo.
Isso se deve ao art. 214 da recém promulgada Lei n° 15.141, de 2 de junho de 2025.
Sem confirmar o número de vagas, o ministro da Defesa, José Múcio, anunciou a realização do concurso público para a pasta. As oportunidades devem ser destinadas aos cargos de assistentes, analistas e especialistas em Defesa.
Por meio da contratação de civis, o Ministério da Defesa pretende reduzir a dependência da cessão de militares das Forças Armadas para cumprir suas tarefas.
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
As provas objetivas do concurso PM TO (Polícia Militar do Estado de Tocantins) foram aplicadas no…
Fala, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre como é o curso de…
As provas objetivas do concurso PM TO (Polícia Militar do Estado de Tocantins) foram aplicadas no…
Nota ponderada no CNU: o que você precisa saber
Confira aqui os editais de concursos públicos para a Guarda Civil Municipal previstos em diversos…