Foi publicada a convocação para matrícula no Curso de Formação do concurso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU).
A etapa, conduzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), será realizada em Brasília (DF), com carga horária de 440 horas.
Ao todo, são ofertadas 460 vagas para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), distribuídas entre MGI, MJSP, MDHC e MEC.
Ao longo deste artigo, reunimos as principais informações sobre o possível o concurso MDHC. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é um dos ministérios que compõem o gabinete executivo do Governo federal do Brasil.
É o órgão que trata de implementar, promover e assegurar os direitos humanos no Brasil, incluindo a formulação de políticas e promoção de ações voltadas aos direitos da criança e do adolescente, do idoso, defesa dos direitos da cidadania das pessoas com deficiência, dos negros e das mulheres, e da população LGBTQIAP+, promovendo a sua inclusão na sociedade.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação, em maio de 2024, um novo pedido de concurso, solicitando 280 vagas, sendo:
Este pedido, enfatiza a necessidade de reforçar e expandir o quadro de funcionários do MDHC, visando melhorar a prestação de serviços e a implementação de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos e da cidadania.
Provas objetivas: constituídas de 70 questões de múltipla escolha. As questões foram assim distribuídas: prova objetiva de Conhecimentos Gerais, com 20 questões de múltipla escolha; prova objetiva de Conhecimentos Específicos, com 50 questões de múltipla escolha.
Cada questão das provas objetivas apresentou cinco alternativas (A; B; C; D; E) e uma única resposta correta.
As provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Discursiva tiveram duração de 2 horas e 30 minutos e foram aplicadas no turno da manhã.
Já as provas objetivas de Conhecimentos Específicos tiveram duração de 3 horas e 30 minutos e foram aplicadas no turno da tarde.
Foi eliminado o candidato que: obtivesse aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos gerais (P1) e de Conhecimentos Específicos (P2), ou obtivesse nota zero na Prova discursiva.
A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi exclusiva para cada Bloco, contendo uma questão dissertativa que abordou conteúdo constante do Anexo IV do Edital, valendo 100 pontos.
A Prova de Títulos, de caráter classificatório, consistiu, conforme os QUADROS DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE TÍTULOS (Anexo VI), na titulação acadêmica e/ou na experiência profissional do candidato e/ou na produção acadêmica/técnica/cultural, limitada à pontuação máxima de 10,0 pontos.
O curso será realizado em Brasília (DF), com carga horária de 440 horas. As aulas serão conduzidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Durante o período de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, salvo servidores públicos federais que optarem por manter seus vencimentos.
A participação no curso de formação é decisiva para a continuidade no concurso. Os candidatos devem acompanhar frequentemente as atualizações no site oficial e estar atentos aos prazos estipulados pelo edital.
Novo edital do concurso Guarda de Saquarema RJ contará com 100 vagas de nível médio…
Novo edital do concurso Saquarema Saúde contará com 217 vagas de nível médio! Vem aí…
Após as eleições municipais, realizadas ano passado, novos concursos públicos para Prefeituras devem ser anunciados…
Cadernos de Questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre as disciplinas do edital do…
Os melhores concursos públicos abertos e previstos na área Contábil A especialidade de contabilidade é…
A Prefeitura de Turilândia, cidade no Maranhão, está com inscrições reabertas para o seu novo…