Notícia

Concurso DPU: um mês de estagnação. Certame que prevê 143 vagas para cargos da área de apoio continua sem previsão de novas datas

concurso DPUMais de um mês já se passou desde a divulgação do comunicado da suspensão temporária do concurso DPU. O certame continua estagnado, sem nenhuma previsão quanto ao seu andamento.

No site não há nenhuma atualização desde o dia 13 de maio, apenas o edital de abertura e os documentos que dispõem sobre a suspensão do concurso DPU, divulgado no dia 08 de maio, e sobre a desconsideração das datas presentes no edital de nº 1, divulgado no dia 13 de maio.

De acordo com a banca organizadora, o Cespe/Unb, o concurso está temporariamente suspenso por atenção a determinação da prórpia Defensoria Pública da União e novas informações serão divulgadas em data oportuna. 

Enquanto isso não acontece, só resta aos interessados no concurso DPU continuarem na expectativa e aproveitarem esse tempo para intensificarem os estudos.

O concurso DPU está suspenso porque o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MP) redirecionou 393 cargos que estavam disponíveis para o órgão (destes, 143 para o concurso e os demais para outras áreas da DPU e formação de cadastro reserva). Segundo o MP, desde 2013, com a aprovação da Emenda Constitucional 74, a Defensoria detém autonomia funcional, administrativa e iniciativa de proposta orçamentária, o que lhe dá condições de contar com estrutura própria de cargos e realizar seus concursos. Porém, tal autonomia impede que a DPU realize seleções para provimento de cargos do Executivo Federal, motivo pelo qual os cargos do edital atual foram redirecionados para o Sistema de Pessoal Civil (Sipec), da Administração Pública Federal. Assim, a continuidade do concurso dependeria da criação de cargos específicos para a DPU.

Acompanhe as divulgações do Cespe/UnB em:

http://www.cespe.unb.br/concursos/DPU_15_ADMINISTRATIVO/

Tentativas de retomada

No dia 15 de maio, o DPU impetrou o primeiro mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reaver o edital que oferecia 143 vagas para a área administrativa. Contudo, em 1º de junho, o tribunal concluiu que a retirada dos cargos que estavam disponíveis para o concurso DPU foi um ato do secretário de gestão pública do Ministério do Planejamento e não do ministro, o que tira do STJ a competência para julgar o caso. Um segundo mandado foi enviado no dia 03 de junho para a Justiça Federal do Distrito Federal. O caso ainda está sendo analisado. 

Concurso DPU

O concurso DPU previa vagas em nível superior  para analista técnico-administrativo, arquivista, assistente social, contador, economista, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social – jornalismo. As vagas de nível médio eram para agente administrativo. Os salários de R$ 3.817,98 e R$ 5.266,18, respectivamente.

As vagas do concurso DPU seriam distribuídas para os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

As provas objetivas estavam previstas para serem aplicadas na data provável de 21 de junho. 

Enquanto o concurso DPU não é retomado, os cursos do Estratégia Concursos seguirão normalmente, de acordo com o cronograma já divulgado por cada professor. Veja em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/dpu-administrativo-300/

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.