O próximo concurso Bombeiro DF (Corpo de Bombeiros do Distrito Federal) segue aguardado! Segundo o governador Ibaneis Rocha, o edital é previsto nos próximos meses.
Serão ofertadas 356 vagas imediatas, as quais se distribuem entre os cargos de Oficiais Combatentes, Oficiais Médicos, Oficiais Cirurgiões Dentistas, Oficiais Complementares e Praças. Os salários variam de R$ 6.307,17 a R$ 14.031,15.
O próximo passo será a contratação da banca organizadora. Em janeiro deste ano, a corporação iniciou os procedimentos para execução desta importante fase. A informação foi disponibilizada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Através das redes sociais, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também chegou a confirmar que a publicação do edital ocorrerá em breve. Vale lembrar que a corporação já havia confirmado a promessa de ingresso dos aprovados em 2025.
Confira neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso Bombeiro DF. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
De acordo com informações do Secretário Executivo Substituto do Condisp, Arthur Magalhães, o processo para contratação da banca foi iniciado e está em fase final de instrução.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a publicação do edital com 356 vagas é prevista em 2024, com ingresso dos novos militares em 2025. A informação voltou a ser confirmada nas redes sociais da corporação em janeiro.
Em setembro, através das redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que o concurso público para o Corpo de Bombeiros DF é previsto nos próximos meses.
A informação veio após um questionamento de um seguidor sobre a realização de um novo certame, aguardado desde a autorização dada em 2022: “Está na hora de lançar um concurso para o CBM, desde 2017 sem nenhum edital. Qual a previsão?”
Um novo concurso Bombeiro DF foi autorizado com a oferta de 356 vagas para cargos de nível superior, conforme abaixo. O aval foi divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal.
Em outubro de 2021, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi determinado a iniciar o planejamento para realização de um novo concurso aos cargos de Oficiais e Soldado. A medida determinou vagas para os seguintes cargos:
Os candidatos às vagas do concurso Bombeiro DF deverão possuir:
Após a promulgação da Medida Provisória 971, agora Lei 14.059, que reajustou a remuneração inicial através da VPE (Vantagem Pecuniária Especial).
É atribuição do Soldado Bombeiro Militar Operacional executar as atividades de competência do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, conforme:
O último Concurso Bombeiro DF aconteceu em 2016 e a banca organizadora foi o Idecan. Ao todo, foram disponibilizadas 620 vagas conforme abaixo:
O concurso previa as seguintes etapas:
A prova objetiva de múltipla escolha contou com 80 itens e pontuação total variando do mínimo de 0 ponto ao máximo de 100 pontos. Foi aprovado o candidato que obteve, no mínimo, 50% do total de pontos da prova e, pelo menos, 1 ponto em cada uma das disciplinas.
A prova discursiva foi constituída de 1 texto dissertativo abordando tema sobre atualidades, constante do conteúdo programático, com pontuação máxima de 80 pontos.
O Exame de Aptidão Física do concurso Bombeiro DF foi composto dos seguintes testes:
Foram registrados mais de 30 mil candidatos para as 448 vagas de Soldado ofertadas em 2016. Foram 69,08 candidatos por vaga no concurso Bombeiro DF.
Em 2016, foi realizado o último concurso Bombeiro DF para o cargo de Oficial. Sob organização do IDECAN, foram ofertadas 159 vagas para Oficiais Combatentes, Médicos, Cirurgião-Dentista e Complementar.
Os candidatos foram avaliados através das seguintes etapas:
A prova objetiva de múltipla escolha constou de 80 itens, com pontuação total variando do mínimo de 0 ponto ao máximo de 100 pontos. Foi aprovado o candidato que obteve, no mínimo, 50% do total de pontos e, pelo menos, 1 ponto em cada uma das disciplinas.
A prova discursiva foi constituída de 1 texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) abordando tema sobre atualidades, constante do conteúdo programático, com pontuação máxima de 80 pontos.
O Exame de Aptidão Física do concurso Bombeiro DF foi composto dos seguintes testes:
Saúde e Complementar
Combatente
As provas objetivas do concurso do concurso Concurso Público Unificado da Justiça Eleitoral (TSE Unificado), foram…
As provas objetivas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) foram aplicadas no último domingo (8/12)…
As provas objetivas do concurso do concurso Concurso Público Unificado da Justiça Eleitoral (TSE Unificado), foram…
O edital do concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15) em…
As provas são previstas em 16 de março de 2025! O concurso da Guarda de…
Veja o resumo dos seguintes poderes administrativos: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar, regulamentar e poder de…
Ver comentários
Meu Deus, cai Física ,Química, Matemática e Biologia... aí lascou, prefiro estudar contabilidade rs
Procurei e não achei nada no site dos Bombeiros dizendo que o concurso está próximo, só uma notícia de 2014.
Não entendi a questão da idade. Completo 28 anos em 27/06, caso o edital saia após essa data, eu posso participar do certame normalmente? ou seja, nao posso ter 29 anos até a data da inscrição do concurso. Certo?
Para os cargos de Oficial complementar e da saúde a máxima é de 35 anos, os demais cargos exigem, até a data de inscrição, 28 anos.
Equipe de Jornalismo Estratégia Concursos
Quem tem 28 anos pode fazer?
Gabriel, para os cargos de Oficial complementar e da saúde a máxima é de 35 anos, os demais cargos exigem, até a data de inscrição, 28 anos.
Equipe de Jornalismo Estratégia Concursos
Ridículo! Depois de tanto tempo de edital publicado, faltando duas semanas para prova, resolvem alterar o edital. E agora o candidato que já pagou passagem e hospedagem que se lasque? Fod...
Palhaçada essa coisa de adiarem a prova...
Quem vai arcar com as multas das companhias aéreas para a remarcação dos voos!? MPDFT!?
FALTA DE RESPEITO.
como me escrevo nos concursos
quero saber como faso para me escrever nos concursos
Marco Antonio, para se inscrever no concurso do Bombeiros DF, basta você acessar o site: http://www.idecan.org.br/getConc.aspx?key=bawcFk5haEs= e realizar sua inscrição até o dia 19 de dezembro de 2016.
Estou estudando para essa prova há um ano e sinceramente nunca vi tanto desrespeito como o que esta sendo demonstrado nesse certame. Locais de prova e folhas de respostas incorretos e a ausência da folha do texto definitivo para a prova discursiva foram algumas das pérolas que essa banca nos proporcionou. O que me resta é torcer para que na prova do próximo dia 19 não ocorra nenhum problema, mas diante do que vem acontecendo, eu acho difícil. Para completar, mesmo com tantas falcatruas dessa banca ela ainda ganhou a licitação para aplicar a prova da PMDF. É meus amigos, esse Brasil que nós vivemos não tem jeito.
O concurso para o Quadro de oficiais bombeiro militar complementares também será anulado??