Artigo

Concurseiro Perfeccionista: Cure-se!

A perfeição é um delírio do ego. E isso é fácil de comprovar. Repare que “PERFEITO” nada mais é do que A SUA OPINIÃO de que algo é realmente excepcional. Não diria nem sem defeitos. Não sei se algo assim existe. O meu conceito de perfeito é diferente do seu. O seu é diferente do seu colega. Ué, mas perfeito não pressupõe unanimidade? Reparou que essa ideia não se sustenta?

 

Ouço MUITO de vocês: “Se não for para fazer perfeito, eu nem começo”! Vamos traduzir? “Se não for para atingir os parâmetros de perfeição QUE EU E APENAS EU FIXEI, eu nem começo”!

 

Quem te nomeou o rei do universo para determinar o que é certo e bom no concurso? Vamos lembrar que quem dita as regras do jogo é a banca, beleza? Ela manda. A gente (você e sua coach aqui), obedece. Não confunda as coisas.

 

Amigo, conselho: Não se coloque em uma posição tão ingrata. Todos nós somos imperfeitos e fazemos coisas imperfeitas. Tire essa cobrança insana de perfeição dos seus ombros já! Tá todo mundo no mesmo Titanic, ok? Quando você cria regras para atingir uma pretensa perfeição, acaba por confeccionar um fardo pesado e adivinha quem vai carregá-lo? Sim, baby… YOU! Cobrar de si empenho é louvável. Cobrar perfeição é… bom, delírio!

 

Um exemplo prático e clássico: Você vai ter uma consulta médica bem no meio da tarde. Isso vai sacudir seu cronograma naquele dia. Como não vai dar para cumprir tudo “perfeitamente”, você desanima e passa o dia sem estudar nada. Malandramente, resolve descansar e explica para si mesmo: “Amanhã vai ser perfeito”. Você não estuda porque não consegue lidar com o fato de que vai fazer algo “pela metade”, “imperfeito”. Tá agoniado só de pensar, né? Note que isso deixa transparecer que baseia importantes decisões de estudo nas emoções. Péssimo hábito. Se você priorizasse avançar nas disciplinas em detrimento de massagear o ego com check, check, check nos seus (repito: SEUS) conceitos de perfeição, estudaria o que fosse possível. Se o ego não ganha massagem ele não te deixa estudar??? Mimado, não acha?

 

Quer mais um exemplo? Você estuda devagar demais e quase morre quando finaliza uma aula e muda de assunto. Você se martiriza pois sente que não estudou o capítulo PERFEITAMENTE. Sua vida é uma perpétua revisão as aulas demonstrativas! Você não sai do lugar. Há um pavor de esquecer algum detalhe ou de ter deixando alguma informação passar. Você inventa que a solução é estudar 5 horas da mesma matéria seguidamente para ver se essa sensação ruim desaparece. Ela não foi embora, né? Sinta-se abraçado. Tamo  junto!

 

PERFECCIONISMO É QUALIDADE?

 

Quando estava na faculdade, li bastante sobre como deveria me comportar em entrevistas de emprego. Lembro de uma dica em especial: Caso seja perguntado sobre um defeito seu, diga que é perfeccionista. Assim, estará – de certa forma – exaltando uma qualidade disfarçada de defeito. Na época, achei genial. Hoje, acho uma furada.

 

Isso porque o perfeccionista carrega muita culpa, insegurança, vaidade e – muitas vezes – é incapaz de completar tarefas em tempo hábil. E o que é o concurso senão uma tarefa (estudo das matérias do edital e resolução das questões da prova) que precisa ser completada em tempo hábil (até a data da prova)? Complicado, né?

 

Perfeccionismo não é qualidade! Vamos desconstruir esse M-I-T-O! Perfeccionismo é ser incapaz de priorizar em razão de muita insegurança. O perfeccionista não é perfeito. Ele é a expressão do MEDO da imperfeição. Ficou claro?

 

COMO SE CURAR DO PERFECCIONISMO?

 

Estabeleça horários de estudo razoáveis (nada de 5 horas na mesma matéria). Deu o tempo? Mude de matéria! Esse é o estudo por ciclos. É isso que funciona. É melhor ver a matéria mais vezes na semana por menos tempo do que por muito tempo uma vez na vida outra na morte. Isso prejudica a compreensão e retenção do conteúdo. O bom estudo é feito em CAMADAS (leitura, compreensão, questões, revisões e mais revisões). Não espere que você vai reter tudo na primeira lida. Não vai. Não crie expectativas irreais que só fazem te desanimar ao longo do tempo. É preciso ter PACIÊNCIA de montar as camadas e deixar a matéria amadurecer na mente. 

 

Estabeleça metas de volume. Quanto tem que passar de cada matéria por mês, por exemplo? Se você não definiu isso (a menos que seja bem iniciante), está em voo cego. Fique ciente desse fato. Crie metas executáveis e esforce-se para cumprir. Repare que pós-edital a sua capacidade de cortar o mimimi e priorizar melhora horrores. Sabe a razão desse “milagre”? Edital nada mais é do que meta de volume. Meta de volume é VIDA! Meta de volume é SUCESSO! :)

 

Hoje tô batendo com luva de boxe, né? Mas é que quero O MELHOR para vocês e O QUANTO ANTES! Saibam que eu já fui suuuuper perfeccionista! Fui cobaia de todos os conselhos que me atrevo a dar hoje. Perfeccionismo me atrapalhou MUITO em VÁRIAS ÁREAS da minha vida. Finalizo com uma mais uma dica: VIGIE-SE. ANALISE-SE. Só assim nos tornamos capazes de mudar.

 

Nosso lema: BEM-FEITO É MELHOR DO QUE PERFEITO.

Estamos combinados?

Um beijo, pessoal!

Gabi 

 

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gabriela. Muito obrigado, mais orientações preciosas!!
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 18:21
  • Obrigada :)
    Mariana em 25/02/17 às 09:21
  • "Estabeleça metas de volume. Quanto tem que passar de cada matéria por mês, por exemplo? Se você não definiu isso (a menos que seja bem iniciante), está em voo cego." Não entendi essa parte, Gabriela. Como se faz isso? Bom artigo, realmente uma luva de box na cara. :)
    Juliana em 24/02/17 às 21:51
  • Nossa... Sempre levo tapas com luva de seda quando leio seus textos, Gabi. Isso é bom (levar tapa é bom? Nesse caso sim. Rs). Perdi as contas de quantas vezes deixei de avançar na matéria porque achava que tinha de saber muito o pdf antes de passar para o próximo, não contando outras burrices que cometo devido ao senso de perfeição. Perfeccionismo é um dos meus defeitos. Graças a este texto levei uma sacodida pra enxergar o que eu ainda não havia de fato percebido. Abraço de seu leitor. P.S: adoro seu estilo de escrita e suas sacadas. :)
    Yuri Brandim em 24/02/17 às 20:09
  • Você é sinistra! Ô mulé pra me definir nos artigos!!! Essa sou eu: perfeccionista em tudo, ansiosa, dramática hahaha! Estou ninja nas aulas 00, 01, 02 dos cursos e nos primeiros capítulos dos livros. Perdi as contas de quantas vezes esse ano já reiniciei os estudos com a promessa "agora farei perfeito" e, pasme, não dá certo, hahaha. Hj mesmo estou aqui replanejando pra fazer de forma perfeita e vc aparece com o tapa na cara hahaha. GENIAL! Obrigada, Gabi! Tenho duas dúvidas, será que poderia me esclarecer? A primeira é: devo estabelecer horário pra começar a estudar e horário de parar?? E a segunda: devo estabelecer metas de horário, por exemplo, estudar 6 horas por dia e 42 por semana?? Ou estudo o máximo que conseguir a cada dia me atendo somente às metas de volume?? Bj profa :D
    Fê em 24/02/17 às 11:33
  • Bom dia! "Você é o que você repetidamente faz. Excelência não é um evento - é um hábito." Aristóteles. Com o tempo - e necessidade tbém - a gente acorda e vê que cada minuto é importante na preparação. Se não dá pra estudar pelo cronograma, tenha sempre na mochila algumas folhas de caderno com resumos, flash cards e mapas mentais no celular, áudios de leis importantes... qualquer minuto é tempo pra contar nos estudos e isso faz toda a diferença na preparação. A banca não vai querer saber se a gente estudou pelo cronograma de 8 horas diárias, se foi nos 15 minutos de almoço, se foi de madrugada ou de dia... o importante é acertar a questão. Creio que quando a gente vai com o pensamento "sangue no zóio e faca na caveira" tudo concorre para a evolução. Parabéns pelo artigo Gabi!!!
    Flávio em 24/02/17 às 11:15
  • Conte comigo, Sheila! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 19:28
  • Oi Gabbi, O soco foi com luva de boxe. Mas é disso que precisamos para cairmos na real. Como sempre, excelente. Abraço. Sheila
    Sheila em 23/02/17 às 19:06
  • Daiana, eu ia te dar uma dica, mas a Gabi foi rápida e certeira na resposta! Ser autocrítico é diferente de ser perfeccionista. A busca por melhores práticas é uma prática saudável, arrisco dizer que é uma qualidade comum de quem é aprovado: fazer menos coisas erradas e mais coisas certas. E isso, quer queira quer não, como não nascemos concurseiros profissionais, aprendemos durante o processo. Querstionar-se, a todo momento, é bom. Pense no conceito que se usa em startups: erre, mas erre RÁPIDO! Bons estudos!
    Uilian Muneretto em 23/02/17 às 17:37
  • Oi, Daiana. Já tentou o Coaching? O que você descreveu não é perfeccionismo propriamente. É falta de confiança no plano de estudo. Acho que o Coaching pode te ajudar. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 17:11
  • Sinceramente, eu ainda sofro muito com isso. Toda vez que estou estudando sempre acho que o meu método de estudo não é bom, que não estou fazendo direito. Sempre tenho a sensação que minhas escolhas estão erradas. Se estudo pelo livro, acho que deveria estar estudando pelo pdf. Se estudo pelo pdf, penso que deveria estar estudando pelo livro. Isso me desanima. É auto sabotagem. Preciso de terapia gente rsrs...
    Daiana em 23/02/17 às 17:08
  • Que ótimo, Gilberto! Conte sempre comigo e com meus artigos aqui no site. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:36
  • O problema de um é o de muitos, Scheila! Que bom que pude ajudar. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:34
  • Obrigada por sempre me acompanhar, Carmary! <3 Verdade, com o tempo de estudos o perfeccionismo exaure... é impraticável e acabamos por deixá-lo de lado. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:33
  • Que bom que agora me conhece, Rosa. Posto toda terça e quinta. Além disso, já tenho um montão de artigos no site. Não deixe de dar uma olhada! Abs e volte mais vezes Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:32
  • Eu também tenho vívidas lembranças do meu perfeccionismo desde muito criança, Paulo. Isso nasce com a gente, mas pode ser bastante atenuado. É só perceber que é assim e trabalhar ativa e diariamente na mudança. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:30
  • Opa! Objetivo alcançado! Abs, Liz Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:27
  • Que bom, Rodrigo. Você já tem o ímpeto de ser empenhado dentro de si. É só controlar o perfeccionismo que desmotiva e paralisa. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:22
  • Que bom, Valter. Não dá para melhorar sem perceber porque agimos como agimos. Hoje você deu um importante passo. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:20
  • Vamo que vamo, Simone. Autoconhecimento liberta. A cegueira de si escraviza! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:17
  • Verdade, Neilton. Muuuitas vezes a gente erra e não nota. A melhor coisa é ter alguém para dar um toque. Adoro ter pessoas perto de mim que fazem isso e é incrível ser essa pessoa para vocês! <3 Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:16
  • Disponha sempre, Hélio! Estou aqui para tentar abreviar a caminhada de vocês até a vaga e para ampliar o aprendizado. Muita coisa que a gente aprende sendo concurseiro serve para nossa vida pessoal. Beijo e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:08
  • Mônica, pode deixar que postarei em breve um artigo só sobre como revisar! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:06
  • Oi, Willy. Obrigada! :) Toda terça e quinta tem artigo. Venha me visitar mais vezes! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:04
  • Aline, minha querida (e eterna) coachee! <3 O querer ser perfeito não é defeito. A cobrança realmente é enorme! Concordo 100%! Contudo, a perfeição não existe e - muitas vezes - a busca dela nos limita, estressa e frustra. Focar na regularidade no fazer bem-feito é que gera resultado. Vide sua nota no TRE SP (O-R-G-U-L-H-O!!!!). O lema do comandante tem razão de ser: preocupação não gera ponto na prova. Abs e saudade. Conte sempre comigo!!! Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:01
  • Gabriel, esse problema é super comum e é difícil para a própria pessoa perceber. Eu mesma já fiz isso muitas vezes. Nada como se observar para corrigir esses padrões de comportamento distorcidos e de raízes ocultas. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 14:57
  • Obrigada, Tiago! "Soco" com amor, viu? Abs e bons estudos Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 14:54
  • Que bom, Leo. Um desafio como ser aprovado em um concurso público demanda muito preparo, em especial psicológico. É ótimo contribuir com sua evolução! <3 Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 14:52
  • Muito obrigada, Gisele. A reflexão dos liberta dos padrões internos que nos atrapalham. É muito bom contribuir aqui no site! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 14:49
  • Ótimo texto! Impacta qualquer um. Muito obrigado pelo apoio que seus artigos têm nos dado.
    Gilberto em 23/02/17 às 14:48
  • Oi, Uilian! Obrigada pelo comentário. O perfeccionismo, se modulado, é empenho. Daí é qualidade. Se descontrolado, é defeito e paralisa quando vemos que perfeição é um mito. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 14:48
  • Que show! parece até que me conhece rsrs. Precisava ler isso. Obrigada
    scheila em 23/02/17 às 13:42
  • Olá prof.! Com a "maturidade" nos concursos relaxamos um pouco... Ótimo texto como de costume! Bj
    Carmary em 23/02/17 às 12:48
  • Boa tarde! Excelente artigo, leve e profundo, muito "bem feito"! Gabi, por um acaso bem agradável, acabei de ler pela primeira vez um dos seus artigos e gostei muito! A partir de hoje estarei 'de olho'!! Obrigada, parabéns e sucesso!!
    Rosa Marília em 23/02/17 às 12:17
  • Excelente, Gabriela! Tocou em um dos meus maiores (senão maior) pecados como concursando! Se não consigo fazer EXATAMENTE como planejei, começo a me sabotar. Lembrei muito da época de video-game, em que eu vivia "dando RESTART" porque errava qualquer besteirinha no jogo e não avançava de fase enquanto não fizesse tudo perfeito. Resultado? Demorava MUITO pra "zerar". Parabéns, mais uma vez!
    Paulo em 23/02/17 às 11:40
  • Amei...soco na minha cara...minha realidade...mudando em 3,2,1...
    Liz em 23/02/17 às 11:38
  • Gabi, excelente artigo, como sempre... Sou muito perfeccionista e me identifiquei em vários itens que você sinalizou. Obrigado pelas dicas! Parabéns!!! :)
    Rodrigo em 23/02/17 às 11:34
  • UM DOS MELHORES ARTIGOS QUE JÁ LI. ME IDENTIFICO MUITO COM ESTA SITUAÇÃO, PARECE QUE O TEXTO FOI UM DIAGNÓSTICO PERFEITO DO MEU PROBLEMA. OBRIGADO POR ESSE ARTIGO EXCEPCIONAL!
    Valter em 23/02/17 às 11:07
  • Professora, obrigada pela sua lucidez neste texto e nos outros, todos excelentes. Semana passada precisei ir ao Banco, tive que voltar duas vezes até resolver tudo. Fiquei tãããão chateada por furar meu cronograma que fiquei dois dias sem conseguir estudar, é mole? Vigie-se, analise-se e mude! 2017 promete, vamos que vamos!
    simone em 23/02/17 às 10:50
  • Hummm!!!!!!!!!! Ótimo texto. Gabi sempre muito sincera e direta ao ponto. Contribuindo bastante para melhorar o desempenho dos concursandos. Às vezes a gente erra sem perceber que está errando. Parabéns Gabi e equipe do Estratégia!!!
    Neilton em 23/02/17 às 10:40
  • Bom dia Gabi !! Meu Deus, senti o golpe. Kkkkk Passei pra agradecer pelos excelentes textos que sempre nos faz refletir e a pôr os pés no chão. Muito obrigado por toda sinceridade com que os escreve. Tem me edificado, e muito. Uma excelente semana. Deus abençoe. Beijão
    Hélio Brandão em 23/02/17 às 10:25
  • Agora eu senti a "porrada na minha cara"! Muito obrigada por esse artigo maravilhoso. Gabi, tenho que confessar: peco muito nas minhas revisões. Você poderia me ajudar nessa parte da trajetória? Bjo
    Mônica em 23/02/17 às 10:05
  • Excelente postagem, professora! Gostei de todo o texto! Parabéns!
    Willy Maia em 23/02/17 às 10:02
  • Olá professora! Não sabia identificar o que sentia, mas acho que é isso mesmo: medo da imperfeição. Tenho desses chiliques de não estudar o cronograma do dia porque já estou atrasada...rss Contudo, no fundo há uma pincelada de razão em querer ser perfeito, pois a prova nos exige isso! E os concorrentes estão cada vez mais afiados! Diante desse cenário, alimentamos a tese que para passar é preciso ser praticamente perfeito, quando na verdade existem diversos fatores que influenciam. Fico angustiada só de pensar, mas como diria certo Comandante: nem pense, estude! Abraço carinhoso e cheio de saudades ;)
    ALINE em 23/02/17 às 09:58
  • Gabriela, muito obrigado. Essa frase de não estudar caso não seja possível estudar o dia todo é algo que tem acontecido como corriqueiramente, hoje pude entender a razão disso, é apenas meu ego. Eu também erro muito por insegurança, e revejo o mesmo conteúdo 20x por receio de esquecer algo.
    Gabriel em 23/02/17 às 09:50
  • Que artigo sensacional, soco na minha cara mesmo! rsrsrs Parabéns Gabriela!!
    Tiago em 23/02/17 às 09:46
  • "BEM-FEITO É MELHOR DO QUE PERFEITO" Este lema tem sido perfeito na minha vida! Assim como: " você deseja se sentir melhor ou evoluir?" ; ) Seus textos são muitos bons, simples, mas provocam mudanças profundas. Saiba que um dos que leem vc tem evoluído bastante nos estudos. Obrigado por escrever!
    Leonardo Ferreira em 23/02/17 às 09:32
  • Obrigada Gabriela. Soco na boca do estômago! Seus artigos são excelentes, levam a muita reflexão. Abraço
    Gisele em 23/02/17 às 09:27
  • Bom dia Gabi! Pois é, demoramos um bom tempo até perceber que perfeccionismo realmente é uma pedra em nosso caminho. Não dá pra qualificar totalmente como defeito, mas o retorno que traz é, precipuamente, negativo. Gostei muito do analise-se, só assim conseguimos mudar e evoluir! Excelentes palavras. Boa semana!
    Uilian Muneretto em 23/02/17 às 09:26