Artigo

Como vencer a FGV na prova da Receita Federal

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre como vencer a FGV na prova da Receita Federal. Vamos lá?

Como vencer a FGV na prova da Receita Federal

Fundação Getúlio Vargas – FGV, foi oficialmente contratada como Banca Examinadora do próximo certame da Receita Federal.

Lembrando que serão ofertadas 699 vagas, sendo 230 para Auditor Fiscal e 469 para Analista Tributário, sendo ambos os cargos de nível superior em qualquer área de formação.

Além disso, no Portal de Transparência, a Receita Federal possui 12.300 cargos vagos de Auditor Fiscal e mais de 10.600 do cargo de Analista.

E, não menos importante, esses cargos contam com um salário inicial de nada menos que R$ 11.684,39 para Analista e R$ 21.029,09 para Auditor.

A Banca FGV já organizou inúmeros certames para a área Fiscal. Inclusive, ela, juntamente com a FCC, é a Banca queridinha desses concursos.

Por exemplo, dois concursos recentes realizados pela FGV para a área fiscal foram:

  • Concurso de Auditor Fiscal da Sefaz Amazonas – realizado em 2022;
  • Concurso de Auditor Fiscal da Sefaz Espírito Santo – realizado em 2021.

Exigência da FGV no concurso para Auditor Fiscal da SEFAZ AM

Como falamos, uma prova recente para a área fiscal realizada pela FGV foi a do concurso de Auditor Fiscal da Sefaz AM, a prova objetiva deste certame foi composta por 140 questões, de peso 1 e peso 2, que totalizaram 210 pontos.

Desse modo, a disciplina de Direito Tributário foi a mais exigida no certame da SEFAZ AM, com 14 questões de peso 2, isto é, essa disciplina contava com até 28 pontos na prova, isto é, 13% do total da prova objetiva.

Por sua vez, como segunda disciplina mais exigida neste certame ficou Legislação Tributária do Amazonas, essa disciplina contou com 12 questões de peso 2 na prova, representando 11% da nota total da prova objetiva.

Mas, é importante você ter em mente que apesar da sua prova da Receita Federal não cobrar Legislação Tributária Estadual, como foi o caso do certame da SEFAZ AM, a Receita cobra sua Legislação Tributária Federal e Legislação Aduaneira, que seriam as matérias equivalentes à Legislação Tributária Estadual no concurso da SEFAZ AM.

Além disso, as disciplinas de Auditoria e Análise de Dados foram a 3º matéria mais exigida no certame da SEFAZ AM, sendo que cada uma delas contou com 10 questões na prova, totalizando até 10% da nota da prova objetiva, cada uma.

Ademais, as demais matérias representaram:

  • Contabilidade Geral – 8% da cobrança na prova, isto é, 8 questões, peso 2;
  • Contabilidade de Custos – 8% da cobrança na prova, isto é, 8 questões, peso 2;
  • Direito Constitucional – 5% da cobrança na prova, isto é, 10 questões, peso 1;
  • Contabilidade Avançada – 8% da cobrança na prova, isto é, 8 questões, peso 2;
  • Direito Administrativo – 5% da cobrança na prova, isto é, 10 questões, peso 1;
  • Português – 5% da cobrança na prova, isto é, 10 questões, peso 1;
  • Raciocínio Lógico – 5% da cobrança na prova, isto é, 10 questões, peso 1;
  • Matemática Financeira e Estatística – 5% da cobrança na prova, isto é, 10 questões, peso 1;
  • Direito Civil – 4% da cobrança na prova, isto é, 8 questões, peso 1;
  • Direito Penal – 3% de cobrança, isto é, 6 questões, peso 1;
  • Direito Empresarial – 3% da cobrança na prova, isto é, 6 questões, peso 1.

Exigência da FGV no concurso para Auditor Fiscal da SEFAZ ES – Como vencer a FGV

Como falamos, outra prova recente para a área fiscal realizada pela FGV foi a do concurso de Auditor Fiscal da Sefaz ES, a prova objetiva deste certame foi composta por 110 questões, de peso 1 e peso 2, totalizando 170 pontos.

Desse modo, as disciplinas de Direito Tributário e de Legislação Tributária do Espírito Santo foram as mais exigidas neste certame, com 15 questões de peso 2 cada uma delas, o que totalizou até 30 pontos, isto é, cada uma dessas provas objetivas totalizou 18% da prova total da SEFAZ ES.

Assim como falamos no caso da SEFAZ AM, é importante você ter em mente que apesar da sua prova da Receita Federal não cobrar Legislação Tributária Estadual, como foi o caso do certame da SEFAZ ES, a Receita cobra sua Legislação Tributária Federal e Legislação Aduaneira, que seriam as matérias equivalentes à Legislação Tributária Estadual no concurso da SEFAZ ES.

Outrossim, as disciplinas de Auditoria, TI Aplicada à Auditoria e Contabilidade Avançada e Custos ficaram com o 3° lugar das matérias mais exigidas, cada uma dessas disciplinas contou com 10 questões na prova, o que representou até 12% da nota da prova objetiva.

Ademais, as demais matérias representaram:

  • Contabilidade Geral – 6% da cobrança na prova, isto é, 10 questões, peso 1;
  • Português – 6% da cobrança na prova, isto é, 10 questões, peso 1;
  • Direito Constitucional – 4% da cobrança na prova, isto é, 6 questões, peso 1;
  • Direito Administrativo – 4% da cobrança na prova, isto é, 6 questões, peso 1;
  • Raciocínio Lógico e matemática Financeira – 4% da cobrança na prova, isto é, 6 questões, peso 1;
  • Direito Civil e Penal – 4% da cobrança na prova, isto é, 6 questões, peso 1;
  • Direito Empresarial – 4% da cobrança na prova, isto é, 6 questões, peso 1.

Comparação da SEFAZ AM x SEFAZ ES

Como podemos verificar, nesses 2 certames recentes da área fiscal, a Banca FGV acabou repetindo as matérias mais importantes.

Por exemplo, no caso da SEFAZ AM, as disciplinas de Direito Tributário, Legislação Tributária, Auditoria, Análise de Dados e as disciplinas de Contabilidade totalizaram quase 70% do total de pontos da prova objetiva.

Por sua vez, no caso da SEFAZ ES, as disciplinas de Direito Tributário, Legislação Tributária, Auditoria, TI Aplicada à Auditoria e as disciplinas de Contabilidade totalizaram quase 80% do total de pontos da prova objetiva.

Assim, um bloco com praticamente 5 disciplinas em cada uma dessas provas, totalizaram mais da metade da pontuação possível na prova objetiva de cada certame.

Além disso, as disciplinas disciplinas mais exigidas representaram:

  • Direito Tributário, representou entre 13% e 18% do total de questões da prova objetiva;
  • Legislação Tributária, representou entre 11% e 18% do total de questões da prova objetiva;
  • Auditoria Fiscal, representou entre 10% e 12% do total de questões da prova objetiva.

Logo, essas 3 disciplinas mais cobradas, totalizaram entre 34% a 48% do total de pontos possíveis nesses certames.

Como vencer a FGV na prova da Receita Federal

Assim, como podemos verificar, a FGV costuma exigir mais algumas matérias quando faz os seus certames para a área fiscal.

Sendo assim, para vencer a FGV na prova da Receita Federal e obter uma boa pontuação para conquistar a sua aprovação, você deve:

1° Focar nas matérias mais exigidas

Como trouxemos neste artigo, algumas matérias possuem um peso maior do que outras para a prova. Desse modo, você precisa priorizar as matérias de maior peso. Como falamos, um bloco de 5 matérias totalizou entre 70% a 80% do total da pontuação disponível nos certames.

Ademais, as 3 matérias mais importantes totalizaram entre 34% a 48% do total de pontos possíveis nos certames.

Lembrando, claro, que na Receita Federal não é cobrado Legislação Tributária Estadual, sendo substituída por Legislação Tributária Federal e Legislação Aduaneira.

Sendo assim, para vencer a FGV você deve dar uma atenção maior a essas disciplinas “mais” importantes. Destarte, você irá potencializar o seu tempo disponível para estudo, tornando seu estudo mais eficiente.

Não esqueça: Quem passa em concursos públicos não é o que mais sabe o assunto, mas quem sabe responder questões de prova.

2° Faça muitas questões da FGV

Como você já deve ter percebido, a FGV costuma manter o estilo de cobrança, não apenas em relação a quantidade de exigência de cada matéria, mas também os assuntos mais exigidos dentro de cada disciplina.

Para você fazer uma boa prova da FGV e conquistar a sua aprovação no certame da Receita Federal, você precisa treinar muitas questões. Sendo assim, você compreende como é a cobrança dessa banca examinadora em relação a cada tema específico dentro de cada disciplina. 

Assim como outras bancas examinadoras, a Fundação Getúlio Vargas tem o seu estilo próprio de cobrança, ou seja, ela tende a exigir mais alguns assuntos do que outros.

Destarte, ao resolver questões de provas anteriores da FGV, você vai entender como é estrutura as suas questões, qual o nível de detalhamento necessário para a sua prova. Afinal de contas, lembre-se que não é quem sabe mais o conteúdo que passa no concurso.

Sendo assim, se você investir mais do seu tempo disponível para o estudo nos temas que são mais recorrentes para o seu certame, você irá aumentar as chances de obter um bom resultado no concurso público com um menor esforço.

Afinal, o seu estudo precisa ser eficiente, até porque é quase impossível saber bem todo o conteúdo exigido no edital, principalmente em um edital do nível da Receita Federal.

Quanto mais questões da FGV você resolver, mais claro irá ficar os temas que você deve ter uma maior atenção, seja por ter dificuldade, seja por ser mais importante para sua prova.

Resumo – Como vencer a FGV na prova da Receita Federal

Como falamos, as bancas examinadoras costumam utilizar um padrão nas suas provas, com a FGV não é diferente. Assim, para você conquistar uma boa pontuação na prova desta Banca e por consequência a sua aprovação na Receita Federal, você deve focar principalmente nas matérias mais importantes para a sua prova e treinar muitas questões anteriores.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.