43

Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia

Vamos descobrir nesse tutorial como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia tirando proveito de todas as funcionalidades que ele oferece.

Olá, tudo bem? Temos, no lançamento do novo Sistema de Questões do Estratégia – SQ, uma ótima oportunidade para melhorarmos muito nossos estudos através da resolução de muitas questões.

Nas diversas Trilhas Estratégicas, os professores montam cadernos para que os alunos os utilizem de acordo com o concurso desejado. Porém, é absolutamente razoável que um estudante queira aprofundar ainda mais seus estudos em certos assuntos ou em certa matéria. Para isso ele pode criar seus próprios cadernos de estudo, aumentando ainda mais a absorção dos conteúdos em que ele tiver dificuldade, que tiverem grande importância em prova, ou simplesmente que o concursando queria aprofundar mais.

Além disso, apresentamos diversas funcionalidades nesse sistema. Vamos aprender, da melhor maneira, como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia.

Login no SQ

Para ser o mais didático possível, vamos iniciar nosso tutorial desde o comecinho, ou seja, na tela de login. Primeiramente, entre no seguinte site:

https://questoes.estrategiaconcursos.com.br/

Após entrar no site, você verá a seguinte imagem:

Tela inicial do SQ do Estratégia

Para fazer seu login, clique primeiramente na área demarcada em vermelho (em sua tela, não haverá essas demarcações, colocamos elas aqui apenas para especificar em qual parte da tela estamos trabalhando).

Uma vez que você clicou, você encontra a seguinte tela:

Fazendo o login no SQ

Utilize normalmente sua senha e usuário do Estratégia para entrar em no SQ e clique em “Entrar no meu perfil”.

Caso você perceba algum erro, clique em “esqueci minha senha”, mesmo que não tenha esquecido e redefina sua senha.

Telas do SQ

Agora que fizemos o login, seu navegador vai abrir diretamente na seguinte tela:

Tela "Busca de Questões" do SQ

Perceba que, para facilitar o uso, você já entra na tela de Busca de questões. Isso facilita a vida de quem está entrando pela primeira vez no sistema ou de quem quer criar um caderno novo.

Apesar disso, vemos que temos 6 abas:

  • Busca de Questões
  • Cadernos e Simulados
  • Guias de Estudos
  • Novidades
  • Central de Ajuda
  • Assinatura

Nas guias de estudo, você encontrará um enorme banco de dados de questões separados de acordo com o edital dos concursos das mais diversas áreas. Em novidades, você pode se inteirar sobre as funcionalidades do SQ (já entregues e futuras). Na central de ajuda, você pode entrar em contato com o Estratégia para esclarecer suas dúvidas e reportar erros e sugestões. Por fim, na sessão de assinatura, você consegue visualizar os planos de assinatura do SQ.

Vamos a uma breve apresentação dos dois outros itens restantes (Busca de Questões e Cadernos e Simulados).

Busca de questões

Na busca de aprendermos como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia, vamos ver a aba de Busca de Questões.

Ao clicar na aba Busca de questões (destacada em vermelho), observamos em nosso navegador as seguintes opções:

Abas da tela "Busca de questões"

É aqui que a mágica acontece. Temos inúmeros filtros e maneiras de selecionar questões. Mais à frente de nosso tutorial, vamos criar um caderno juntos para que você tenha uma experiência completa e já saia resolvendo as questões dos assuntos que você quiser!

Cadernos e Simulados

Saindo da Busca de questões e indo para a aba Cadernos e Simulados, temos a tela abaixo:

Aba "Cadernos e Simulados"

Nela, você pode ver todos os seus cadernos criados anteriormente. Nesse caso em exemplo, temos o caderno Direito Constitucional (2020 e 2019), com 500 questões, e o caderno Português MPU – Todos os cargos, com 713 questões.

Ainda nesta tela, você também tem acesso aos seus simulados. No caso em questão, temos o Simulado – Direito Tributário, com 30 questões.

Você também pode organizar os seus cadernos dentro de pastas. Na imagem acima, temos:

  • uma pasta referente aos cadernos de Matemática;
  • uma pasta referente aos cadernos de Direito Administrativo;

Veja como fica a visualização dos cadernos dentro da pasta Matemática:

Visualização dos cadernos nas pastas

Você pode nomear o seu caderno, pasta e simulado como quiser. Demonstraremos mais à frente, durante a criação de nosso caderno, como colocar um nome em seu caderno.

Ao clicar em Cadernos e Simulados, verifica-se também que existem as abas “Todos”, “Meus Cadernos”, “Cadernos Compartilhados”, “Meus Simulados” e “Simulados Compartilhados” .

Tipos de cadernos e simulados

Ao selecionar a aba “Todos”, você consegue visualizar todos os cadernos, simulados e pastas do seu perfil. Na aba “Meus Cadernos” aparecerão apenas os cadernos criados por você. Em “Cadernos Compartilhados” são mostrados apenas os cadernos criados por outras pessoas (professores, alunos, guias de estudo, etc.) e compartilhados com você. As abas “Meus Simulados” e “Simulados Compartilhados”, por sua vez, seguem o padrão acima aplicado aos cadernos, contudo, focando apenas nos simulados criados e compartilhados.

Do mesmo modo que cadernos e simulados podem ser compartilhados com você, você também pode compartilhar as suas criações com outros alunos. Para tal, basta clicar nos 3 pontinhos (destacados em vermelho) que aparecem na lateral direita dos seus cadernos/simulados:

Opções referentes a cadernos e simulados

Ao clicar nos 3 pontinhos ao lado do caderno, aparecerão as seguintes opções:

Opções detalhadas dos cadernos

Se clicarmos em “Compartilhar”, teremos as alternativas abaixo:

Compartilhando um caderno

Basta copiar o link para seu colega, professor, coach, etc. e ele, caso tenha acesso ao SQ, também poderá utilizar esse caderno. Você pode também enviar seu caderno por meio das suas redes sociais.

Os três pontinhos laterais dos simulados apresentam opções semelhantes às dos cadernos, como você pode verificar abaixo:

Opções detalhadas dos simulados

Tendo compreendido as principais funcionalidades da aba Cadernos e Simulados, vamos criar um caderno desses para sentir o gostinho de estudar com qualidade!

Como criar um caderno no SQ?

Nada melhor do que criarmos um caderno para aprendermos como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia.

Para nosso exemplo de caderno, decidimos desenhar um caderno de Direito Civil para Magistratura, da banca CESPE e que possua questões recentes. Perceba as quatro restrições:

  • Direito Civil;
  • Magistratura;
  • CESPE;
  • Questões Recentes.

Vamos pôr a mão na massa

Filtro Matéria/Assunto

Para iniciar nossa criação, cliquemos na Aba “Busca de questões” e depois no item “Matéria/Assunto” (em vermelho) obtemos a seguinte tela:

Visão inicial do filtro matéria/assunto

Observe os diversos itens a sua esquerda. Cada um desses é um tipo de filtro para seu caderno. Pode parecer muita coisa, mas eles são extremamente simples de serem utilizados. Vamos ao nosso passo a passo.

Como queremos um caderno de Direito Civil, vamos clicar na caixa de busca (em rosa na imagem abaixo), digitar o nome da matéria que queremos: “Direito Civil”.

Para realizarmos a busca, é necessário que apertemos a tecla Enter do teclado. Feito isso, você encontra as seguintes opções:

Busca textual de uma matéria/assunto

Veja que, pelo fato de as opções de pesquisa do SQ serem muitas, vários assuntos apareceram: Direito Empresarial, Psiquiatria, Direito Penal, etc. O que queremos é Direito Civil, portanto, clique em cada uma das flechinhas (destacadas em verde na imagem abaixo) e minimize cada um desses assuntos (Minimizar os itens não é obrigatório, mas facilita na busca do aluno):

Minimizando itens dos filtros

Melhore a organização de seu filtro

Após minimizarmos todos os itens que não desejamos, encontramos, em laranja, a matéria “Direito Civil”. Já que nosso objetivo é estudar toda a matéria de Direito Civil, vamos selecionar toda ela ao clicarmos no quadradinho logo à esquerda da matéria (em vermelho na imagem abaixo):

Selecionando assuntos no SQ

Ao clicar nesse quadradinho, todos os quadradinhos dentro do assunto “Direito Civil” automaticamente ficam selecionados (em laranja). Caso você queira retirar certo conteúdo, basta clicar no respectivo quadrado.

Um aluno que queira estudar apenas um dos conteúdos de uma matéria poderia escrever, na caixa de busca (onde escrevemos “Direito Civil” e pressionamos Enter), diretamente o nome da matéria (por exemplo, poderia escrever: Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Ou ainda: LINDB), selecioná-la e resolver questões apenas desse pequeno conteúdo.

Após nossa seleção, vemos, em amarelo, que temos 132.203 questões. É questão demais, certo? Vamos filtrar mais esse assunto para que nosso estudo seja o mais eficaz possível.

Filtro Banca

Ao clicarmos no filtro “Banca”, logo abaixo de “Matéria/Assunto”, obtemos a seguinte tela:

Filtro de banca no SQ

Após isso, clicamos na caixa de texto de procura, digitamos CESPE e apertamos a tecla Enter do teclado, obtemos as seguintes opções:

Selecionando bancas desejadas

Note que o Estratégia, para o CESPE, já traz questões inéditas e também questões discursivas! Isso é um benefício enorme para quem quer dar um passo a mais na matéria.

Ao selecionarmos a banca CESPE e as Inéditas da CESPE, diminuímos nosso número de questões para 3519.

Observe nos destaques em vermelho que, ao selecionarmos dois filtros, o número 2 aparece logo ao lado de “Banca” para demonstrar quantos filtros existem em cada um dos itens e ajudá-lo em sua organização.

Filtro Área

Existem diversas áreas de concursos e sabemos que uma prova de Juiz não é igual a uma prova de Fisco, que não é igual a uma prova Policial, desse modo, o aluno que quiser fazer um estudo super direcionado, pode selecionar sua área preferida de estudo:

Selecionando área no filtro de Áreas

Como estamos apenas exemplificando, optamos por selecionar apenas a área de Magistratura Estadual. No caso de um estudo real, o aluno poderia expandir suas questões para Procurador, Promotor, Magistraturas Federais, etc. aumentando sua gama de questões e melhorando sua preparação.

Filtro Órgão

Como já escolhemos uma área, optamos por não selecionar um órgão dentro dessa área.

Filtro Ano

Um importante filtro para o estudante é o filtro “Ano”. Caso você queira ver a tendência dos últimos anos, você pode selecionar apenas 4 ou 5 anos de estudo. Caso queira aprofundar bastante em uma matéria específica, você pode pegar todo o histórico da banca e exaurir o assunto da melhor maneira possível. Veja:

Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia

Em nosso exemplo, optamos por selecionar apenas os últimos 5 anos de questões para verificar como a banca vem cobrando esses assuntos.

Após selecionarmos os filtros anteriores, ficamos com apenas 56 questões. Caso o estudante queira mais questões, seria interessante voltar ao filtro “Área” e selecionar mais áreas de atuação, mais anos, ou mais bancas. As opções para o aluno são virtualmente infinitas.

Filtro Dificuldade

Pulamos o filtro Formação, já que, para ser magistrado, você tem que ser formado em Direito. Em Dificuldade, optamos por deixar de lado as questões muito fáceis e muito difíceis. Desse modo, estamos supondo que o estudante desse exemplo já é experiente, mas ainda não quis se arriscar nas questões difíceis demais.

Questões difíceis demais podem não agregar muito a um aluno que não possui experiência, já que pode ser uma questão até mesmo mal elaborada pelo examinador e que demandaria muito discernimento para ser utilizada como estudo. Isso não significa que elas não são úteis, mas apenas que devem ser utilizadas com cautela.

Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia

Filtro “Excluir da Busca”

Filtros de exclusão do SQ

Esse é um filtro que demanda atenção. Ao clicar nele, temos 9 opções:

  • Desatualizadas
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões cujas legislações foram modificadas ou simplesmente são retiradas questões que não estão de acordo com o entendimento atual (muito cuidado quando não excluir esse tipo de questão de seu caderno).
  • Anuladas
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões que foram anuladas pela banca (essas questões podem ser boas para ver como a banca se comporta).
  • Certo/Errado
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões no estilo Certa/Errada, enquanto as questões de múltipla escolha permanecem.
  • Múltipla escolha
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões de múltipla escolha. Atenção: Se você selecionar tanto a exclusão de questões Certo/Errado, quanto a exclusão de questões múltipla escolha, aparecerão para você somente as questões discursivas!
  • Sem solução
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões que não foram resolvidas pelos professores do sistema de questões.
  • Sem solução por vídeo
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões que ainda não possuem solução em vídeo.
  • Sem matéria/assunto
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões ainda não classificadas.
  • As que acertei
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões que você já resolveu e acertou.
  • As que errei
    • Ao selecioná-lo, retiram-se as questões que você já resolveu e errou. Atenção: se você seleciona, simultaneamente, os filtros “as que acertei” e “as que errei” aparecerão apenas as questões não resolvidas por você.

Em nosso caso, optamos por excluir da busca as questões desatualizadas e anuladas.

Selecionando filtros de exclusão

Criação de um caderno

Se você selecionou todos os mesmos filtros que utilizamos aqui, você deve estar com uma tela similar a essa:

Opções após seleção dos filtros

A partir desse ponto, temos 4 opções:

  • Ver questões (em vermelho): ao clicar nesse botão, você consegue resolver as questões diretamente, sem criar o caderno.
  • Criar caderno (em amarelo): selecionando essa opção, você irá criar um novo caderno e deixá-lo salvo em sua aba de Cadernos e Simulados.
  • Criar simulado (em verde): por meio desse botão, você consegue criar um novo simulado e deixá-lo salvo na aba Cadernos e Simulados.
  • Limpar filtros (em azul claro): selecionando esse botão, todos os filtros feitos por você serão zerados.

Em nosso exemplo, iremos criar um caderno:

Criação de cadernos

Nesse ponto nomeamos o caderno. Podemos salvá-lo no início (sem que ele esteja em alguma pasta específica) ou podemos adicioná-lo a uma outra pasta. Para tal, clicamos em TROCAR e uma nova tela será exibida:

Criação de pastas

Você pode atribuir o nome que quiser à sua nova pasta. No nosso exemplo, daremos o nome de “Questões Magistratura”. Após nomear, basta clicar em CRIAR, selecionar a nova pasta e, em seguida, SALVAR.

Seleção de pastas

Observe também que podemos limitar o número de questões que esse caderno terá:

Número de questões por caderno

Apenas para apresentar a funcionalidade, limitamos nosso caderno a 30 questões.

Clique em “Criar caderno” e ele está pronto! Caso queira criar outro caderno, clique em “criar outro” na tela que aparecerá em seguida e siga todos os passos anteriores.

Criação de um simulado

A criação de simulados segue um processo bem semelhante ao de criação dos cadernos. Ao pressionar o botão “Criar simulado”, você irá se deparar com a seguinte tela:

Criação de simulados

Nessa tela, você poderá atribuir um nome ao seu simulado, decidir em qual pasta gostaria de salvá-lo, o tempo total destinado à sua resolução e o número de questões contidas nele.

Apresentação dos cadernos do SQ

Já aprendemos a criar o caderno, agora, para aumentarmos nosso entendimento em como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia, vamos apresentar nossa tela de Cadernos e Simulados e ver como ela funciona.

Vamos utilizar nossos cadernos. Clique na aba “Cadernos e Simulados”:

Apresentação do caderno criado

Dentre as várias opções, abrimos a pasta que criamos (Questões Magistratura) para selecionarmos o caderno que acabamos de criar (Direito Civil – Cespe – Magistratura (Anos Recentes)).

Observe o que acontece quando clicamos em cima do caderno desejado:

Visão geral do caderno

Temos diversos itens nessa primeira tela, vamos apresentá-los:

Dentre os itens destacados, temos em:

Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia
  • verde – em qual página você se encontra.
  • vermelho – opção de ajuste do tamanho da letra, conforme a sua preferência.
  • laranja – opções de atalhos de teclado.
  • rosa – número de questões, número de erros e número de acertos;
  • roxo – número de questões que serão mostradas por página e ordem das questões (mais recentes ou mais antigas).
  • azul – impressão do caderno.

Modo de visualização das questões

Ao clicarmos no item em roxo da imagem anterior, obtemos as seguintes opções:

Modo de visualização de questões

Para demonstrar o funcionamento, vamos verificar os dois modos principais de operação da plataforma. Temos as visualizações:

  • de 5, 10, 15 ou 20 questões por página;
  • de 1 por página.

Visualização de 5, 10, 15 ou 20 questões por página

A 1ª questão aparece normalmente para você:

Visualização da primeira questão

No caso da Visualização de 5, 10 15 ou 20 questões por página, para passar para a 2ª questão, basta rolar a tela para baixo.

Visualização de mais de uma questão por página

Para seguir para a 3ª questão, continue rolando a página para baixo. Após atingir o número de desejado de questões por página (5, 10, 15 ou 20), você deverá poderá partir para a página 2 clicando na setinha destacada em vermelho:

Passando para a próxima página

Visualização de 1 por página

No caso da visualização de uma questão por página, cada questão é sua própria página, desse modo, a cada resolução, você deve passar para a próxima página para resolver a próxima questão.

Visualização de uma questão por página

Atalhos e impressão do caderno

Clicando no botão de atalhos (em laranja na figura principal), a seguinte tela será aberta:

Atalhos do teclado no SQ

Você pode utilizar desses macetes para agilizar a resolução de questões!

Clicando no botão de impressão (em azul na figura principal), você será redirecionado para a tela a seguir:

Configurando a impressão do caderno

Na tela de impressão, você poderá selecionar quantas questões daquele caderno você gostaria de imprimir, a partir de qual questão se dará a impressão, se deseja ou não que a matéria associada à questão seja exibida, o tamanho da fonte e se deseja excluir alguma questão (como as já resolvidas ou as que você acertou).

Ao clicar em IMPRIMIR, um documento em pdf será gerado em outra aba do seu navegador, nos moldes do exemplo abaixo:

Arquivo de impressão em PDF

Resolução de questões

Vamos resolver uma questão simples e ver como funciona nosso sistema. Utilizemos a primeira questão de nosso caderno:

Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia

Destacado em vermelho você verá o ID da questão, ou seja, o número que a diferencia das demais questões do sistema. Em verde, encontram-se as informações referentes à prova daquela questão. Em laranja, por sua vez, encontram-se a matéria e assuntos associados a essa questão.

Para resolver, basta clicar na letra de uma das alternativas como na imagem abaixo:

Selecionando uma alternativa da questão

Uma vez escolhida a alternativa, ela fica destacada em roxo e a opção “Responder” fica disponível. Clicando em “Responder” temos a solução da questão:

Tela de quando você errou a questão

Observe que, ao errar tal questão, sua alternativa fica em vermelho, para demonstrar o erro, e a alternativa correta fica em um tom pastel de verde.

Caso você acerte a questão, o tom de verde é mais escuro:

Tela de quando você acertou a questão

Adicionar e remover questões

Você pode adicionar determinada questão a um caderno específico ou removê-la durante sua resolução. Para isso, clique nos três pontinhos destacados em vermelho abaixo:

Adicionando e removendo questões do caderno

Ao clicar neles, a seguinte tela aparece:

Opções da questão

Você pode adicionar essa questão a um outro caderno (por exemplo, um caderno de favoritas), remover ela desse próprio caderno (uma questão mal elaborada, por exemplo), compartilhar com colegas ou com professores para tirar suas dúvidas e reportar um erro encontrado na questão.

Solução do enunciado, das alternativas e comentários dos alunos

Um dos itens mais importantes, ao descobrir como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia, é verificar a Solução das questões. Apresentamo-lo aqui.

Tendo acertado ou errado a questão, você tem a opção de ver os comentários dos alunos, a solução do enunciado e a solução do professor.

Como visualizar soluções e comentários

Basta clicar em “Ver solução e comentários” (em vermelho acima) e você verá a seguinte tela:

Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia
Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia

Note que existem 3 abas:

  • Enunciado;
  • Solução;
  • Comentários.

Enunciado

Essa aba (em vermelho) traz o enunciado da questão, transcrito conforme a prova.

Solução

Contém a solução do enunciado e/ou a solução item a item das alternativas das questões. Nesse ponto, temos um diferencial importantíssimo, a solução curta e completa. Utilizar essa função pode salvar muito tempo de estudo:

Alternando entre solução rápida e completa

Comentários

Aqui, encontramos os comentários dos próprios alunos, que podem ser tão valiosos quanto dos professores.

Conclusão do tutorial: Como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia

Pessoal, esse é um tutorial básico para quem tem dificuldades em criar filtros ou para quem ainda está se acostumando com o sistema de questões como um todo. Em poucos dias, tudo fica muito simples.

Recomendamos que você se aventure no SQ nesses primeiros dias. Aprenda a utilizá-lo e encontre todas as funcionalidades pelas quais tem preferência. Isso faz com que a experiência seja mais tranquila. Faça alguns cadernos, resolva-os e depois crie cadernos mais complexos com a experiência que for adquirindo.

Se restou alguma dúvida sobre como utilizar o Sistema de Questões do Estratégia, entre em contato conosco através da nossa Central de Ajuda. Será um prazer ajudá-lo(a)!

Um abraço.

Aproveite para obter nossos pacotes enquanto eles ainda estão disponíveis:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/sistema-de-questoes#/

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *