Artigo

Como usar o filme O Poço na redação?

Prof. Raphael Reis chegando na área para analisar e refletir sobre o filme “O Poço”, grande audiência da Netflix.

De fato, é uma produção que permite muitas reflexões e pode ser utilizada como recurso argumentativo na redação de tipologia dissertativa-argumentativa.

A alusão cinematográfica pode ser aplicada na contextualização (introdução), bem como na construção do parágrafo argumentativo.

Para explorar melhor os elementos simbólicos do filme, fiz uma “live” discutindo as principais referências que observei no filme: os livros “Dom Quixote”, “A Bíblia” e “A Divina Comédia”.

Segue o link da “live”:

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book e-book 25 conceitos para usar na redação.

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis)

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profraphael

Site: professorraphaelreis.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Ana! Que coisa maravilhosa! Fico feliz em saber que você gostou. Dom Quixote é a minha obra favorita :) Espero que goste.
    Raphael de Oliveira Reis em 04/05/20 às 16:56
  • Parabéns Professor Rafa, seu comentário trouxe muitas formas de pensar relacionadas ao filme "O poço" acrescentando muito na interação dos personagens da trama com a atualidade, e gostei bastante das comparações que vc fez a respeito do livro "Dom Quixote de La Mancha", que foi pra mim muito marcado por ser dos primeiros livros que li na minha infância, vou ler novamente agora com outro olhar!Obrigada!
    Ana Célia Carvalho em 04/05/20 às 12:06