Artigo

Como estudar para concursos – Delegado de Polícia

1. Introdução

Caricatura juridico

Olá caro concurseiro e futuro delegado de polícia,

Se você clicou nesse link, tenho certeza de que você pretende realizar um concurso de delegado de polícia, o famoso “Delta” da polícia civil ou federal. Ou então se não possui esse cargo como objetivo, pelo menos alimenta já um sonho.

As expectativas crescem no sentido da abertura de vários editais para o concurso de delegado de polícia civil para o ano de 2016. Resolvi escrever esse artigo para tentar levar até você informações sólidas de direcionamento e planejamento de estudos focados em concursos de Delta.

Primeiramente, esses concursos são muito longos, pois envolvem várias fases, além das fases de exame intelectual, estamos falando dos exames médicos, psicotécnicos, de aptidão física e também do curso de formação profissional.

Algo importante sobre esses concursos é o fato de que alguns estados já possuem lei estadual que prevê a atividade jurídica como pré-requisito para assumir o cargo. Mas isso varia muito de estado para estado. Alguns nem possuem essa previsão em lei, tampouco decreto que a regulamente.

No caso do concurso de Delegado de Polícia de Pernambuco, uma lei foi publicada recentemente com tal previsão. No entanto, o governo do estado já se manifestou no sentido de que para o próximo concurso não haverá aplicação de tal dispositivo legal, haja vista o próximo edital tratar-se, na verdade, de uma continuação de um concurso que se iniciou há mais de um ano.

2. Como funciona a maioria dos concursos

Todo concurso de delegado de polícia assim como todo e qualquer concurso público inicia seu trâmite com a autorização para realização.

Após a autorização é contratada a banca, que será responsável pela elaboração do concurso e toda a sua logística.

As bancas nos concursos de delegado de polícia são as mais variadas possíveis. Nas polícias civis muitas bancas são contratadas, em algumas oportunidades bancas locais, ligadas às universidades estaduais respectivas, elaboram a prova e são as responsáveis pela condução do certame.

No entanto, quando o assunto é concurso da Polícia Federal, o CESPE é o responsável. Isso vem se repetindo nos últimos concursos da instituição.

Após a contratação da banca é lançado o edital e nele temos as demais fases com os respectivos cronogramas.

O prazo desde a autorização até a prova varia muito e depende de vários fatores, inclusive econômicos e orçamentários.

2.1 Prova objetiva

A prova objetiva é o primeiro teste do concurso e ele envolve questões de múltipla escolha, geralmente dos mais diversos temas do Direito, no entanto, em alguns concursos cai até administração pública e informática, como no Ceará, ou então história e geografia local, como ocorre em alguns estados da federação onde leis estaduais preveem isso.

A prova objetiva geralmente envolve 100 testes e podem ser bem complicados como os do último concurso da PCDF, em que cada um deles envolvia itens muito longos.

2.2 Prova discursiva

As temidas provas discursivas vem crescendo e ganhando muito corpo dentro de um certame de delegado de polícia. Elas são importantes, tanto pela sua dificuldade em produzir, haja vista o ineditismo, quanto pela pontuação envolvida, que geralmente é grande.

As provas discursivas envolvem questões discursivas e peças práticas, em sua grande maioria. Há algumas em que as questões discursivas aparecem sozinhas (Alagoas), outras em que temos apenas a peça prática (Tocantins), mas a tendência é sempre vir uma peça prática atrelada a essas questões (Ceará, DF, Bahia).

Dependendo do edital, a prova discursiva é feita por todos os candidatos inscritos (Ceará) em outros casos a prova discursiva só é feita pelos candidatos classificados na prova objetiva até certa posição (Distrito Federal).

Se quiser um curso de peças práticas completo com todas as informações de que precisa para obter nota máxima, acesse:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/vinicius-silva-3265/

2.3 Exames médicos, Psicológico, toxicológico, investigação social de vida pregressa

A maioria dessas fases não causa muitos problemas para o candidato, pois se você não tem nenhum desvio psicológico ou problema sério de saúde e ainda não cometeu nenhum erro na sua vida pregressa, você vai tirar de letra essas fases do seu concurso.

Aqui o ideal é andar na linha, manter-se sempre dentro da lei, galgado em princípios éticos de retidão e de probidade. Principalmente se você já é da área policial e ocupa outro cargo, ou ainda se você é servidor público em outro cargo. Não procure responder PAD’s, ou envolva-se em qualquer confusão. Afinal, você não vai querer jogar o sonho da sua vida fora por conta de uma bobagem dessas.

2.4 TAF

Chegamos a um ponto chave dentro dos concursos de Delta. Estamos falando de uma fase que vem derrubando muita gente. A dica aqui é preparar-se com antecedência. Inicie sua preparação de forma antecipada.

Os testes geralmente envolvem as seguintes provas: Corrida de 12 minutos, flexão de braço em barra fixa, resistência abdominal.

Algumas provas envolvem ainda teste de corrida rápida de 50m, salto em distância, natação…

Para você não perder seu concurso numa fase dessas a dica é antecedência.

2.5 Curso de Formação

Essa fase é muito bacana. É nela que você aprende de verdade o que é atividade policial e como ela acontece no dia a dia. Algumas coisas você só aprende mesmo no dia a dia da profissão.

3. Matérias mais importantes

As matérias mais relevantes para concursos de delegado de polícia, certamente, é o chamado quinteto básico. Estamos falando de DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO ADMINISTRATIVO, DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL E LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE.

Para comprovar o que estou falando vamos aos fatos, de modo a comprovar o que estou falando vamos verificar o peso que essas matérias tiveram nos concursos de delegado do Ceará, Distrito Federal, Piauí, Tocantins, com base nos respectivos editais.

Concurso Peso do quinteto
Ceará 50/100 questões
Distrito Federal 67/100 questões
Tocantins 52,5/80 pontos
Piauí 60/100 pontos
São Paulo 62/100 questões

Veja que nos exemplos acima em todos os concursos as provas do quinteto básico equivalem a, no mínimo 50% dos pontos envolvidos na prova objetiva de múltipla escolha.

E nem falamos ainda da prova discursiva, que, geralmente, envolve uma peça prática com conhecimentos de Direito Penal e Processual Penal e questões discursivas também do quinteto básico.

Realmente a importância dessas matérias é muito grande, e isso é de suma importância para a sua preparação pré-edital. Afinal de contas, quem quer se preparar com antecedência deve priorizar as matérias que mais tem pontos envolvidos na prova objetiva, principalmente.

4. Próximos concursos de Delta

A expectativa para concursos de Delta para o ano de 2016 é a seguinte:

Concurso Situação Banca
PCPE Banca contratada CESPE
PCPA Banca contratada FUNCAB
PCMT Autorizado –
PCRN Governo anunciou
para 2016.1 –
PCGO Governo anunciou
para 2016 –

Esses concursos acima são os mais esperados para 2016.

5. Concurso Delegado Federal

Muitos aqui já devem ter iniciado a preparação para o DPF e estão ansiosos por notícias do concurso do DPF para Delegado de Polícia Federal.

A questão aqui é que o DPF não precisa mais pedir autorização para o MPOG, ele agora possui autonomia para realizar seus concursos, bastando para isso que demonstre a necessidade e haja orçamento.

A expectativa é que o próximo concurso contemple mais de 400 vagas, será o maior concurso da PF para o cargo de delegado.

6. Média salarial

Alguns estados estão pagando subsídios iniciais muito bons, até maiores que a Polícia Federal.

O Amazonas, o Mato Grosso, Distrito Federal, Ceará possuem subsídios iniciais de mais de R$ 15.000,00, o que representa uma remuneração compatível com a categoria, no entanto, ainda insuficiente para a grandeza do trabalho realizado pelo Delta.

7. Planejamento de estudos

Pensando em se preparar para concursos de delegado de polícia? Então passo adiante algumas dicas que se aplicam à preparação antecipada, antes do edital.

• Priorizar as 5 matérias principais

• Estudar pelos melhores materiais do mercado, priorizando aqueles que possuam muitas questões resolvidas

• Estabelecer uma meta diária, semanal e uma a médio prazo. O ideal aqui é dominar bem as 5 matérias principais em uma primeira fase de preparação e depois disso incluir matérias como medicina legal, criminologia, direito civil, direito processual civil, direito tributário (principalmente para quem for fazer DPF).

• Praticar atividade física. Isso ajuda a oxigenar o cérebro e a superar o TAF.

• Estudar em ciclos, sempre passando por todas as disciplinas do seu planejamento a cada ciclo.

• Fazer a leitura dos materiais e um resumo pequeno, com apenas aqueles temas que realmente precisam ser lembrados sempre. (você não precisa colocar no seu resumo o famoso “LIMPE”, pois isso já está enraizado na sua cabeça.

Ufa! Isso é o que de mais relevante eu lembrei e decidi colocar nesse verdadeiro guia de estudos para quem pensa numa das carreiras jurídicas mais empolgantes do serviço público.

Se quiser mais informações, dicas de estudo, dicas de preparação, envie email para o professor Vinícius Silva: [email protected].

Siga-me no instagram: viniciussilva_prof

Facebook: Vinícius Silva
Periscope: Vinícius Silva.

Um forte abraço.

Prof. Vinícius Silva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • ARTIGO MUITO LEGAL parabéns
    Graziela em 31/03/16 às 18:54
  • Ok meu caro, em breve estaremos postando algo sobre o concurso de Agente e Escrivão da PF
    Vinicius Silva em 29/01/16 às 22:47
  • Excelente artigo! Gostaria de ler também algum artigo acerca do cargo de agente da PF.
    Wagno em 29/01/16 às 08:22