Artigo

COMENTÁRIOS À PROVA DE ATUALIDADES DA PM/SP – SOLDADO

Olá pessoal,

Foram três questões de Atualidades na prova. O examinador cobrou fatos ocorridos nos meses de janeiro e fevereiro de 2018.

Quem fez o nosso curso e assistiu às nossas aulas de Retrospectiva do Mês Anterior foi bem na prova.

Vamos às questões:

 

  1. Em 26 de fevereiro deste ano, o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a expulsão de 60 diplomatas russos do país. Outros 14 países europeus, como França e Alemanha, também confirmaram que pedirão a saída de representantes diplomáticos russos de seus países.

(UOL – goo.gl/ypk7S2. Acesso 01.04.2018. Adaptado)

As medidas tomadas pelos países são uma forma de represália

(A) ao apoio russo ao governo sírio, responsável por milhares de mortos na guerra civil da Síria.

(B) ao apoio dos russos à produção de mísseis pelo governo da Coreia do Norte.

(C) à adesão russa à nova guerra comercial iniciada em janeiro pela China.

(D) ao envenenamento de um ex-espião russo por agentes químicos, no Reino Unido.

(E) ao roubo de dados pessoais de milhares de seguidores da rede facebook.

COMENTÁRIOS:

Em março de 2018, um ex-espião russo e sua filha foram envenenados na Inglaterra com um agente neurotóxico raro. A tentativa de assassinato ganhou ampla repercussão mundial por usar uma poderosa arma química chamada Novichok, criada na antiga União Soviética durante a Guerra Fria. Ela ataca o sistema nervoso e pode levar à morte por parada cardiorrespiratória.

O ex-agente Serguei Skripal e sua filha, Yulia, correram sério risco de vida, ficaram hospitalizados por semanas, em estado grave de saúde, mas sobreviveram.

Sergei Skripal foi condenado à prisão em 2006 na Rússia por traição. A acusação é de que ele vendia informações sigilosas aos agentes britânicos. Em 2010, ele foi perdoado, como parte de uma troca de espiões com os Estados Unidos. Desde então, passou a morar no Reino Unido.

O governo britânico acusou a Rússia de estar por trás do envenenamento. Como resposta expulsou 23 diplomatas russos do país. A medida foi seguida por outros países, em solidariedade aos ingleses. Os Estados Unidos expulsaram 60 diplomatas russos e decretaram o fechamento do consulado da Rússia em Seattle.

Além dos EUA, mais de 30 países, em sua maioria membros da União Europeia, mas entre os quais também figuram Canadá, Austrália e Ucrânia, expulsaram diplomatas. A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) também decidiu expulsar sete diplomatas russos.

A Rússia negou qualquer envolvimento na morte do ex-espião. Para Moscou, o atentado poderia ser fruto de um ataque terrorista que Londres não soube evitar. O governo afirma que a pressão internacional se trata de uma campanha antirrussa, apoiada pela imprensa do Ocidente, com o intuito de difamar o país internacionalmente.

O país também respondeu no mesmo tom com a expulsão de 23 diplomatas britânicos, 60 diplomatas norte-americanos, o fechamento do consulado dos Estados Unidos em São Petersburgo e a expulsão de 59 diplomatas de 23 países. No total, cerca de 300 diplomatas, de ambos os lados foram expulsos dos países onde estavam destinados.

A Rússia apoia o governo sírio na guerra civil da Síria, mas a represália americana não esteve relacionada com esse apoio. A Rússia não tem se envolvido na questão dos mísseis balísticos da Coreia do Norte.

Os russos não estão em uma guerra comercial com a China. O tema da guerra comercial se refere às sobretaxas e às outras barreiras comerciais aplicadas pelos Estados Unidos a produtos chineses exportados para os EUA. A China reagiu e anunciou sobretaxas em relação a produtos norte-americanos exportados ao país. Em junho de 2018, os dois países anunciaram que chegaram a um acordo sobre as sanções de parte a parte, que foram suspensas.

O Facebook esteve no centro de uma polêmica, no mês de março de 2018, relacionada à privacidade dos dados de seus usuários. Cerca de 80 milhões de pessoas tiveram suas informações vazadas para a empresa britânica de marketing político, Cambridge Analytica, por meio de testes de personalidade na rede social.

A empresa britânica teria usado dados disponíveis no Facebook para traçar perfis psicológicos detalhados de eleitores dos Estados Unidos, na campanha pró-Trump, e no Reino Unido, na campanha pró-Brexit. Algumas pessoas levantaram a suspeita de que haveria envolvimento russo neste vazamento, em função das suspeitas de que o país teria interferido nas eleições norte-americanas, por meio da disseminação de informações falsas em redes sociais.

               Gabarito: D

 

  1. Até 18 de fevereiro deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) já tinha recebido 18 ações diretas de inconstitucionalidade contra a reforma trabalhista.

As mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) entraram em vigor em novembro passado.

(Folha de São Paulo – goo.gl/ZWn6q3. Acesso 01.04.2018. Adaptado)

A maior parte dos processos tem em comum o fato de

(A) reclamarem sobre o fim dos saques anuais do PIS-PASEP.

(B) sustentarem a prorrogação do trabalho temporário por mais de três meses.

(C) questionarem o trabalho de grávidas em locais insalubres.

(D) reivindicarem o fim das férias fragmentadas em três períodos.

(E) pedirem a volta da obrigatoriedade do imposto sindical.

COMENTÁRIOS:

A maior parte dos processos tem em comum o fato de pedirem a volta da obrigatoriedade do imposto sindical. Antes da reforma, o tributo era recolhido anualmente e correspondia a um dia de trabalho, para os empregados, e a um percentual do capital social da empresa, no caso dos empregadores. Com a reforma trabalhista, a contribuição passou a ser opcional.

              Gabarito: E

 

  1. A agência internacional de risco Standard & Poor’s (S & P) rebaixou nesta quinta-feira (11. jan. 2018) a nota de crédito soberano do Brasil de “BB” para “BB-”. Com isso, o rating do país segue sem o selo de bom pagador, mas agora está três degraus abaixo do grau de investimento. Já a perspectiva para a nota mudou de negativa para estável.

(G1 – goo.gl/mnRUWR. Acesso 01.04.2018. Adaptado)

A agência apontou como justificativa para o rebaixamento

(A) o atraso na aprovação da reforma da Previdência para reequilibrar as contas públicas.

(B) o elevado número de desempregados, superior a 12 milhões de pessoas.

(C) o aumento da inflação provocado pela elevação do preço dos combustíveis.

(D) a morosidade na conclusão de obras de infraestrutura como a transposição do rio São Francisco.

(E) a fragilidade da reforma política aprovada pelo Congresso no final de 2017.

COMENTÁRIOS:

A classificação de risco por agências estrangeiras representa uma medida de confiança dos investidores internacionais na economia de um determinado país. As notas servem como referência para os juros dos títulos públicos, que representam o custo para o governo pegar dinheiro emprestado dos investidores.

Uma boa classificação atrai investimentos estrangeiros ao país. Fundos de pensão estrangeiros investem apenas em países com grau de investimento concedido por, pelo menos, duas agências de classificação de risco. Caso contrário, o país passa a ser considerado de grau especulativo.

Em 2008 e 2009, as três principais agências de classificação de risco de crédito elevaram a nota do Brasil para o patamar de grau de investimento. Em 2015 e em 2016, o Brasil teve a sua nota rebaixada, para o patamar abaixo do grau de investimento, por essas agências. Já sem o grau de investimento, os últimos rebaixamentos do Brasil, ocorreram em janeiro de 2018, pela Standars & Poors e em março de 2018, pela Fitch.

Na justificativa para a sua decisão, a agência Standard & Poor’s apontou como “uma das principais fraquezas do Brasil” o atraso na aprovação de medidas fiscais que reequilibrem as contas públicas. Dentre as medidas que estão atrasadas destaca-se a aprovação da reforma da Previdência.

Ao rebaixar o Brasil, a Fitch citou a situação fiscal e considerou a suspensão da tramitação da reforma da Previdência um retrocesso.

               Gabarito: A

Ranking PM SP: 6 mil inscritos!

Preencha seu Gabarito PM SP

Já preencheu o gabarito!? Então clique na imagem a seguir e confira a correção da prova e como foi seu desempenho:

Pessoal, para quem vai prestar o concurso da Polícia Civil de São Paulo, neste domingo, aproveito para convidar para assistirem a minha aula de véspera on line. Será hoje, às 19h00. Segue o link da aula:

https://www.youtube.com/watch?v=FlKO_Rk5vNw

 

Também convido para assistirem no dia de amanhã, às 19h00, a minha aula de Fatos Relevantes de Atualidades – Retrospectiva do Mês de Maio. Segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=W1M_1_rq7Yw

 

Sucesso no concurso!

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Daniel, entendo que um recurso neste sentido tem pouquíssimas possibilidades de prosperar. Independente da data, o fragmento da notícia se refere ao presidente dos EUA, Donald Trump, que ordenou a expulsão de 60 diplomatas russos do país. Prossegue dizendo que outros 14 países europeus, como França e Alemanha, também confirmaram que pedirão a saída de representantes diplomáticos russos de seus países. A questão pergunta sobre as medidas e não sobre a data. O fato de a data estar incorreta, não prejudicou a análise do fato e a solução da questão. Se essa incorreção prejudicasse a análise da questão, um recurso neste sentido, teria possibilidades de prosperar.
    Leandro Signori em 07/06/18 às 03:15
  • Na questão 42 o enunciado diz 26 de fevereiro, porém o fato ocorreu em 26 de MARÇO. Não caberia recurso?
    Daniel em 06/06/18 às 23:30