Artigo

Comentários às questões de Economia (parte de Finanças) do TCU

Olá pessoal,

Seguem os comentários das questões de Finanças (dentro do conteúdo programático de Economia) do concurso do TCU.

Questão 195
No modelo CAPM, o mercado em equilíbrio pressupõe simetria de informações entre os agentes, racionalidade econômica, expectativas heterogêneas quanto à distribuição conjunta dos retornos e custo de transação igual a zero.

Solução
Item 6.2 – Pressupostos do Modelo CAPM – da aula 9

Para matar a questão, o erro está na palavra heterogêneas. Transcrevemos o pressuposto 4 (P4) do modelo CAPM:
P4 – As expectativas dos agentes são homogêneas: eles calculam as mesmas probabilidades futuras para taxas de retorno dos mesmos ativos.

Só por isso, o item já está errado. Mas vamos analisar os outros pontos da afirmação.

–> simetria de informações entre os agentes
Correto: é o que diz o P2:
P2 – Os mercados são eficientes. Isso quer dizer que todas as informações referentes aos ativos são de domínio de todos os agentes do mercado e estão refletidas nos preços dos ativos.

–> racionalidade econômica
Correto: apesar de não constar explicitamente dos postulados do modelo, o CAPM (poderia arriscar falar que qualquer modelo econômico) pressupõe racionalidade dos agentes. Só para ilustrar, se o comportamento desses agentes fosse imprevisível, eles não calculariam as probabilidades dos retornos, bem como suas variâncias e covariâncias, da mesma forma, o que afrontaria o P2.

–>custo de transação igual a zero
É o que diz o P7
P7 – Não há impostos ou qualquer custo para negociar ativos.

GABARITO: ERRADO

Questão 196
Para determinar o custo do capital pelo método do WACC, é necessário conhecer a estrutura de capital da empresa, os custos de capital próprio e de terceiros e as alíquotas dos tributos sobre a renda.

Solução
A equação do WACC é CMPC = WACC = Wd*(1-t)rd + we*re

Para se calcular o custo do capital, é necessário os seguintes elementos:
–> Os valores wd e we das participações da dívida e do capital próprio no financiamento da empresa. Ou seja, sua estrutura de capital.
–> re e rd, os custos de capital próprio e de terceiros.
–> t, a alíquota de imposto marginal sobre a renda.

GABARITO: CERTO

Questão 197
Na ausência de imperfeições de mercado, o valor de uma empresa independe de sua estrutura de capital.

Solução
O valor de uma empresa pode ser calculado descontando os fluxos de caixa esperados por uma taxa de retorno que é função do risco do negócio. Nenhuma das variáveis em negrito depende da estrutura de capital da empresa.

GABARITO
: CERTO

Questão 198
De acordo com o método do fluxo de caixa descontado, o valor de uma empresa é determinado pelo valor presente dos fluxos de caixa projetados, descontados por uma taxa que reflita o risco associado ao negócio.

Solução
Perfeito. Usamos esse método para avaliar empresas considerando fluxos de caixa constantes e crescentes. E usamos exaustivamente para o cálculo de valor presente de projetos. Uma empresa pode ser considerada como um tipo de projeto.

GABARITO: CERTO

Questão 199
O fluxo de caixa livre não é afetado pela estrutura de financiamento da empresa e corresponde ao fluxo de caixa do acionista, em empresas não alavancadas.

Solução
O fluxo de caixa livre é o fluxo de caixa de todos aqueles que financiam a empresa, ou seja, acionistas e credores. Em uma empresa não alavancada, ou seja, sem dívidas/credores, o fluxo de caixa livre é igual ao fluxo de caixa do acionista.

GABARITO: CERTO

Abraços a todos!
André Cunha
[email protected]
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.