Artigo

Comentário sobre a prova atualidades PMPA.

Olá Pessoal. Um breve comentário sobre as provas de atualidades do concurso de soldado e oficial do estado do Pará.

Analisei a prova amarela. Na prova de soldado o edital foi muito bem explorado. As 8 questões foram simples, claras e objetivas, como esperava da FADESP. Os assuntos cobrados foram:

  • Água, explorando a questão dos aquíferos e a teoria dos rios voadores. Essa teoria estava em nosso material na aula dois e fomos o único curso a abordar esta teoria. O aluno do Estratégia soube diferenciar manancial e aquífero.
  • Populações indígenas.
  • A usina de Belo Monte e seus impactos socioespaciais.
  • A concentração de terras, conflitos e o MST.
  • A Pecuária e a modernização tecnológica.
  • Movimentos sociais e a influência da Igreja Católica. No curso e nas vídeo aulas, foram exploradas as características religiosas, pois não é só a irmã Dorothy: As quebradeiras de coco e o movimento seringalista surgiu na Igreja.
  • A expansão da fronteira agrícola e a importância da soja.
  • Recursos minerais.

Todos os temas foram minuciosamente trabalhados e nosso aluno certamente fez a prova com muita tranquilidade, pois o material acertou em cheio a abordagem da prova. Peço a todos os alunos que enviem seus comentários sobre o resultado do certame, pois isso nos alegra muito: Levá-lo ao sucesso. Gabaritemos, guerreiros do estratégia.

Também analisei a prova amarela de oficial. Este certame surpreendentemente me decepcionou em atualidades. O edital foi devidamente explorado mas sem a mesma qualidade que a banca fez a prova de soldado. Foram 5 questões sobre os seguintes temas:

  • Usina de Tucuruí e a reivindicação dos movimentos sociais que surgiram como MAB.
  • Conflitos e grilagem de terras.
  • Lei Kandir.
  • Impactos ambientais provocados por resíduos.
  • Transportes e infraestrutura no estado.

A prova foi simples. Todas foram devidamente tratadas no material escrito e vídeos, mas a questão sobre resíduos e grilagem foram as mais complicadas. A primeira explorou de forma limitada o tema, de grande abrangência e não selecionou o candidato com conhecimentos gerais sobre o assunto, e a segunda, belíssima questão, dificultou ao relacionar a grilagem e conflitos aos direitos humanos.

Recebi algumas dúvidas quanto a possibilidade de anulação, mas não há nenhuma questão passível de recurso em atualidades.

É isso aí pessoal.

Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso.

Professor Sérgio Henrique

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • desculpe. São trinta e seis pontos. 60% de 60 questões é 36%.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 19:56
  • Boa noite Sérgio; Obrigado pela atenção pela resposta, mas não encontrei no site e no edital sobre 30 pontos, consta no edital no 7.2.4 para ser aprovado na prova de conhecimentos, o candidato deverá obter no mínimo 60℅ do total de pontos, o que equivale a 36 questões corretas, sendo eliminados do concurso àqueles que não alcançarem o mínino indicado nesse subitem. Então Sérgio eram 60 questões, 60℅ é 36 pontos. Triste irmão :( Será que eles podem ainda retificar ou algo do tipo? Ou diminuir a nota de corte, para 50℅ da prova :( ? Estou na espectativa de pelo menos que algumas questões serem anuladas, sei que é difícil. Obrigado
    vanderson leite costa em 03/08/16 às 19:27
  • Agora só esperando, João. Fique de olho no site da Fadesp. boa sorte e foco no sucesso.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 18:46
  • Oi Vanderson. Olha este trecho do edital: “7.2.5. Para ser aprovado na Prova de Conhecimentos é indispensável que o candidato obtenha no mínimo 60% (sessenta por cento) do total de pontos, o que equivale a 30 (trinta) questões com respostas corretas, sendo eliminados do concurso aqueles que não alcançarem o mínimo indicado neste subitem.” Você está na risca. No mínimo trinta questões corretas é a nota mínima. Nota de corte é estabelecida de acordo com o desempenho médio dos candidatos. Se a maioria fizer 45 pontos não adianta fazer 40. Tem que tirar a nota mais alta possível diante da concorrência para se classificar com tranquilidade. A banca em breve divulgará e tudo que calcularmos será especulação. Você ainda faz parte da disputa, mas para continuar é depende agora do desempenho médio dos outros candidatos. Quem não fez trinta pontos está fora. Se o número de vagas não forem preenchidas, irão para outro certame. Desejo muita sorte para você. Sempre conte com o conosco para seus concursos. Lembre-se que estudamos não para passar mas até passar. O que mais gostamos nos Estratégia é que você seja aprovado e alcance seus objetivos. Grande abraço e foco no sucesso.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 18:32
  • Boa tarde Sérgio, observei sua atenção em responder todas as pessoas, parabéns pela seu site( seu trabalho também), minha pergunta é seguinte; olhei um usuário fez pergunta no site sobre que ele tinha feito 33 pontos( SD Praças) PM do Pára, você falou sobre à nota de corte, como funciona isso? Pois acertei 30 questões, queria que me explicasse, pq edital diz que deveria acertar 36 questões, tenho alguma chance sobre isso? Obrigado desde já, abraços
    vanderson leite costa em 03/08/16 às 16:49
  • Mananciais são fontes de água usadas para abastecimento humano/urbano. Aquíferos são um tipo de mananciais, então poderíamos compreender que há duas corretas. dá pra tentar.Mas não dá pra falar que é recurso certo pois o contexto geral limita a resposta aos aquiferos, principalmente devido ao uso do termo recarga. Teriam de desconsiderar o contexto. Talvez valha tentar. Boa sorte a você e a todos conte conosco. bons estudos e foco no sucesso.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 14:48
  • Sem a vegetação, a penetração da água que forma os lençóis __________ se reduz de 60% para 20%. Sabe-se que é o rio aéreo da Amazônia que abastece todo sul e sudeste brasileiros, dependendo da evapotranspiração da __________, entretanto, quem pretende ter água nessa região tem que respeitar também os parâmetros ecológicos locais para que ela esteja ao alcance. Logo, a compra de áreas de preservação na Amazônia em troca do desmatamento em nível local não soluciona o problema da recarga dos __________. É preciso preservar a Amazônia e a vegetação local. Os termos que completam respectivamente as lacunas do enunciado são (A) freáticos, floresta, aquíferos. (B) fluviais, caatinga, mananciais. (C) freáticos, floresta, mananciais. (D) fluviais, caatinga, aquíferos. ------ QUAL A JUSTIFICATIVA QUE PODEMOS USAR PARA ENTRAR COM RECURSO NESSA QUESTÃO ??? TEM ALGUMA POSSIBILIDADE...OBRIGADO ESTRATEGIA CONCURSOS, VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA.
    JHONATAN SANTANA DOS SANTOS em 03/08/16 às 14:38
  • Tem alguma possibilidade de a nota de corte ser menor que 36?
    Joao junio em 03/08/16 às 13:42
  • Oi João. Infelizmente não há nenhum problema com a questão. No nosso material foram apresentados todos os movimentos sociais amazônicos. Há alguns que possuem um modelo de ação que podem convergir para a violência, como é o caso da atuação do MST. Em geral a maioria das mortes ocorrem por conflitos com pistoleiros ou com a polícia em ações de desintegração de posse. Mas o universos dos movimentos é muito mais amplo e apesar de surgirem em meio a conflitos, são na maior parte pacíficos. A maior atuação social que há na amazônia são de movimentos missionários, o movimento seringalista de Chico Mendes surgiu numa CEB (comunidade eclesial de base), bem como o movimento das quebradeiras de coco de babaçu e o MAB - movimento barragista, que surgiu com a construção de Tucuruí. Todas as mobilizações sociais são fortemente influenciadas pela Igreja católica. Até mesmo o MST que surgiu em 83, em Cascavel no Paraná, também em uma CEB. O gabarito oficial está correto. Nossos alunos não tiveram problema nesta questão. Acompanhe sempre nossas dicas. grande abraço e foco no sucesso.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 12:26
  • Oi Bruno. Por enquanto é melhor aguardar o posicionamento oficial da banca sobre a nota de corte. Dá uma olhada no site da FADESP que logo vão liberar. abraço.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 12:13
  • com relação a questão de 23. Os movimentos sociais na Amazônia, de modo geral, têm como uma de suas características (A) modelos de ação que comumente convergem para a violência. (B) a inexistência de vínculos com a realidade ambiental da região. (C) a formação de lideranças com orientação ideológica maoísta. (D) formas de mobilização fortemente influenciadas pela igreja católica eles colocaram a letra "D" no gabarito e acho que e a "A"
    joao silva em 03/08/16 às 10:51
  • Oi. Lorena. Na minha analise não cabe recurso em nenhuma questão de ciências humanas. Postei um comentário sobre a questão que talvez tenha alguma possibilidade da banca rever, mas não acho provável. A dos mananciais ... O contexto determina a assertiva. Bons estudos e foco no Sucesso.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 10:42
  • Oi Luando. Em História também não há possibilidade de recurso. foi uma avaliação muito bem feita e exigente. Muitos temas clássicos como a Era Vargas e a primeira Guerra Mundial, abordagens muito atuais, como o papel da mulher na economia de guerra e da disputa pelo espaço mundial entre EUA e China. Em ciências humanas achei a avaliação melhor em conteúdo e exigência. Grande abraço e dê uma olhada em nossas aulas demonstrativas. Vai encontrar muita coisa legal para sua preparação por todas as carreiras que desejar. Siga as publicações de atualidades aqui no Blog do Estratégia. Sempre terão dicas importantíssimas. Vale à pena conferir. Também pode me seguir no Facebook: Sérgio Henrique. foco no sucesso.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 10:32
  • Eu acertei 33 questões tenho chance de se chamado??
    Bruno em 03/08/16 às 09:50
  • Bom dia! Gostaria de saber se não terá possibilidade de anulação de alguma questão da prova de praça.
    Lorena em 03/08/16 às 09:11
  • Oi Luando. Alguns alunos têm me perguntado sobre as anulações, e creio que até é possivel, mas não acho cabível. Refiro-me a questão que causou confusão entre mananciais e aquífero. Sem a vegetação, a penetração da água que forma os lençóis __________ se reduz de 60% para 20%. Sabe-se que é o rio aéreo da Amazônia que abastece todo sul e sudeste brasileiros, dependendo da evapotranspiração da __________, entretanto, quem pretende ter água nessa região tem que respeitar também os parâmetros ecológicos locais para que ela esteja ao alcance. Logo, a compra de áreas de preservação na Amazônia em troca do desmatamento em nível local não soluciona o problema da recarga dos __________. É preciso preservar a Amazônia e a vegetação local. Os termos que completam respectivamente as lacunas do enunciado são (A) freáticos, floresta, aquíferos. (B) fluviais, caatinga, mananciais. (C) freáticos, floresta, mananciais. (D) fluviais, caatinga, aquíferos. A alternativa correta de acordo com o gabarito oficial é letra A e muita gente marcou letra C. Qual o problema? Mananciais são fontes de água usadas para abastecimento humano/urbano. Aquíferos são um tipo de mananciais, mas todo o contexto da questão, refere-se aos lençóis freáticos e o único manancial que o termo geográfico é recarga, são os aquíferos. Aos rios o conceito é abastecimento, por exemplo, rios de abastecimento pluvial, abastecido pelas chuvas. São coisas parecidas, mas é possivel diferenciá-las, pois um conceito é mais preciso que o outro. Grande abraço. Sempre que tiver dúvidas sobre os certames, conte conosco. Seu melhor suporte para concursos. foco no sucesso.
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 08:43
  • Olá Jefferson. Parabéns pela motivação por buscar seus objetivos. Aqui no Estratégia você tem um suporte completo e aulas muito atualizadas. Siga as publicações de atualidades aqui no Blog do Estratégia. Sempre terão dicas importantíssimas. Vale à pena conferir. Também pode me seguir no Facebook: Sérgio Henrique. Um grande abraço e foco no sucesso. professor Sérgio Henrique
    Sérgio Henrique em 03/08/16 às 08:16