Artigo

Comentário de prova – TJDFT – Cargo 15 – Programação de sistemas – BD e SGBDs

Vamos abaixo tecer comentários sobre cada uma das questões da prova. Veremos cada uma das questões relacionadas a banco de dados e SGBDs. Vamos a elas:

Julgue os itens seguintes a respeito de banco de dados.

60 Se um esquema de relação tiver mais de uma chave, serão utilizadas técnicas de normalização para eliminar as chaves excedentes.

Comentário: As técnicas de normalização focam em eliminar redundância e possíveis anomalias de atualização. Uma relação pode ter várias chaves candidatas. Uma delas é escolhida para ser a chave primária da relação. Vejam que a alternativa não faz nenhum sentido, estando portanto incorreta.

61 Em uma tabela de um banco de dados relacional, se uma restrição de chave primária for definida como composta de mais de uma coluna, os seus valores poderão ser duplicados em uma coluna; no entanto, cada combinação de valores de todas as colunas na definição da restrição de chave primária deve ser exclusiva.

Comentário: Acima temos uma definição de chave primária composta. Por ser chave primária, a condição de unicidade entre as tupla deve existir. Contudo os atributos dentro da própria chave podem ter seus valores individuais repetidos.

62 A busca binária é uma forma de acesso rápido às informações em listas sequenciais não ordenadas. E

Comentário: Só é possível usar as técnicas de busca binária se o vetor ou lista estiverem ordenadas. A busca binária é um tipo de busca realizada em vetores ordenados, a qual se baseia no método de divisões sucessivas do vetor, até que o valor desejado seja encontrado.

Acerca de linguagens de definição e manipulação de dados, julgue os itens subsecutivos.

63 Apelido ou column alias não pode ser utilizado na cláusula WHERE. C

Comentário: Os alias utilizados na cláusula select são usados para renomear colunas e os alias utilizados na cláusula where são usados para renomear tabelas. Vejam portanto que os termos da questão estão corretos.

64 Em uma coluna definida como NUMBER (7,2), o valor 34567.2255 será armazenado como 34567.23 C

Comentário: Na definição de um atributo ou coluna do tipo NUMBER, definimos dentro do parenteses dois parâmetros: precisão e escala. A precisão define a quantidade dígitos totais do número e a escala define a quantidade de dígitos depois da vírgula ou ponto decimal. Desta forma, no exemplo acima acontecerá um arredondamento para que o número tenha apenas duas casas de decimais.

Julgue os próximos itens, relativos a SQL.

65 O comando SQL ilustrado a seguir atualiza os dados dos empregados do departamento (id_departamento) 50 que têm como função (id_funcao) VENDEDOR para o departamento 80 e gerente (id_gerente) 145.

UPDATE empregados SET id_departamento = 80, id_gerente = 145
WHERE id_departamento = 50 AND funcao = ‘VENDEDOR’;

Comentário: O comando acima apresenta a sintaxe correta para o uso do comando SQLupdate:

UPDATE table_name
SET column1=value1,column2=value2,…
WHERE some_column=some_value;

 

66 O comando SQL mostrado a seguir fará uma consulta na tabela empregados e retornará os campos primeiro_nome, sobrenome e salario de todos os empregados do departamento (id_departamento) 40, ordenados pelo campo sobrenome. SELECT primeiro_nome, sobrenome, salario
FROM empregados
WHERE id_departamento = 40 ORDER BY sobrenome

Comentário: O comando apresenta a sintaxe correta para o SELECT e para a utilização da cláusula ORDER BY, por default a ordenação será feita de forma ascendente.

questao tcdft cargo 15

Com base no diagrama de entidade e relacionamento (DER) apresentado, julgue os itens que se seguem a respeito de modelagem de dados e linguagem de definição dos dados.

67 O diagrama apresenta a forma denominada nomeação herdada dos atributos de pessoa para aluno e professor.

Comentário: Não existe o termo nomeação herdada. Os termos corretos são: herança, generalização e especialização. Engraçado é que se procurarmos no google por esse expressão o primeiro link que aparece é o da prova.

68 A seguir é apresentado o comando SQL correto para gerar o esquema físico do DER.
CREATE TABLE Pessoa (
Nome VARCHAR(50),
Sexo VARCHAR(1),
CPF VARCHAR(11),
Inheritance (aluno, pessoa) )
CREATE TABLE Aluno (
Curso VARCHAR(20),
CPF VARCHAR(11) PRIMARY KEY )
CREATE TABLE Professor (
Departamento VARCHAR(30),
CPF VARCHAR(11) PRIMARY KEY )

Comentário: Essa questão está incorreta. SQL não define dentro da linguagem básica (Padrão ANSI) uma sintaxe especifica para implementação de herança. O que acaba acontecendo é uma composição de tipos. Uma chave estrangeira de pessoa passa a fazer parte das tabelas Aluno e Professor.

Acerca do PostgreSQL e do MySQL, julgue os seguintes itens.

69 O comando SELECT FROM CAT é utilizado para que sejam apresentados todos os bancos de dados disponíveis no servidor MySQL.

Comentário: O comando que lista os bancos de dados disponíveis é:

SHOW {DATABASES | SCHEMAS}
    [LIKE 'pattern' | WHERE expr]

Veja mais informações aqui.

70 O comando PostgreSQL apresentado a seguir permite criar um banco de dados de nome prova no servidor servir na porta 5000.
createdb -p 5000 -s servir -C LATIN1 -b prova

Comentário: Interessante é o exemplo do site do postgres é bem similar ao exemplo acima:

$ createdb -p 5000 -h eden -E LATIN1 -e demo
CREATE DATABASE demo ENCODING 'LATIN1';

Ele cria o banco de dados demo usando o servidor eden, a porta 5000 e o encoding LATIN1. Vejam que já encontramos 3 erros no texto para definir o servidor usandos -h, para o encoding usamos -E e para o banco usamos -e. A única informação certa no comando da questão é a porta -p 5000. Vejam mais informações aqui.

Espero que tenham gostado dos comentário e que tenham esclarecido suas dúvidas.

Forte abraço,

Thiago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.