Executivo (Administrativa)

CNU: coordenador do MGI fala sobre logística do dia da prova!

Saíram informações importantíssimas acerca do Concurso Nacional Unificado (CNU). Em entrevista ao G1, o coordenador-geral Alexandre Retamal divulgou detalhes logísticos do dia de aplicação da prova.

O bate-papo ocorreu durante o podcast “Desenrola, Rio“, que foi divulgado nesta sexta-feira (19).

Conforme Alexandre, os candidatos terão acesso ao local de provas, bem como demais informações, no dia 25 de abril, através do Cartão de Confirmação, que poderá ser encontrado na página exclusiva do “ENEM dos concursos”, no site da Fundação Cesgranrio.

Além disso, o coordenador, responsável pela logística do CPNU, explicou que não será possível levar os cadernos de questões devido às possibilidades de fraude durante a aplicação.

Isso porque, segundo Alexandre, caso fosse permitido a saída com o caderno, as organizações criminosas poderiam utilizar estes documentos, junto à pontos eletrônicos, para passar respostas aos candidatos dentro das salas.

Por isso, o MGI decidiu adotar a recomendação da Polícia Federal e demais órgãos de segurança federal e estadual, como a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), impedindo a ação.

“Usando como base a experiência do ENEM, o MGI ampliou e aprimorou as orientações dos órgãos de segurança. Além disso, a Polícia Federal estará nos locais de aplicação… as organizações criminosas pegam esses cadernos de provas e passam por pontos eletrônicos, dando respostas para pessoas dentro da sala de aplicação, por isso foi acatado a recomendação da ABIN em não permitir a saída com o caderno”, relatou Retamal.

No entanto, mesmo não sendo possível sair com o caderno de questões, os candidatos terão acesso ao documento, às 20h do mesmo dia de aplicação, no site da Fundação Cesgranrio, através do login pelo Gov.br.

Inclusive, durante a conversa, o coordenador divulgou que, semelhante ao ENEM, os cadernos terão tipos diferentes, com mesmas questões, mas em ordens distintas. Não foi confirmado o número de provas.

CNU: coordenador do MGI fala sobre logística do dia da prova! | Reprodução: internet

Ainda, dúvidas pertinentes aos candidatos, como o ressarcimento da taxa de inscrição, caso desistência, e a logística em relação às mudanças climáticas, ou demais fatores, também foram respondidas pelo coordenador.

Em relação ao ressarcimento, o candidato terá de apresentar uma justificativa pela ausência na prova, comprovando o motivo real da falta.

Já sobre as mudanças climáticas ou demais fatores, Alexandre salientou que os órgãos responsáveis pelas previsões estarão enviando relatórios constantemente a partir da semana de divulgação do Cartão de Confirmação.

Também, o MGI entrou em contato com a Agência Reguladora, a Aneel, para reforçar os sistemas de energia dos locais de prova, para, assim, evitar qualquer apagão em todos os municípios.

Ademais, Rematal informou que cerca de 215 mil pessoas estão trabalhando no planejamento, na elaboração, distribuição, aplicação e, posteriormente, correção, das provas, o que equivale a 10% do número de inscritos (2,1 milhões).

Vale lembrar que as provas do CPNU serão aplicadas no dia 05 de maio em 228 cidades diferentes. Já foram até divulgados os horários e regras do dia:

  • Turno matutino
    • Abertura dos portões: 7h30
    • Fechamento dos portões: 8h30
    • Início de aplicação: 9h
    • Término de aplicação: 11h30
    • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12 horas e 30 minutos
    • Duração de provas: 2h30
  • Turno vespertino
    • Abertura dos portões: 13h
    • Fechamento dos portões: 14h
    • Início de aplicação: 14h30
    • Término de aplicação: 18h
    • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19 horas.
    • Duração de provas: 3h30

Quer saber todos os detalhes acerca do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de “ENEM dos concursos”, além das provas? Então, confira o nosso artigo destinado exclusivamente ao CPNU!

Mais informações sobre o CNU


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023, atuando com ênfase na cobertura da área fiscal. Também realiza a apuração e produção de notícias sobre concursos federais, órgãos participantes do CNU e das áreas de controle, gestão, engenharia, Exame CFC, comunicação social TI e área de concursos administrativos.

Posts recentes

CNU 2026: SAIU o resultado da Prova Discursiva

CNU: resultado das notas finais das provas objetivas serão disponibilizados através da imagem do cartão…

2 minutos atrás

Edital IFMG publicado! Até R$ 4,9 mil

O edital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) oferta 4 vagas imediatas para…

18 minutos atrás

Concurso PCMG Administrativo: último dia de inscrição. Participe

Inscrição para o concurso PCMG Administrativo 2026 pode ser realizada no site de Cebraspe Atenção,…

58 minutos atrás

Edital GHC publicado! Confira os detalhes

Está na praça o novo edital GHC (Grupo Hospitalar Conceição)! As oportunidades são para formação de cadastro…

2 horas atrás

Instituto Avalia é a banca dos concursos IPERN, Ceasa e Detran

Os concursos RN do IPERN, Ceasa e Detran têm a banca organizadora unificada! Os concursos…

2 horas atrás

Concurso TJ RS: comissão formada para novo edital de Analista

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) terá novo edital de…

7 horas atrás