Executivo (Administrativa)

CNU 2025: saiba como funcionará o procedimento para PcD!

Aprovados PcD do CNU 2025 terão de passar Procedimento de Caracterização da Deficiência

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) publicou, nesta terça-feira (17), o edital que convoca as 4.194 pessoas que concorrem às oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcD) e que foram aprovados na 1ª fase do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025.

A lista completa das pessoas convocadas está disponível no edital divulgado no site da banca FGV e foi disponibilizada pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap).

Segundo o documento, o procedimento acontecerá de forma online entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025. Já a data exata, o horário e o link individual para a consulta serão divulgados no dia 5 de dezembro, através do site da banca.

Durante a sessão, será obrigatória a apresentação visual de documento de identificação oficial. Segundo o MGI, é responsabilidade da pessoa acompanhar as atualizações.

E como será o procedimento para PcD no CNU 2025?

Conforme a pasta de inovação, o procedimento será realizado em formato de telemedicina. A consulta será conduzida por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por três especialistas, estes de áreas diferentes.

Haverá, pelo menos, um profissional formado em medicina. “O objetivo é verificar a veracidade das informações declaradas no momento da inscrição e confirmar o enquadramento legal da pessoa candidata como pessoa com deficiência”, mencionou o MGI.

Além disso, a avaliação observará a natureza da deficiência, as adequações possíveis no ambiente de trabalho e a compatibilidade com as atribuições do cargo.

O parecer poderá enquadrar o candidato em duas situações: deficiência caracterizada ou deficiência não caracterizada, caso em que ela permanece apenas na lista de ampla concorrência, desde que preenchidos os requisitos das fases anteriores.

Saiba as orientações para o procedimento!

Para aqueles que forem participar do procedimento, será necessário ter um equipamento com câmera e microfone funcionais; uma conexão estável com a internet; um ambiente silencioso; uma iluminação adequada; e o documento de identificação original para exibição visual.

Durante toda a sessão, a pasta reforça que a câmera deverá permanecer ligada. Já a presença de outras pessoas durante a telemedicina é proibida, apenas quando autorizada pela equipe para fins de acessibilidade.

A atividade, inclusive, será gravada. Segundo o MGI, a finalidade da gravação é exclusivamente para registro e análise recursal, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A recusa à gravação implica exclusão da lista de pessoas com deficiência no concurso.  

“Instabilidades de conexão, falhas no áudio ou vídeo e qualquer indisponibilidade técnica imputável à pessoa candidata que pode impedir a conclusão do procedimento será registrada como ausência”, ressalta o MGI. 

Hoje é o último dia para envio dos títulos!

Atenção, concurseiros! Aqueles que possuem alguma pós-graduação e pretendem enviar suas titulações para a FGV examiná-las durante a Avaliação de Títulos, a hora é agora.

Isso porque o Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 terá encerrado o prazo do envio dos títulos já nesta quarta-feira, dia 19 de novembro.

O procedimento deve ser feito diretamente no site da Fundação Getúlio Vargas. Serão aceitas diversas titulações, desde mestrados, doutorados e diversos outros documentos de especialização acadêmica ou profissional.

Não vai perder a chance de conquistar alguns pontinhos a mais para chegar à posse do ENEM dos concursos de 2025, não é? Então, tome cuidado com o prazo!

Lembrando que a Avaliação de Títulos será feita da seguinte forma:

  • A nota máxima que a pessoa candidata poderá obter na Avaliação de Títulos será de 2 pontos para Nível Intermediário e de 5 pontos para Nível Superior, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esses números.
  • Para cada cargo/especialidade ofertados, serão considerados e pontuados os títulos presentes nas disposições dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos, disponíveis nos Anexos dos Blocos Temáticos em que houver avaliação de títulos.

Para mais informações sobre o CNU 2025, além do procedimento para PcD, acesse abaixo!

Saiba mais: CNU


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023, atuando com ênfase na cobertura da área fiscal. Também realiza a apuração e produção de notícias sobre concursos federais, órgãos participantes do CNU e das áreas de controle, gestão, engenharia, Exame CFC, comunicação social TI e área de concursos administrativos.

Posts recentes

Concurso Polícia Penal SP 2025: últimos dias de inscrição

Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…

1 hora atrás

Concurso PM PB Oficial 2025: veja as principais datas!

Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…

2 horas atrás

7 questões sobre figuras de linguagem já caíram em concursos

Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…

2 horas atrás

Concurso Polícia Penal TO: novo edital segue previsto!

Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…

2 horas atrás

Concurso PC TO: autorizado! 452 vagas e até R$ 18,4 mil

Novo concurso PC TO é previsto no PLOA 2026; documento é apreciado na Assembleia Legislativa!…

2 horas atrás

Concursos TO: LDO 2026 prevê mais de 3 editais!

LDO de 2026 prevê novos concursos TO para Polícia Penal, Polícia Civil e órgãos do…

2 horas atrás