Aprovados PcD do CNU 2025 terão de passar Procedimento de Caracterização da Deficiência
O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) publicou, nesta terça-feira (17), o edital que convoca as 4.194 pessoas que concorrem às oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcD) e que foram aprovados na 1ª fase do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025.
A lista completa das pessoas convocadas está disponível no edital divulgado no site da banca FGV e foi disponibilizada pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap).
Segundo o documento, o procedimento acontecerá de forma online entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025. Já a data exata, o horário e o link individual para a consulta serão divulgados no dia 5 de dezembro, através do site da banca.
Durante a sessão, será obrigatória a apresentação visual de documento de identificação oficial. Segundo o MGI, é responsabilidade da pessoa acompanhar as atualizações.
Conforme a pasta de inovação, o procedimento será realizado em formato de telemedicina. A consulta será conduzida por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por três especialistas, estes de áreas diferentes.
Haverá, pelo menos, um profissional formado em medicina. “O objetivo é verificar a veracidade das informações declaradas no momento da inscrição e confirmar o enquadramento legal da pessoa candidata como pessoa com deficiência”, mencionou o MGI.
Além disso, a avaliação observará a natureza da deficiência, as adequações possíveis no ambiente de trabalho e a compatibilidade com as atribuições do cargo.
O parecer poderá enquadrar o candidato em duas situações: deficiência caracterizada ou deficiência não caracterizada, caso em que ela permanece apenas na lista de ampla concorrência, desde que preenchidos os requisitos das fases anteriores.
Para aqueles que forem participar do procedimento, será necessário ter um equipamento com câmera e microfone funcionais; uma conexão estável com a internet; um ambiente silencioso; uma iluminação adequada; e o documento de identificação original para exibição visual.
Durante toda a sessão, a pasta reforça que a câmera deverá permanecer ligada. Já a presença de outras pessoas durante a telemedicina é proibida, apenas quando autorizada pela equipe para fins de acessibilidade.
A atividade, inclusive, será gravada. Segundo o MGI, a finalidade da gravação é exclusivamente para registro e análise recursal, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A recusa à gravação implica exclusão da lista de pessoas com deficiência no concurso.
“Instabilidades de conexão, falhas no áudio ou vídeo e qualquer indisponibilidade técnica imputável à pessoa candidata que pode impedir a conclusão do procedimento será registrada como ausência”, ressalta o MGI.
Atenção, concurseiros! Aqueles que possuem alguma pós-graduação e pretendem enviar suas titulações para a FGV examiná-las durante a Avaliação de Títulos, a hora é agora.
Isso porque o Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 terá encerrado o prazo do envio dos títulos já nesta quarta-feira, dia 19 de novembro.
O procedimento deve ser feito diretamente no site da Fundação Getúlio Vargas. Serão aceitas diversas titulações, desde mestrados, doutorados e diversos outros documentos de especialização acadêmica ou profissional.
Não vai perder a chance de conquistar alguns pontinhos a mais para chegar à posse do ENEM dos concursos de 2025, não é? Então, tome cuidado com o prazo!
Lembrando que a Avaliação de Títulos será feita da seguinte forma:
Para mais informações sobre o CNU 2025, além do procedimento para PcD, acesse abaixo!
Saiba mais: CNU
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…
Novo concurso PC TO é previsto no PLOA 2026; documento é apreciado na Assembleia Legislativa!…
LDO de 2026 prevê novos concursos TO para Polícia Penal, Polícia Civil e órgãos do…