Edital do CNU 2025 é dividido em nove blocos temáticos, dois deles para nível médio
O edital CNU 2025 (2ª edição do Concurso Nacional Unificado), também conhecido como “ENEM dos Concursos”, está com inscrições oficialmente encerradas!
O certame contempla 3.652 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva, distribuídas entre 32 órgãos da Administração Pública Federal. São vagas de níveis médio e superior de formação:
E não para por aí: além de ingressar na carreira pública, os futuros servidores receberão salários iniciais de até R$ 16,4 mil, dependendo do cargo escolhido.
Os cargos disponíveis estão organizados em nove blocos temáticos, agrupados de acordo com áreas de atuação semelhantes.
Esse formato, que já foi utilizado na edição anterior do edital CNU, permite que o candidato dispute diferentes cargos dentro de um mesmo bloco, realizando apenas uma inscrição.
Agora, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas no dia 5 de outubro. Os aprovados nessa primeira etapa serão convocados para as provas discursivas, marcadas para o dia 7 de dezembro.
Posteriormente, haverá ainda avaliação de títulos e curso de formação, exigidos apenas para alguns cargos do edital CNU 2025.
O edital CNU 2025 oferece 3.652 vagas imediatas e em cadastro reserva, distribuídas em nove blocos temáticos. Com exceção dos blocos 8 e 9, todas as vagas exigem formação de nível superior.
O candidato pode concorrer a mais de um cargo, desde que faça parte de um mesmo bloco. Ou seja, não é possível concorrer a um cargo do bloco 1 e outro cargo do bloco 3, por exemplo.
A distribuição regional das vagas contempla todas as regiões do país, com 135 vagas destinadas à região Norte, 165 ao Nordeste, 814 ao Sudeste, 54 ao Sul e 4 ao Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal).
O Distrito Federal concentra 2.089 vagas, devido à presença majoritária dos órgãos da administração pública federal. Outras 391 vagas serão alocadas de forma flexível, conforme as necessidades da Administração Pública.
Áreas envolvidas: Saúde pública, assistência social, laboratórios.
Áreas envolvidas: Ensino, patrimônio, políticas culturais.
Áreas envolvidas: Ciência de dados, inovação, estatísticas.
Áreas envolvidas: Infraestrutura, mobilidade, obras públicas.
Áreas envolvidas: Gestão, orçamento, recursos humanos.
Áreas envolvidas: Indústria, comércio, desenvolvimento regional.
Áreas envolvidas: Segurança pública, justiça, direitos humanos.
Áreas envolvidas: Apoio administrativo em saúde.
Áreas envolvidas: Apoio técnico em áreas regulatórias.
A avaliação dos candidatos do edital CNU 2025 acontecerá através de algumas importantes etapas, conforme descrito abaixo:
Primeira Etapa: dividida em fases:
No CNU, está garantida a participação de pelo menos 50% de mulheres entre os classificados para a segunda fase do concurso (prova discursiva).
Se esse percentual não for atingido com base nas notas da prova objetiva, serão chamadas mais mulheres até que haja equilíbrio. Essa medida não retira a vaga de ninguém: todos os candidatos e candidatas que atingirem a nota mínima serão convocados normalmente.
O que muda é que, quando necessário, serão chamadas mais mulheres, além do número previsto inicialmente, para garantir a paridade de gênero nessa etapa.
Exemplo prático:
Suponha um cargo com 20 vagas, das quais 13 são para ampla concorrência. Pela regra do edital, serão chamados nove vezes esse número para a segunda fase, ou seja, 117 candidatos.
Se, desses 117, apenas 52 forem mulheres e 65 homens, serão chamadas mais 13 mulheres — totalizando 130 convocados (65 homens + 65 mulheres).
Dessa forma, 50% dos convocados são mulheres. Importante: essa regra não altera o resultado final, que continuará sendo definido pela soma da nota da objetiva, discursiva e de títulos (quando houver).
As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, enquanto as avaliações discursivas do edital CNU 2025 ocorrerão na data de 7 de dezembro. Confira logo abaixo os horários das provas:
Vale lembrar que as provas do Enem dos Concursos ocorrerão em 228 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país.
Para nível superior
Com duração de 5 horas, a prova objetiva será composta por 90 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas, sendo apenas uma a correta. As questões serão distribuídas entre conhecimentos gerais (30) e específicos (60)
Para nível intermediário
Com duração de 3h30, a prova objetiva será composta por 68 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas, sendo apenas um a correta. As questões serão distribuídas entre conhecimentos gerais (20) e específicos (48).
A prova discursiva do Concurso Nacional Unificado está prevista para o dia 7 de dezembro de 2025, essa etapa avaliará a capacidade de argumentação, clareza e domínio do conteúdo:
De caráter classificatório, essa etapa será exigida apenas para cargos e especialidades que a preveem em edital. Os títulos deverão ser enviados entre 13 e 19 de novembro de 2025.
Candidatas e candidatos autodeclarados para as cotas (PcD, pessoas negras, indígenas e quilombolas) serão convocados para o procedimento de confirmação entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 2025.
Também será realizada a verificação documental para fins de comprovação de elegibilidade às vagas reservadas.
De caráter eliminatório, será exigida exclusivamente para o cargo de Analista Técnico de Justiça e Defesa (bloco 7).
Aplicada apenas para cargos e especialidades específicas, essa fase será eliminatória e envolverá a apresentação e defesa de memorial, além de prova oral.
Para determinados cargos do edital CNU 2025, haverá um curso ou programa de formação específica, com caráter eliminatório e classificatório.
A participação nessa etapa estará condicionada à confirmação prévia de interesse por parte dos candidatos aprovados.
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) fornecerá aos órgãos ou instituições responsáveis por cada cargo/especialidade a lista de candidatos classificados para matrícula no curso ou programa de formação.
A seleção obedecerá ao número de vagas previsto para cada cargo/especialidade, com ordenação a partir da Nota Final Ponderada (NFP), respeitadas as modalidades de concorrência.
Para mais detalhes sobre o edital do CNU 2025, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção unificada:
SAIBA TUDO SOBRE O CNU
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Ver comentários
Não consta o Estado de Rondônia como local de prova, infelizmente.