Artigo

Como enfrentar a banca Cebraspe no concurso do INSS

Saiba as melhores estratégias para enfrentar o Cebraspe no INSS.

A banca Cebraspe é a organizadora do concurso do INSS
A banca Cebraspe é a organizadora do concurso do INSS

Fala estrategista, como vocês já devem saber, acaba de ser publicado um dos maiores concursos públicos do Brasil: o concurso para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que conta com 3.373 oportunidades, entre imediatas e possível cadastro reserva, para Técnico do Seguro Social, nível médio com remuneração que beira os R$5,9 mil.

É consenso que para ter sucesso em um concurso deve-se primeiro conhecer bem a banca examinadora que irá preparar a sua prova, a fim de alcançar um bom resultado. Por isso, é fundamental conhecer  a fundo não somente o estilo de cobrança da banca nas mais diversas disciplinas, como também ter uma certa afinidade com suas artimanhas e pegadinhas mais comuns.

E a banca de que estamos falando é uma velha conhecida na arte de fazer pegadinhas: o Cebraspe.  Neste artigo falaremos os principais pontos que você deve saber para enfrentar o Cebraspe na prova do INSS.

Abordagem “Certo ou Errado” ao enfrentar o Cebraspe no INSS

Para esse concurso do INSS, a prova objetiva constará de questões para serem julgadas “Certas” ou “Erradas”. Saiba que se há algo que mais amedronta os concurseiros é esse estilo de abordagem da banca. E não é à toa: são muitas dúvidas envolvidas, como, por exemplo, se devemos deixar questões em branco, quantas questões deixar em branco, quando marcar uma questão, etc.

A dica principal no clássico estilo certo/errado, em que uma questão errada anula um ponto, é ter ponderação na escolha e confiar em sua preparação.

 A primeira coisa que você deve considerar é que, se você tiver muito medo de errar e deixar muitas questões em branco, você vai deixar de ganhar pontos e diminuir suas chances. Por outro lado, se tomar muitos riscos e marcar até aquilo que não tem confiança alguma, maior a chance de você ter descontados pontos importantes- já que uma errada anula uma certa- e também ficar de fora.

1. Marcando as questões que você tem certeza e razoável segurança

Para você ter maior chance de sucesso ao enfrentar a banca Cebraspe no concurso do INSS, a recomendação geral é marcar o que tem certeza, marcar o que tem razoável segurança e não marcar o que não sabe. Não há muita novidade por aqui, afinal, por óbvio se você sabe a resposta, naturalmente vai marcar a correta e se não faz ideia, não vai marcar.

O que pode causar algum estranhamento é mesmo em relação ao 2º ponto. Muitas pessoas não se sentem confortáveis marcando algo que não têm absoluta certeza e temem ter um desconto na nota caso venham a errar a questão.

Porém, a ideia central desta orientação é que se você fez uma boa preparação, deu a devida importância necessária a cada disciplina de acordo com seu peso e dificuldade e realizou muitas questões da banca, é muito mais provável que sua intuição esteja correta para as questões em que tem razoável segurança. Esta é uma ótima maneira de reduzir o número de questões em branco ao fim de sua prova.

Um alerta adicional para uma situação que pode acontecer é o seguinte: caso tenha marcado uma questão equivocadamente e sabe por certo que terá descontado um ponto, isto é, você marcou, por exemplo, errado, quando a assertiva era correta, o ideal a fazer é assinalar ambas as respostas no gabarito ao enfrentar a banca Cebraspe no concurso do INSS

Assim, se você já vai perder essa questão de qualquer jeito, é preferível obviamente deixar de ganhar um ponto, que é o que acontece quando você assinala ambas, do que perder a questão e ainda ter descontado um ponto.

Técnica do Chute Direcionado ao enfrentar o Cebraspe no INSS

Uma técnica útil para resolver essas questões que você não faz a menor ideia da resposta é a técnica do chute direcionado ou 50/50. A lógica desta técnica se apoia no fato de que as bancas organizam as respostas da prova de modo equilibrado, ou seja, sempre haverá algo em torno de 50% de respostas “certas” e 50% de questões “erradas”.

Isto ocorre para não acontecer de, por exemplo, a imensa maioria das questões terem assertivas certas, alguém vir a chutar tudo “certo” e acabar se beneficiando, mesmo tendo chutado toda a prova. Com essa informação em mãos, você pode fazer um chute direcionado, a depender de quantas questões marcou como certo ou errado ao enfrentar a banca Cebraspe no concurso do INSS.

Vamos supor que tenha marcado 60 questões como “errado” e 40 questões como “certo” em uma prova de 120 questões – todas elas com certeza ou razoável segurança – você pode presumir que as 20 questões remanescentes provavelmente serão certas em sua maioria.

Assim, é muito mais confiável marcar “correto” em todas estas questões que você não sabe, do que chutar sem nenhum critério ou mesmo deixar em branco.

2. Conheça a Cebraspe em sua preparação para o INSS

Chegar no dia da prova sem conhecer bem sua banca examinadora é praticamente fazer a prova no escuro. Nesse sentido, você terá muito mais sucesso no concurso do INSS conhecendo de antemão as particularidades da banca e sabendo como enfrentar o estilo de cobrança do Cebraspe. Assim, você verá que, quanto mais você se familiariza com as características da banca, mais seguro e confiante se sente para encarar suas provas. Portanto, realize inúmeras baterias de questões para ir construindo o perfil da banca durante sua preparação.

Análise Estatística para enfrentar a banca Cebraspe no concurso do INSS

Sabemos que cada banca examinadora tem suas preferências no que diz respeito aos assuntos dentro de cada disciplina e com o Cebraspe não é diferente. Logo, o primeiro ponto é saber quais são os assuntos preferidos do Cebraspe e o que costuma ser mais cobrado por esta banca. Abaixo trazemos a análise estatística da banca Cebraspe para cada uma das principais matérias em ordem decrescente do que é mais cobrado e a respectiva aula do assunto em nossos Pacotes.

  • Disciplinas de Conhecimentos Básicos

Análise Estatística de Português, RL e Informática para enfrentar a banca Cebraspe no INSS

PortuguêsIncidência
AulaAssuntosTécnico
0Ortografia oficial. Acentuação gráfica.0,83%
1Substantivo, adjetivo, advérbios, pronomes, artigo, numeral, interjeição.5,00%
2Preposição e conjunção.4,17%
3Pronomes5,00%
4Verbos2,92%
5Correlação verbal e Vozes Verbais2,08%
6Sintaxe da oração: termos da oração6,25%
7Sintaxe do período.2,50%
8Emprego dos sinais de pontuação.9,17%
9Concordância Verbal e Nominal.4,58%
10Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase.3,33%
11Significação das palavras.3,33%
12Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual.33,33%
13Redação de correspondências oficiais17,50%

Rac. LógicoIncidência
AulaAssuntosTécnico
0Estruturas Lógicas32,43%
1Equivalências Lógicas5,41%
2Diagramas Lógicos13,51%
3Conectivos Lógicos13,51%
4Operação com Conjuntos21,62%
5Cálculos com Porcentagens13,51%

InformáticaIncidência
AulaAssuntosTécnico
01 Conceito de Internet (Parte 1)28,13%
11 Conceito de Internet (Parte 2)
21 Conceito de Intranet3,13%
3Navegadores11,46%
4Correio Eletrônico7,29%
5Calc1,04%
6Writer2,08%
7Impress0,00%
8Windows 717,71%
9Windows 10
106 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados. (Parte 1)10,42%
116 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados. (Parte 2)
122 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. (Hardware)16,67%
132 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. (Software)2,08%

Análise Estatística de Direito Constitucional e Administrativo para enfrentar a banca Cebraspe no INSS

Direito ConstitucionalIncidência
AulaAssuntosTécnico
0Teoria Geral dos Direitos Fundamentais.0,00%
1Direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade – Parte I.28,95%
2Direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade – Parte II.
3Direitos sociais.0,00%
4Nacionalidade.13,16%
5Cidadania e Direitos políticos.10,53%
6Administração pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988).47,37%

Direito AdministrativoIncidência
AulaAssuntosTécnico
0Princípios7,35%
1Estado, governo e administração pública0,00%
2Organização administrativa da União (parte 1)9,56%
3Organização administrativa da União (parte 2)
4Poderes administrativos8,82%
5Ato administrativo16,18%
6Serviços Públicos4,41%
7Controle e responsabilização da administração3,68%
8Responsabilidade civil do Estado.4,41%
9Agentes públicos8,82%
10Regime Jurídico Único (Lei no 8.112/1990 e suas alterações): provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição;11,03%
11Regime Jurídico Único (Lei no 8.112/1990 e suas alterações): direitos e vantagens7,35%
12Regime Jurídico Único (Lei no 8.112/1990 e suas alterações): regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa4,41%
13Lei no 9.784/19999,56%
14Lei no 8.429/1992 e suas alterações4,41%
  • Disciplinas de Conhecimentos Específicos para enfrentar a banca Cebraspe no INSS
Direito PrevidenciárioIncidência
AulaAssuntosTécnico
0Seguridade Social. Conceituação. Organização e princípios constitucionais.10,07%
1Regime Geral de Previdência Social. Segurados Obrigatórios. Segurado facultativo.16,78%
2Empresas e empregador doméstico: conceito previdenciário. Financiamento da Seguridade Social. Receitas da União. Receitas das contribuições sociais.16,78%
3Receitas das contribuições sociais do empregador doméstico. Receitas das contribuições sociais do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos e receitas de outras fontes.
4Salário-de-contribuição. Conceito. Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. Limites mínimo e máximo. Reajustamento.2,68%
5Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à Seguridade Social 1,34%
6Plano de Benefícios da Previdência Social: Dependentes. Prestações Previdenciárias: Disposições Gerais e Específicas. Lei Complementar nº 142/2013 . Período de Carência.8,72%
7Plano de Benefícios da Previdência Social: Salário de Benefício. Renda mensal inicial do benefício. Reajustamento do valor do benefício. Data de Início do Benefício. Data de Cessação do Benefício. Serviços Previdenciários. Serviço social. Reabilitação profissional.14,77%
8Regras de Transição – RGPS0,00%
9Acumulação de benefícios. Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado0,67%
Continuação da análise estatística de Direito Previdenciário para enfrentar o Cebraspe no INSS
10Origem e evolução legislativa da Seguridade Social no Brasil. Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.2,68%
11Decadência e Prescrição. Justificação. Recurso das decisões administrativas.1,34%
12Crimes contra a Seguridade Social1,34%
13Legislação Previdenciária. Conteúdo, fontes, autonomia. Aplicação das normas previdenciárias. Vigência, hierarquia, interpretação e integração.0,67%
14Lei Orgânica da Assistência Social 19,46%
15Regimes Próprios de Previdência Social (União, estados, Distrito Federal e municípios). Emenda Constitucional nº 103/2019.0,67%
16Regras de Transição – RPPS0,00%
17Certidão de Tempo de Contribuição. Contagem recíproca. Compensação previdenciária. Lei nº 9.796/1999 e suas alterações. Decreto nº 10.188/2019 e suas alterações.0,67%
18Benefícios decorrentes de legislações especiais1,34%
19Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022.0,00%

3. Tenha noção do grau de complexidade exigido pelo Cebraspe

Para chegar bem preparado e enfrentar a banca Cebraspe no INSS, é fundamental também ter uma boa noção do nível de dificuldade e complexidade que é geralmente cobrado pelo Cebraspe nos mais diversos assuntos. A razão disso é que não vale a pena dedicar muito tempo se aprofundando em um conteúdo, quando aquele tipo de complexidade não costuma ser cobrado em prova. A ideia aqui não é se propor a fazer uma preparação superficial, mas aplicar sua energia e tempo de acordo com a dificuldade trabalhada pela banca examinadora.

4. Lidando com o dilema da Regra geral x Exceções

Outro ponto que pode te oferecer dificuldade na prova do INSS é o dilema entre Regra Geral e Exceção. Isso acontece quando o examinador do Cebraspe traz uma afirmação aberta, não deixando claro se está a tratar da regra, de forma geral, ou se dá a entender que estaria desprezando ou desconsiderando possíveis exceções.

Se a assertiva transmitir a ideia que está tratando da regra geral, deve-se naturalmente marcar correto, contudo, se ela desconsiderou completamente exceções, deve-se marcar errado. E agora?

Essa é uma daqueles pontos para os quais não há uma regra definida. É preciso, novamente, fazer muitas questões da banca para ter essa ideia do que está sendo pedido pelo examinador em cada situação.

Porém, uma coisa é certa: quanto mais você se familiariza com o estilo da banca, mais você entende o que está sendo pedido de você. É justamente essa experiência que te dará a confiança necessária para marcar questões que envolvam este dilema.

Finalizando – INSS – Como enfrentar a banca Cebraspe

Então é isso, pessoal! Façam bom uso dessas dicas, estudem com empenho e planejamento e estou certa de que chegarão muito mais preparados e confiantes para enfrentar a Cebraspe e assim arrebentar no concurso do INSS.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda Harumi – Professora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.